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Mitsubishi Eclipse Cross vira boa opção de SUV médio com preço de Compass

Eclipse Cross teve redução nos preços em todas as versões - Divulgação
Eclipse Cross teve redução nos preços em todas as versões Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

06/11/2023 04h00

Faz alguns anos que o Eclipse Cross já se integrou à paisagem urbana, especialmente após a reestilização apresentada em 2022. Na época, a ousada traseira ganhou linhas mais convencionais, mas que agradaram à maioria dos críticos.

Só que uma recente redução nos preços de toda a linha fez o SUV voltar aos holofotes. Partindo de R$ 169.990 na versão de entrada GLS, o modelo chega aos R$ 214.990 na configuração topo de gama HPE-S S-AWC.

Foi ela que UOL Carros avaliou por uma semana para descobrir se vale a pena considerar o Eclipse Cross na hora de comprar um SUV médio.

Desvendando o Mitsubishi Eclipse Cross

Design: Principal mudança aconteceu na tampa do porta-malas, que perdeu a vigia dividida em duas partes. Como ela delineava o formato das lanternas, as peças também foram trocadas. Na frente, os faróis foram atualizados e o conjunto óptico foi separado em duas partes. Enquanto as luzes de iluminação diurna ficaram na parte superior, os refletores de LED estão logo abaixo. O porta-malas de 473 litros é raso, mas o assoalho parcialmente plano ajuda na hora de acomodar a bagagem.

Vida a bordo: Desenho do console central denuncia a idade de um projeto lançado no Brasil em 2018. Painel de instrumentos tem um visual bastante conservador, com mostradores analógicos e uma pequena tela de LCD entre eles. Espaço para as pernas é bastante generoso e, apesar de sentar em posição um pouco alta, quem viaja ali não tem problemas com a altura do teto. Faz falta uma saída de ar-condicionado para o banco de trás e entradas USB: há apenas uma tomada de 12 volts.

Desempenho: Apesar de ser equipado com um câmbio do tipo CVT simulando oito marchas, não repete a morosidade característica de alguns modelos com esta transmissão. Embora tenha desenvoltura na cidade, é na estrada que o Eclipse Cross impressiona pelo desempenho. Sobra agilidade nas retomadas de velocidade e a condução é bastante agradável e silenciosa.

O sistema de tração integral S-AWD distribui a tração de acordo com o tipo de piso e o comportamento do veículo. Além do modo Auto, o SUV possui outros dois modos: Snow, destinado para pisos com baixa aderência (como a neve, que, por motivos óbvios, não é apropriado para cá) e o Gravel, indicado para terrenos com cascalho e pedregulhos.

Consumo: médias são de 10,9 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada. Durante nossa avaliação, porém, não conseguimos igualar esses números.

Itens de série: há 6 airbags, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento elétrico, piloto automático com limitador de velocidade e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Possui assistente de permanência em faixa de rolamento, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego traseiro, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWD

Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Preço
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Espaço interno
  • Acabamento

Veredito

O Eclipse Cross já não é novidade nas ruas, mas a agressiva política de preços adotada pela Mitsubishi faz com que ele se torne uma opção a ser considerada. Com um eficiente motor 1.5 turbo e um bom pacote de equipamentos, o SUV médio pode até agradar quem busca um carro fora do convencional.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.5, 4 cil., turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 165 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,1 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 195 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 10,9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11,9 km/l

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/55 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1685 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4545 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2670 mm

  • Largura (mm)

  • 1805 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1536 kg

  • Porta-malas (L)

  • 473 l

  • Tanque (L)

  • 63 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 1.212,00

  • 20.000 km

  • R$ 1.212,00

  • 30.000 km

  • R$ 1.212,00

  • 40.000 km

  • R$ 2.240,00

  • 50.000 km

  • R$ 1.212,00

  • 60.000 km

  • R$ 1.212,00

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

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