Mitsubishi Eclipse Cross: visual do SUV ainda é causa de discórdia nas ruas
José Antonio Leme
do UOL, em São Paulo (SP)
30/08/2021 04h00
Lançado em 2018 no Brasil, o Mitsubishi Eclipse Cross criou algumas polêmicas desde o início. A primeira por se "apossar" do nome Eclipse, referência de esportivo japonês no início dos anos 1990. Em segundo pelo seu design muito diferente e que acaba por criar polêmica e dividir opiniões.
A realidade é que se o nome já não afeta tanto mais os fãs da marca e dos esportivos que ela já produziu, o visual do carro continua a ser motivo de disputa.
O SUV médio da Mitsubishi passou a ser produzido no Brasil em dezembro de 2019. A versão de topo, HPE-S S-AWC, custa R$ 207.990, e também sai da fábrica de Catalão (GO), como as demais versões.
Disputando em um mercado cada vez mais concorrido e crescendo em termos de rivais no segmento de médios, que é a bola da vez, será que o Eclipse Cross tem qualidades para ter seu espaço?
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWC
3,0
3,0
4,0
4,0
3,0
2,0
5,0
Pontos Positivos
- Dinâmica
- Motor
- Equipamentos
Pontos Negativos
- Câmbio
- Acabamento
Veredito
O Eclipse Cross chegou em 2018 com tecnologias que vários modelos da categoria só estão oferecendo agora, mas como todo carro ele tem seus pênaltis e defeitos. O modelo merecia um interior mais envolvente e moderno, apesar de ser confortável. O bom motor 1.5 turbo casaria melhor com um automático convencional e com a tecnologia flexível.
Versões disponíveis
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
O design é, de longe, a parte mais polêmica do Eclipse Cross. O modelo tem linhas com o DNA da Mitsubishi, mas a aposta de um conceito de SUV-Cupê, mas com linhas retilíneas e não mais curvadas, realmente causa espanto.
Por mais que seja polêmico, me agrada. O modelo tem um aspecto, dentro do que permitem as linhas gerais que conduzem os demais carros da marca japonesa, um visual esportivo e com personalidade.
A janela bipartida na tampa do porta-malas é diferente e depois que você se acostuma é até interessante em praticidade em algumas manobras para quem prefere não usar a câmera traseira. Na dianteira, a frente ainda está atual e moderna.
Por dentro, o acabamento é bom, mas vale uma pontuação negativa por ter, por exemplo, acabamento luminoso na cor laranja, algo bem datado como até o começo dos anos 2000, importante dizer.
No mais, o espaço é bom para quatro adultos, mas o teto rebaixado deixa menos espaço para a cabeça de quem vai atrás se a pessoa tem mais de 1,80 metro. O túnel central não é tão elevado, mas mesmo assim incomoda quem vai sentado no meio.
CONSUMO E DESEMPENHO
Equipado com o motor 1.5 turbo a gasolina que rende 165 cv e 25,5 mkgf ele está na média de outros concorrentes do segmento de SUV médios da categoria, como Taos e Compass. A transmissão é automática CVT que simula oito marchas e a tração integral.
Com esse conjunto, o Eclipse Cross tem consumo divulgado e disponível no Conpet (Etiquetagem veicular do Inmetro) de 10,2 km/l na cidade e 11,1 km/l, praticamente 1 km/l de diferença, o que é pouco se considerar que todo o conjunto usa tudo que deveria melhorar o consumo: câmbio CVT e motor turbo.
Mas o desempenho não é ruim, o motor 1.5 turbo tem bons números, mas não rende tudo que podia devido ao CVT, câmbio que, em qualquer carro, privilegia o consumo em detrimento de melhor rendimento.
Ainda assim, usando as aletas atrás do volante ou a troca de marchas manuais pelo câmbio, permite extrair um pouco mais do conjunto mecânico do Eclipse Cross.
O sistema de tração integral funciona por demanda e tem, além do modo automático, dois modos "Snow" e "Gravel", que servem para terrenos escorregadios ou terrenos irregulares com risco de atolamento, respectivamente.
