Mitsubishi Eclipse Cross vira boa opção de SUV médio com preço de Compass
Faz alguns anos que o Eclipse Cross já se integrou à paisagem urbana, especialmente após a reestilização apresentada em 2022. Na época, a ousada traseira ganhou linhas mais convencionais, mas que agradaram à maioria dos críticos.
Só que uma recente redução nos preços de toda a linha fez o SUV voltar aos holofotes. Partindo de R$ 169.990 na versão de entrada GLS, o modelo chega aos R$ 214.990 na configuração topo de gama HPE-S S-AWC.
Foi ela que UOL Carros avaliou por uma semana para descobrir se vale a pena considerar o Eclipse Cross na hora de comprar um SUV médio.
Desvendando o Mitsubishi Eclipse Cross
Design: Principal mudança aconteceu na tampa do porta-malas, que perdeu a vigia dividida em duas partes. Como ela delineava o formato das lanternas, as peças também foram trocadas. Na frente, os faróis foram atualizados e o conjunto óptico foi separado em duas partes. Enquanto as luzes de iluminação diurna ficaram na parte superior, os refletores de LED estão logo abaixo. O porta-malas de 473 litros é raso, mas o assoalho parcialmente plano ajuda na hora de acomodar a bagagem.
Vida a bordo: Desenho do console central denuncia a idade de um projeto lançado no Brasil em 2018. Painel de instrumentos tem um visual bastante conservador, com mostradores analógicos e uma pequena tela de LCD entre eles. Espaço para as pernas é bastante generoso e, apesar de sentar em posição um pouco alta, quem viaja ali não tem problemas com a altura do teto. Faz falta uma saída de ar-condicionado para o banco de trás e entradas USB: há apenas uma tomada de 12 volts.
Desempenho: Apesar de ser equipado com um câmbio do tipo CVT simulando oito marchas, não repete a morosidade característica de alguns modelos com esta transmissão. Embora tenha desenvoltura na cidade, é na estrada que o Eclipse Cross impressiona pelo desempenho. Sobra agilidade nas retomadas de velocidade e a condução é bastante agradável e silenciosa.
O sistema de tração integral S-AWD distribui a tração de acordo com o tipo de piso e o comportamento do veículo. Além do modo Auto, o SUV possui outros dois modos: Snow, destinado para pisos com baixa aderência (como a neve, que, por motivos óbvios, não é apropriado para cá) e o Gravel, indicado para terrenos com cascalho e pedregulhos.
Consumo: médias são de 10,9 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada. Durante nossa avaliação, porém, não conseguimos igualar esses números.
Itens de série: há 6 airbags, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento elétrico, piloto automático com limitador de velocidade e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Possui assistente de permanência em faixa de rolamento, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego traseiro, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWD
Pontos Positivos
- Preço
- Desempenho
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Acabamento
Veredito
O Eclipse Cross já não é novidade nas ruas, mas a agressiva política de preços adotada pela Mitsubishi faz com que ele se torne uma opção a ser considerada. Com um eficiente motor 1.5 turbo e um bom pacote de equipamentos, o SUV médio pode até agradar quem busca um carro fora do convencional.
Motorização
1.5, 4 cil., turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
165 cv
Torque (kgf.m)
25,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
11,1 s
Velocidade máxima (km/h)
195 km/h
Consumo cidade (km/l)
10,9 km/l
Consumo estrada (km/l)
11,9 km/l
Câmbio
CVT
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
225/55 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1685 mm
Comprimento (mm)
4545 mm
Entre-eixos (mm)
2670 mm
Largura (mm)
1805 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1536 kg
Porta-malas (L)
473 l
Tanque (L)
63 l
10.000 km
R$ 1.212,00
20.000 km
R$ 1.212,00
30.000 km
R$ 1.212,00
40.000 km
R$ 2.240,00
50.000 km
R$ 1.212,00
60.000 km
R$ 1.212,00
Seguro
n/d
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.