Mitsubishi Eclipse Cross: visual do SUV ainda é causa de discórdia nas ruas
Lançado em 2018 no Brasil, o Mitsubishi Eclipse Cross criou algumas polêmicas desde o início. A primeira por se "apossar" do nome Eclipse, referência de esportivo japonês no início dos anos 1990. Em segundo pelo seu design muito diferente e que acaba por criar polêmica e dividir opiniões.
A realidade é que se o nome já não afeta tanto mais os fãs da marca e dos esportivos que ela já produziu, o visual do carro continua a ser motivo de disputa.
O SUV médio da Mitsubishi passou a ser produzido no Brasil em dezembro de 2019. A versão de topo, HPE-S S-AWC, custa R$ 207.990, e também sai da fábrica de Catalão (GO), como as demais versões.
Disputando em um mercado cada vez mais concorrido e crescendo em termos de rivais no segmento de médios, que é a bola da vez, será que o Eclipse Cross tem qualidades para ter seu espaço?
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWC
Pontos Positivos
- Dinâmica
- Motor
- Equipamentos
Pontos Negativos
- Câmbio
- Acabamento
Veredito
O Eclipse Cross chegou em 2018 com tecnologias que vários modelos da categoria só estão oferecendo agora, mas como todo carro ele tem seus pênaltis e defeitos. O modelo merecia um interior mais envolvente e moderno, apesar de ser confortável. O bom motor 1.5 turbo casaria melhor com um automático convencional e com a tecnologia flexível.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
O design é, de longe, a parte mais polêmica do Eclipse Cross. O modelo tem linhas com o DNA da Mitsubishi, mas a aposta de um conceito de SUV-Cupê, mas com linhas retilíneas e não mais curvadas, realmente causa espanto.
Por mais que seja polêmico, me agrada. O modelo tem um aspecto, dentro do que permitem as linhas gerais que conduzem os demais carros da marca japonesa, um visual esportivo e com personalidade.
A janela bipartida na tampa do porta-malas é diferente e depois que você se acostuma é até interessante em praticidade em algumas manobras para quem prefere não usar a câmera traseira. Na dianteira, a frente ainda está atual e moderna.
Por dentro, o acabamento é bom, mas vale uma pontuação negativa por ter, por exemplo, acabamento luminoso na cor laranja, algo bem datado como até o começo dos anos 2000, importante dizer.
No mais, o espaço é bom para quatro adultos, mas o teto rebaixado deixa menos espaço para a cabeça de quem vai atrás se a pessoa tem mais de 1,80 metro. O túnel central não é tão elevado, mas mesmo assim incomoda quem vai sentado no meio.
CONSUMO E DESEMPENHO
Equipado com o motor 1.5 turbo a gasolina que rende 165 cv e 25,5 mkgf ele está na média de outros concorrentes do segmento de SUV médios da categoria, como Taos e Compass. A transmissão é automática CVT que simula oito marchas e a tração integral.
Com esse conjunto, o Eclipse Cross tem consumo divulgado e disponível no Conpet (Etiquetagem veicular do Inmetro) de 10,2 km/l na cidade e 11,1 km/l, praticamente 1 km/l de diferença, o que é pouco se considerar que todo o conjunto usa tudo que deveria melhorar o consumo: câmbio CVT e motor turbo.
Mas o desempenho não é ruim, o motor 1.5 turbo tem bons números, mas não rende tudo que podia devido ao CVT, câmbio que, em qualquer carro, privilegia o consumo em detrimento de melhor rendimento.
Ainda assim, usando as aletas atrás do volante ou a troca de marchas manuais pelo câmbio, permite extrair um pouco mais do conjunto mecânico do Eclipse Cross.
O sistema de tração integral funciona por demanda e tem, além do modo automático, dois modos "Snow" e "Gravel", que servem para terrenos escorregadios ou terrenos irregulares com risco de atolamento, respectivamente.
