Mitsubishi Pajero Sport consegue encarar SUVs premium com sua pegada raiz?
Antigamente, SUVs eram todos como o Mitsubishi Pajero Sport: montados sobre chassi, com tração nas quatro rodas, movidos por mecânicas robustas e prontos para qualquer tipo de utilização. E como um bom carro de marca japonesa, há 40 anos, as sucessivas gerações do modelo são reconhecidas por cumprir com tudo aquilo que se propõe a fazer.
Entretanto, acontece que justamente esse ponto sempre abriu brechas para marcas de outras nacionalidades que, por exemplo, tradicionalmente se permitiam ousar mais. Assim, chegavam com novas propostas de valor, calcadas principalmente em design e tecnologia.
De uns 6 ou 7 anos para cá, a Mitsubishi conseguiu tirar o atraso em alguns quesitos. Em 2016, por exemplo, o Outlander já chamava atenção pelo ACC - item que também equipa o carro dos nossos testes: a versão HPE-S.
Mas o universo automotivo nunca para de inventar novidades que, por sua vez, encurtam os intervalos de tempo dentro dos quais os equipamentos ainda conseguem manter o apelo do produto para, assim, impactar o público com aquela sensação de novidade, infalível na hora de convencê-lo a tirar a grana da carteira. Nem a categoria do Pajero Sport, que é mais "rústica" (por assim dizer), fica de fora disso nos dias de hoje.
Por R$ 411.990, será que o SUV "raiz" ainda consegue canalizar as suas tradições para se destacar inclusive entre modelos de marcas premium (como BMW, Audi, Mercedes-Benz e Volvo)? Descobriremos.
Mitsubishi Pajero Sport HPE-S
Pontos Positivos
- Força e Robustez, da mecânica e da estrutura
- Espaço para todos os ocupantes (inclusive é 7 lugares)
- Design
Pontos Negativos
- Modernidade das telas
- Poderia ser mais potente, pelo peso que leva
- Sistema de som poderia ser mais potente
Veredito
O Mitsubishi Pajero Sport HPE-S é resultado de anos de aprimoramentos. Incorpora tecnologias modernas para que possa se manter como um dos carros mais valentes do mercado. Não há tempo ruim para ele. Por outro lado, a concorrência de preço é muito forte com SUVs de categoria Premium, que são bem mais equipados e confortáveis do que o Mitsubishi - ainda que ofereça sete lugares bem espaçosos. Para uso no asfalto, o Pajero sai devendo. Ainda assim, não deixa de ser a escolha perfeita para encarar uma vida cheia de aventuras, inclusive quando comparamos o japonês com os seus pares (SW4 e Trailblazer).
Design
- O primeiro dever de casa que a Mitsubishi cumpriu para tentar impedir a invasão dos SUVs de monobloco foi o desenvolvimento de um design que equilibrasse personalidade e robustez para o Pajero Sport.
- Antes do backlift, a lanterna traseira "escorria" exageradamente, mas o time de projetistas viu que a dose de arrojo havia passado do ponto e, agora, tudo está posto de forma equilibrada.
- O ponto alto do carro está certamente na dianteira, com sua grade parruda na cor metálica, que confere ares parrudos e imponentes. Os faróis de LED afilados, além de contarem com direcionamento à medida que o volante é esterçado, dão o toque mais moderno.
- Na lateral, as linhas passam impressão de que se trata de uma carroceria musculosa, além da sensação de velocidade, ainda que o carro esteja parado. E as proporções são bem grandes, algo ainda mais perceptível quando olhamos para a traseira, que é bastante volumosa.
Vida a bordo
- O visual do interior une o que o modelo constrói no exterior com a pegada mais rústica que é característica do seu segmento. Ainda que ambas as telas (a multimídia de 8 polegadas e o cluster digital) ofereçam boa visualização e sejam fáceis de manusear, são tecnologias já ultrapassadas, especialmente quando falamos de SUVs (e, mais ainda, dentro da sua faixa de preço).
- De todo o modo, os bancos de couro são muito confortáveis, mas gostaria que fossem mais baixos. Há espaço de sobra para os ocupantes da segunda fileira e até adultos podem ir na terceira - mas, claro, não terão tanto conforto.
- Um ponto a favor na categoria é que os bancos extras ficam rebatidos no assoalho, revelando o ótimo porta-malas de 571 litros. Quando apenas os bancos dianteiros estiverem em utilização, sua capacidade se eleva para incríveis 1.731 litros.
Dirigibilidade
- Mais uma vez, a sua pegada de utilitário se torna uma experiência à parte quando falamos da dirigibilidade. Sentimos toda a sua robustez ao virar o volante, que tem relação de giro igual às picapes médias, e na firmeza com a qual transmite a absorção de impactos que vem do solo.
- