Mitsubishi Eclipse Cross: por que SUV é boa opção ao Jeep Compass
Quando o assunto é SUV médio, há alguns anos o Jeep Compass é a referência da categoria, seja em volume de vendas, seja pela grande variedade de versões - incluindo aquelas com motor turbodiesel e tração 4x4.
Ultimamente, o Toyota Corolla Cross é outro utilitário esportivo a conquistar a preferência de muitos clientes.
Mas isso não quer dizer que não existem outras alternativas para você considerar na faixa de preço entre R$ 190 mil e R$ 250 mil.
O Mitsubishi Eclipse Cross é uma dessas opções que, mesmo sem grande volume de vendas, é capaz de surpreender.
Com visual arrojado e estilo de cupê, o modelo da fabricante japonesa se destaca em itens como dirigibilidade, espaço interno e itens tecnológicos.
Andamos uma semana na versão topo de linha, que tem até tração nas quatro rodas.
Confira a avaliação e comente se você teria um exemplar em sua garagem.
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWC
Preço
R$ 237.990Pontos Positivos
- Motor potente e condução ágil
- Amplo espaço interno
- Visual arrojado
- Bem equipado
Pontos Negativos
- Consumo poderia ser melhor
- Central multimídia traz tela pequena
Veredito
Bonito e bem equipado, o Mistubishi Eclipse Cross também agrada ao volante, combinando motor potente com dirigibilidade acima da média. Tem preços competitivos, considerando os rivais na categoria de SUVs médios. É uma alternativa ao líder Jeep Compass que vale a pena considerar.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Medindo 2,67 m de distância entre-eixos e 1,80 m de largura, o Eclipse Cross tem no espaço interno uma das suas virtudes.
A cabine é uma das mais espaçosas na categoria de SUVs médios, especialmente no banco traseiro - onde mesmo passageiros mais altos conseguem esticar as pernas sem muito aperto.
Como em outros modelos, o túnel central "rouba" um pouco do conforto com três ocupantes no assento de trás.
Para compensar, o encosto pode ser reclinado de 16º a 32º, possibilitando aumentar o espaço para passageiros ou para bagagens, dependendo da necessidade.
Por falar no porta-malas, a capacidade foi reduzida de 473 litros para 451 litros na linha 2023, consequência do novo desenho da tampa traseira.
A Mitsubishi afirma que, apesar da diminuição no volume, o aproveitamento do espaço para as malas teve incremento de 14% - de fato, o bagageiro é adequado na comparação com a concorrência.
Os bancos de couro trazem bom apoio lombar e os dianteiros têm ajustes elétricos na configuração testada.
Também vale destacar o ótimo acabamento interno, que traz revestimento macio ao toque nas portas dianteiras e também em todo o painel - outro destaque do utilitário esportivo.
Quanto aos itens de série, todas as quatro versões são muito bem equipadas. Na configuração de topo, a que avaliamos, a lista de equipamentos é extensa e inclui ar-condicionado de duas zonas, sensor de chave, partida por botão, bancos dianteiros com aquecimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e head-up display - tela transparente que exibe informações como velocidade na altura do para-brisa.
Diferentemente de alguns concorrentes, o Eclipse Cross dispensa o painel de instrumentos totalmente digital, embora tenha uma tela colorida de alta resolução entre o velocímetro e o conta-giros
Por sua vez, a central multimídia da JBL tem apenas sete polegadas, mas vem acompanhada de um sistema de som bacana e tem, como é de se esperar, conexão com celulares via Android Auto e Apple CarPlay - mas apenas utilizando cabo.
A versão mais completa também é equipada com teto solar duplo - o frontal tem abertura elétrica, enquanto o traseiro é fixo.
DESEMPENHO E CONSUMO
O Eclipse Cross agrada quem gosta de dirigir.
O motor 1.5 turbo a gasolina com 165 cv e 25,5 kgfm proporciona respostas ágeis ao pedal do acelerador e conversa bem com a transmissão CVT com oito marchas simuladas - cujas trocas podem ser feitas manualmente, por meio de aletas no volante.