A dirigibilidade é boa. O carro é bem estável, mas ainda tem um maior apreço pelo conforto, tanto na suspensão, quando na calibragem da direção, uma proposta bem para um SUV.
EQUIPAMENTOS
O Eclipse Cross é bem equipado na versão de topo. Tem chave presencial com partida por botão, mas incomoda que a porta só abre se apertar o botão na porta, não simplesmente por aproximação.
Há ainda ar-condicionado com duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico e com aquecimento para os dianteiros, ajuste de altura e distância do volante multifuncional, head-up display, que permite ver a velocidade em um pequeno projetor sobre o painel de instrumentos.
O pacote traz ainda revestimento de couro dos bancos, teto solar duplo, LEDs de condução diurna, freio de estacionamento eletrônico, leitor de pressão dos pneus e isofix, sistema mais seguro de fixação de cadeirinhas de bebê.
Por fim, conta com câmera de ré, sensores de chuva, luminosidade e de estacionamento traseiro e dianteiro, faróis altos automáticos e a central multimídia com tela sensível ao toque de 7".
Aqui, o problema, ao menos na unidade avaliada é que a interface da central não foi traduzida para o português, estava em espanhol, e para os padrões atuais tem uma tela pequena, mas permite integração a Android Auto e Apple CarPlay e usa um pad no console central para fazer os comandos se não quiser usar a tela, além de botões de atalho.
MANUTENÇÃO E SEGURANÇA
Em termos de segurança o Eclipse Cross ainda tem um conjunto bem atrativo. São sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, leitor de tráfego traseiro cruzado e alertas de ponto cego.
A eletrônica faz boa parte com o piloto automático adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e alerta de colisão frontal, além do leitor de faixa de rodagem, que dá um aviso sonoro caso o motorista saia da faixa de rolagem, mas não faz a correção como alguns veículos.
Há também o sistema de prevenção de aceleração involuntária. Ele usa os sensores de estacionamento e previne pequenas colisões a até 4 metros de distância se notar aceleração com o carro parado ou de até 10 km/h.
A manutenção do Eclipse Cross, nas seis primeiras revisões, sai por um total de R$ 6.726. Todas têm o mesmo preço de R$ 1.086, exceto a quarta revisão que sai por R$ 1.296. A diferença é pela troca do fluido de freio, que não está presente nas outras.
MERCADO
O Eclipse Cross ganhou mais capilaridade de mercado quando foi nacionalizado em 2019 e passou a contar com versões mais básicas, além da opção de topo aqui avaliada.
Mas o modelo raramente é lembrado na hora do cliente escolher uma compra de SUV médio, apesar de preços e equipamentos serem parecidos com outros modelos à venda.
O que pesa contra é a rede menor e o fato que o modelo já foi atualizado lá fora, tanto em termos de visual quanto de equipamentos que estão melhores, como uma central multimídia maior.
Inclusive, o novo visual deve aplacar algumas das críticas ao estilo, especialmente na parte traseira do SUV, que ficou mais sóbrio do que o atual, enquanto a frente pouco mudou.
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Motorização
1.5, 4 cil., 16V, turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
165 a 5.500
Torque (kgf.m)
25,5 a 1.800 - 4.500
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
11,4
Velocidade máxima (km/h)
195
Consumo cidade (km/l)
10,1
Consumo estrada (km/l)
11,1
Câmbio
Automático, CVT, 8 marchas
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
225/55 R18
Rodas
18? X 7?
Altura (mm)
1685
Comprimento (mm)
4405
Entre-eixos (mm)
2670
Largura (mm)
1805
Ocupantes
5
Peso (kg)
1603
Porta-malas (L)
473 litros
Tanque (L)
60
10.000 km
R$ 1.086
20.000 km
R$ 1.086
30.000 km
R$ 1.086
40.000 km
R$ 1.296
50.000 km
R$ 1.086
60.000 km
R$ 1.086
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
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