Mitsubishi Eclipse Cross vira boa opção de SUV médio com preço de Compass
Vitor Matsubara
Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)
06/11/2023 04h00
Faz alguns anos que o Eclipse Cross já se integrou à paisagem urbana, especialmente após a reestilização apresentada em 2022. Na época, a ousada traseira ganhou linhas mais convencionais, mas que agradaram à maioria dos críticos.
Só que uma recente redução nos preços de toda a linha fez o SUV voltar aos holofotes. Partindo de R$ 169.990 na versão de entrada GLS, o modelo chega aos R$ 214.990 na configuração topo de gama HPE-S S-AWC.
Foi ela que UOL Carros avaliou por uma semana para descobrir se vale a pena considerar o Eclipse Cross na hora de comprar um SUV médio.
Desvendando o Mitsubishi Eclipse Cross
Design: Principal mudança aconteceu na tampa do porta-malas, que perdeu a vigia dividida em duas partes. Como ela delineava o formato das lanternas, as peças também foram trocadas. Na frente, os faróis foram atualizados e o conjunto óptico foi separado em duas partes. Enquanto as luzes de iluminação diurna ficaram na parte superior, os refletores de LED estão logo abaixo. O porta-malas de 473 litros é raso, mas o assoalho parcialmente plano ajuda na hora de acomodar a bagagem.
Vida a bordo: Desenho do console central denuncia a idade de um projeto lançado no Brasil em 2018. Painel de instrumentos tem um visual bastante conservador, com mostradores analógicos e uma pequena tela de LCD entre eles. Espaço para as pernas é bastante generoso e, apesar de sentar em posição um pouco alta, quem viaja ali não tem problemas com a altura do teto. Faz falta uma saída de ar-condicionado para o banco de trás e entradas USB: há apenas uma tomada de 12 volts.
Desempenho: Apesar de ser equipado com um câmbio do tipo CVT simulando oito marchas, não repete a morosidade característica de alguns modelos com esta transmissão. Embora tenha desenvoltura na cidade, é na estrada que o Eclipse Cross impressiona pelo desempenho. Sobra agilidade nas retomadas de velocidade e a condução é bastante agradável e silenciosa.
O sistema de tração integral S-AWD distribui a tração de acordo com o tipo de piso e o comportamento do veículo. Além do modo Auto, o SUV possui outros dois modos: Snow, destinado para pisos com baixa aderência (como a neve, que, por motivos óbvios, não é apropriado para cá) e o Gravel, indicado para terrenos com cascalho e pedregulhos.
Consumo: médias são de 10,9 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada. Durante nossa avaliação, porém, não conseguimos igualar esses números.
Itens de série: há 6 airbags, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento elétrico, piloto automático com limitador de velocidade e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Possui assistente de permanência em faixa de rolamento, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego traseiro, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWD
4,0
5,0
4,0
4,0
4,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Preço
- Desempenho
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Acabamento
Veredito
O Eclipse Cross já não é novidade nas ruas, mas a agressiva política de preços adotada pela Mitsubishi faz com que ele se torne uma opção a ser considerada. Com um eficiente motor 1.5 turbo e um bom pacote de equipamentos, o SUV médio pode até agradar quem busca um carro fora do convencional.
-
Motorização
-
1.5, 4 cil., turbo
-
Combustível
-
Gasolina
-
Potência (cv)
-
165 cv
-
Torque (kgf.m)
-
25,5 kgfm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
11,1 s
-
Velocidade máxima (km/h)
-
195 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
10,9 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
11,9 km/l
-
Câmbio
-
CVT
-
Tração
-
Integral
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente, McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Independente, multilink
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
Discos sólidos
-
Pneus
-
225/55 R18
-
Rodas
-
18 polegadas
-
Altura (mm)
-
1685 mm
-
Comprimento (mm)
-
4545 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
2670 mm
-
Largura (mm)
-
1805 mm
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1536 kg
-
Porta-malas (L)
-
473 l
-
Tanque (L)
-
63 l
-
10.000 km
-
R$ 1.212,00
-
20.000 km
-
R$ 1.212,00
-
30.000 km
-
R$ 1.212,00
-
40.000 km
-
R$ 2.240,00
-
50.000 km
-
R$ 1.212,00
-
60.000 km
-
R$ 1.212,00
-
Seguro
-
n/d
-
Garantia
-
5 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Alerta de colisão
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-
-
Faróis com regulagem de altura
-
-
Bloqueio do diferencial
-