Topo

Mitsubishi Eclipse Cross: por que SUV é boa opção ao Jeep Compass

Divulgação
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/12/2022 04h00

Quando o assunto é SUV médio, há alguns anos o Jeep Compass é a referência da categoria, seja em volume de vendas, seja pela grande variedade de versões - incluindo aquelas com motor turbodiesel e tração 4x4.

Ultimamente, o Toyota Corolla Cross é outro utilitário esportivo a conquistar a preferência de muitos clientes.

Mas isso não quer dizer que não existem outras alternativas para você considerar na faixa de preço entre R$ 190 mil e R$ 250 mil.

O Mitsubishi Eclipse Cross é uma dessas opções que, mesmo sem grande volume de vendas, é capaz de surpreender.

Com visual arrojado e estilo de cupê, o modelo da fabricante japonesa se destaca em itens como dirigibilidade, espaço interno e itens tecnológicos.

Andamos uma semana na versão topo de linha, que tem até tração nas quatro rodas.

Confira a avaliação e comente se você teria um exemplar em sua garagem.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWC

Preço

R$ 237.990
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Motor potente e condução ágil
  • Amplo espaço interno
  • Visual arrojado
  • Bem equipado

Pontos Negativos

  • Consumo poderia ser melhor
  • Central multimídia traz tela pequena

Veredito

Bonito e bem equipado, o Mistubishi Eclipse Cross também agrada ao volante, combinando motor potente com dirigibilidade acima da média. Tem preços competitivos, considerando os rivais na categoria de SUVs médios. É uma alternativa ao líder Jeep Compass que vale a pena considerar.

ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS

Mitsubishi Eclipse Cross painel - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Medindo 2,67 m de distância entre-eixos e 1,80 m de largura, o Eclipse Cross tem no espaço interno uma das suas virtudes.

A cabine é uma das mais espaçosas na categoria de SUVs médios, especialmente no banco traseiro - onde mesmo passageiros mais altos conseguem esticar as pernas sem muito aperto.

Como em outros modelos, o túnel central "rouba" um pouco do conforto com três ocupantes no assento de trás.

Para compensar, o encosto pode ser reclinado de 16º a 32º, possibilitando aumentar o espaço para passageiros ou para bagagens, dependendo da necessidade.

Por falar no porta-malas, a capacidade foi reduzida de 473 litros para 451 litros na linha 2023, consequência do novo desenho da tampa traseira.

A Mitsubishi afirma que, apesar da diminuição no volume, o aproveitamento do espaço para as malas teve incremento de 14% - de fato, o bagageiro é adequado na comparação com a concorrência.

Os bancos de couro trazem bom apoio lombar e os dianteiros têm ajustes elétricos na configuração testada.

Também vale destacar o ótimo acabamento interno, que traz revestimento macio ao toque nas portas dianteiras e também em todo o painel - outro destaque do utilitário esportivo.

Quanto aos itens de série, todas as quatro versões são muito bem equipadas. Na configuração de topo, a que avaliamos, a lista de equipamentos é extensa e inclui ar-condicionado de duas zonas, sensor de chave, partida por botão, bancos dianteiros com aquecimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e head-up display - tela transparente que exibe informações como velocidade na altura do para-brisa.

Diferentemente de alguns concorrentes, o Eclipse Cross dispensa o painel de instrumentos totalmente digital, embora tenha uma tela colorida de alta resolução entre o velocímetro e o conta-giros

Por sua vez, a central multimídia da JBL tem apenas sete polegadas, mas vem acompanhada de um sistema de som bacana e tem, como é de se esperar, conexão com celulares via Android Auto e Apple CarPlay - mas apenas utilizando cabo.

A versão mais completa também é equipada com teto solar duplo - o frontal tem abertura elétrica, enquanto o traseiro é fixo.

DESEMPENHO E CONSUMO

Mitsubishi Eclipse Cross lateral chapada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Eclipse Cross agrada quem gosta de dirigir.

O motor 1.5 turbo a gasolina com 165 cv e 25,5 kgfm proporciona respostas ágeis ao pedal do acelerador e conversa bem com a transmissão CVT com oito marchas simuladas - cujas trocas podem ser feitas manualmente, por meio de aletas no volante.