O consumo poderia ser um pouco melhor: segundo o Inmetro, o SUV da Mitsubishi, na versão de topo, tem médias de 9,1 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada.
Por outro lado, o Eclipse Cross vai além de um motor esperto: com suspensão independente nos dois eixos, volante com pegada esportiva e direção responsiva, traz condução ágil e também confortável - mesmo com rodas de 18 polegadas.
Para apimentar a receita, o utilitário esportivo da marca japonesa ainda tem tração integral com gerenciamento eletrônico, permitindo usá-lo também em vias não pavimentadas com alguma desenvoltura.
DESIGN
Não dá para negar que o Eclipse Cross é um SUV que chama a atenção e foge do visual "quadradão" típico dos utilitários esportivos.
A dianteira se destaca, trazendo conjunto ótico de LEDs dividido em duas seções - os faróis e as lanternas ficam em um nicho mais abaixo, enquanto as luzes de condução diurna ficam na parte superior, mais rente ao capô.
O resultado é bastante chamativo, como era a traseira, que trazia vidro bipartido na tampa do porta-malas, um detalhe visual que gerava alguma polêmica.
Na linha 2023, lançada no Brasil em março passado, a Mitsubishi resolveu adotar um desenho mais convencional na parte de trás, com vidro inteiriço e lanternas redesenhadas.
Pessoalmente, prefiro a ousadia do modelo "antigo". Ainda bem a que fabricante manteve o estilo de cupê que ajuda a distinguir o Eclipse Cross, exibindo teto mais inclinado.
Por dentro, a pegada do SUV é mais comportada, com destaque para a profusão de botões físicos, o que me agrada, e para comandos com iluminação vermelha.
SEGURANÇA
O Eclipse Cross faz bonito nesse quesito e vem de série com vários recursos de segurança e assistência à condução.
Sai da fábrica com airbags frontais, laterais, de cortina e também de joelho - este é exclusivo do motorista.
Também traz os esperados controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa, mais câmera de ré, monitoramento de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem automática com detecção de pedestres.
Além desses itens, o veículo conta com alerta de saída involuntária de faixa, luz alta automática, alerta de tráfego cruzado traseiro e um sistema de prevenção à aceleração involuntária - que "ignora" pisadas fortes no acelerador com o carro parado ou a velocidades até 10 km/h.
MERCADO
Com pouco mais de 2.950 exemplares emplacados de janeiro a outubro no Brasil, o Eclipse Cross é um coadjuvante no mercado de SUVs, do qual foi apenas o 23º modelo mais vendido no período.
A título de comparação, o Jeep Compass ocupa a terceira posição do ranking, acumulando pouco mais de 51 mil vendas nos primeiros dez meses de 2022.
Isso não me impede de recomendar o Eclipse Cross como uma alternativa a ser considerada ao Compass, o utilitário esportivo médio mais vendido do Brasil.
O representante da Mitsubishi anda bem, é confortável e espaçoso, traz muitos equipamentos de tecnologia e segurança e tem preços compatíveis com os praticados pela concorrência;
Tem quatro versões, com preços sugeridos entre R$ 190.990 e R$ 237.990 - bem parecidos com aqueles do Compass.
Vale destacar que dá para levar o Eclipse Cross por R$ 226.990 com os mesmos itens de série da opção mais completa, perdendo apenas a tração nas quatro rodas.
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Motorização
Motor 1.5 turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
165 cv a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
25,5 kgfm a 1.800 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
11,4 s
Velocidade máxima (km/h)
195 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,1 km/l
Consumo estrada (km/l)
11,2 km/l
Câmbio
CVT com 8 marchas simuladas e opção de trocas manuais
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson
Suspensão Traseira
Independente do tipo Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
225/55 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.685
Comprimento (mm)
4.545
Entre-eixos (mm)
2.670
Largura (mm)
1.805
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.603 kg
Porta-malas (L)
451 litros
Tanque (L)
60 litros
10.000 km
R$ 1.222
20.000 km
R$ 1.222
30.000 km
R$ 1.222
40.000 km
R$ 1.477
50.000 km
R$ 1.222
60.000 km
R$ 1.222
Garantia
3 anos ou 100 mil km - o que vencer primeiro
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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