A dirigibilidade é boa. O carro é bem estável, mas ainda tem um maior apreço pelo conforto, tanto na suspensão, quando na calibragem da direção, uma proposta bem para um SUV.
EQUIPAMENTOS
O Eclipse Cross é bem equipado na versão de topo. Tem chave presencial com partida por botão, mas incomoda que a porta só abre se apertar o botão na porta, não simplesmente por aproximação.
Há ainda ar-condicionado com duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico e com aquecimento para os dianteiros, ajuste de altura e distância do volante multifuncional, head-up display, que permite ver a velocidade em um pequeno projetor sobre o painel de instrumentos.
O pacote traz ainda revestimento de couro dos bancos, teto solar duplo, LEDs de condução diurna, freio de estacionamento eletrônico, leitor de pressão dos pneus e isofix, sistema mais seguro de fixação de cadeirinhas de bebê.
Por fim, conta com câmera de ré, sensores de chuva, luminosidade e de estacionamento traseiro e dianteiro, faróis altos automáticos e a central multimídia com tela sensível ao toque de 7".
Aqui, o problema, ao menos na unidade avaliada é que a interface da central não foi traduzida para o português, estava em espanhol, e para os padrões atuais tem uma tela pequena, mas permite integração a Android Auto e Apple CarPlay e usa um pad no console central para fazer os comandos se não quiser usar a tela, além de botões de atalho.
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
Em termos de segurança o Eclipse Cross ainda tem um conjunto bem atrativo. São sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, leitor de tráfego traseiro cruzado e alertas de ponto cego.
A eletrônica faz boa parte com o piloto automático adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e alerta de colisão frontal, além do leitor de faixa de rodagem, que dá um aviso sonoro caso o motorista saia da faixa de rolagem, mas não faz a correção como alguns veículos.
Há também o sistema de prevenção de aceleração involuntária. Ele usa os sensores de estacionamento e previne pequenas colisões a até 4 metros de distância se notar aceleração com o carro parado ou de até 10 km/h.
A manutenção do Eclipse Cross, nas seis primeiras revisões, sai por um total de R$ 6.726. Todas têm o mesmo preço de R$ 1.086, exceto a quarta revisão que sai por R$ 1.296. A diferença é pela troca do fluido de freio, que não está presente nas outras.
MERCADO
O Eclipse Cross ganhou mais capilaridade de mercado quando foi nacionalizado em 2019 e passou a contar com versões mais básicas, além da opção de topo aqui avaliada.
Mas o modelo raramente é lembrado na hora do cliente escolher uma compra de SUV médio, apesar de preços e equipamentos serem parecidos com outros modelos à venda.
O que pesa contra é a rede menor e o fato que o modelo já foi atualizado lá fora, tanto em termos de visual quanto de equipamentos que estão melhores, como uma central multimídia maior.
Inclusive, o novo visual deve aplacar algumas das críticas ao estilo, especialmente na parte traseira do SUV, que ficou mais sóbrio do que o atual, enquanto a frente pouco mudou.
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Motorização
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1.5, 4 cil., 16V, turbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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165 a 5.500
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Torque (kgf.m)
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25,5 a 1.800 - 4.500
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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11,4
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Velocidade máxima (km/h)
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195
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Consumo cidade (km/l)
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10,1
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Consumo estrada (km/l)
-
11,1
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Câmbio
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Automático, CVT, 8 marchas
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Tração
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Integral
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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225/55 R18
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Rodas
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18? X 7?
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Altura (mm)
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1685
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Comprimento (mm)
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4405
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Entre-eixos (mm)
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2670
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Largura (mm)
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1805
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
-
1603
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Porta-malas (L)
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473 litros
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Tanque (L)
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60
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10.000 km
-
R$ 1.086
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20.000 km
-
R$ 1.086
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30.000 km
-
R$ 1.086
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40.000 km
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R$ 1.296
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50.000 km
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R$ 1.086
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60.000 km
-
R$ 1.086
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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Sistema de estacionamento autônomo
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