O consumo poderia ser um pouco melhor: segundo o Inmetro, o SUV da Mitsubishi, na versão de topo, tem médias de 9,1 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada.

Por outro lado, o Eclipse Cross vai além de um motor esperto: com suspensão independente nos dois eixos, volante com pegada esportiva e direção responsiva, traz condução ágil e também confortável - mesmo com rodas de 18 polegadas.

Para apimentar a receita, o utilitário esportivo da marca japonesa ainda tem tração integral com gerenciamento eletrônico, permitindo usá-lo também em vias não pavimentadas com alguma desenvoltura.

DESIGN

Mitsubishi Eclipse Cross frente chapada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Não dá para negar que o Eclipse Cross é um SUV que chama a atenção e foge do visual "quadradão" típico dos utilitários esportivos.

A dianteira se destaca, trazendo conjunto ótico de LEDs dividido em duas seções - os faróis e as lanternas ficam em um nicho mais abaixo, enquanto as luzes de condução diurna ficam na parte superior, mais rente ao capô.

O resultado é bastante chamativo, como era a traseira, que trazia vidro bipartido na tampa do porta-malas, um detalhe visual que gerava alguma polêmica.

Na linha 2023, lançada no Brasil em março passado, a Mitsubishi resolveu adotar um desenho mais convencional na parte de trás, com vidro inteiriço e lanternas redesenhadas.

Pessoalmente, prefiro a ousadia do modelo "antigo". Ainda bem a que fabricante manteve o estilo de cupê que ajuda a distinguir o Eclipse Cross, exibindo teto mais inclinado.

Por dentro, a pegada do SUV é mais comportada, com destaque para a profusão de botões físicos, o que me agrada, e para comandos com iluminação vermelha.

SEGURANÇA

Mitsubishi Eclipse Cross dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Eclipse Cross faz bonito nesse quesito e vem de série com vários recursos de segurança e assistência à condução.

Sai da fábrica com airbags frontais, laterais, de cortina e também de joelho - este é exclusivo do motorista.

Também traz os esperados controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa, mais câmera de ré, monitoramento de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem automática com detecção de pedestres.

Além desses itens, o veículo conta com alerta de saída involuntária de faixa, luz alta automática, alerta de tráfego cruzado traseiro e um sistema de prevenção à aceleração involuntária - que "ignora" pisadas fortes no acelerador com o carro parado ou a velocidades até 10 km/h.

MERCADO

Mitsubishi Eclipse Cross 2022 traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com pouco mais de 2.950 exemplares emplacados de janeiro a outubro no Brasil, o Eclipse Cross é um coadjuvante no mercado de SUVs, do qual foi apenas o 23º modelo mais vendido no período.

A título de comparação, o Jeep Compass ocupa a terceira posição do ranking, acumulando pouco mais de 51 mil vendas nos primeiros dez meses de 2022.

Isso não me impede de recomendar o Eclipse Cross como uma alternativa a ser considerada ao Compass, o utilitário esportivo médio mais vendido do Brasil.

O representante da Mitsubishi anda bem, é confortável e espaçoso, traz muitos equipamentos de tecnologia e segurança e tem preços compatíveis com os praticados pela concorrência;

Tem quatro versões, com preços sugeridos entre R$ 190.990 e R$ 237.990 - bem parecidos com aqueles do Compass.

Vale destacar que dá para levar o Eclipse Cross por R$ 226.990 com os mesmos itens de série da opção mais completa, perdendo apenas a tração nas quatro rodas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • Motor 1.5 turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 165 cv a 5.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 kgfm a 1.800 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,4 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 195 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,1 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11,2 km/l

  • Câmbio

  • CVT com 8 marchas simuladas e opção de trocas manuais

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente do tipo McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente do tipo Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/55 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.685

  • Comprimento (mm)

  • 4.545

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.670

  • Largura (mm)

  • 1.805

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.603 kg

  • Porta-malas (L)

  • 451 litros

  • Tanque (L)

  • 60 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 1.222

  • 20.000 km

  • R$ 1.222

  • 30.000 km

  • R$ 1.222

  • 40.000 km

  • R$ 1.477

  • 50.000 km

  • R$ 1.222

  • 60.000 km

  • R$ 1.222

  • Garantia

  • 3 anos ou 100 mil km - o que vencer primeiro

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.