Topo

Mitsubishi Eclipse Cross vira boa opção de SUV médio com preço de Compass

Eclipse Cross teve redução nos preços em todas as versões Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

06/11/2023 04h00

Faz alguns anos que o Eclipse Cross já se integrou à paisagem urbana, especialmente após a reestilização apresentada em 2022. Na época, a ousada traseira ganhou linhas mais convencionais, mas que agradaram à maioria dos críticos.

Só que uma recente redução nos preços de toda a linha fez o SUV voltar aos holofotes. Partindo de R$ 169.990 na versão de entrada GLS, o modelo chega aos R$ 214.990 na configuração topo de gama HPE-S S-AWC.

Foi ela que UOL Carros avaliou por uma semana para descobrir se vale a pena considerar o Eclipse Cross na hora de comprar um SUV médio.

Desvendando o Mitsubishi Eclipse Cross

Design: Principal mudança aconteceu na tampa do porta-malas, que perdeu a vigia dividida em duas partes. Como ela delineava o formato das lanternas, as peças também foram trocadas. Na frente, os faróis foram atualizados e o conjunto óptico foi separado em duas partes. Enquanto as luzes de iluminação diurna ficaram na parte superior, os refletores de LED estão logo abaixo. O porta-malas de 473 litros é raso, mas o assoalho parcialmente plano ajuda na hora de acomodar a bagagem.

Vida a bordo: Desenho do console central denuncia a idade de um projeto lançado no Brasil em 2018. Painel de instrumentos tem um visual bastante conservador, com mostradores analógicos e uma pequena tela de LCD entre eles. Espaço para as pernas é bastante generoso e, apesar de sentar em posição um pouco alta, quem viaja ali não tem problemas com a altura do teto. Faz falta uma saída de ar-condicionado para o banco de trás e entradas USB: há apenas uma tomada de 12 volts.

Desempenho: Apesar de ser equipado com um câmbio do tipo CVT simulando oito marchas, não repete a morosidade característica de alguns modelos com esta transmissão. Embora tenha desenvoltura na cidade, é na estrada que o Eclipse Cross impressiona pelo desempenho. Sobra agilidade nas retomadas de velocidade e a condução é bastante agradável e silenciosa.

O sistema de tração integral S-AWD distribui a tração de acordo com o tipo de piso e o comportamento do veículo. Além do modo Auto, o SUV possui outros dois modos: Snow, destinado para pisos com baixa aderência (como a neve, que, por motivos óbvios, não é apropriado para cá) e o Gravel, indicado para terrenos com cascalho e pedregulhos.

Consumo: médias são de 10,9 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada. Durante nossa avaliação, porém, não conseguimos igualar esses números.

Itens de série: há 6 airbags, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento elétrico, piloto automático com limitador de velocidade e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Possui assistente de permanência em faixa de rolamento, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego traseiro, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWD

Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

5,0

4,0

4,0

4,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Preço
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Espaço interno
  • Acabamento

Veredito

O Eclipse Cross já não é novidade nas ruas, mas a agressiva política de preços adotada pela Mitsubishi faz com que ele se torne uma opção a ser considerada. Com um eficiente motor 1.5 turbo e um bom pacote de equipamentos, o SUV médio pode até agradar quem busca um carro fora do convencional.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.5, 4 cil., turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 165 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,1 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 195 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 10,9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11,9 km/l

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/55 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1685 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4545 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2670 mm

  • Largura (mm)

  • 1805 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1536 kg

  • Porta-malas (L)

  • 473 l

  • Tanque (L)

  • 63 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 1.212,00

  • 20.000 km

  • R$ 1.212,00

  • 30.000 km

  • R$ 1.212,00

  • 40.000 km

  • R$ 2.240,00

  • 50.000 km

  • R$ 1.212,00

  • 60.000 km

  • R$ 1.212,00

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mitsubishi Eclipse Cross vira boa opção de SUV médio com preço de Compass - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.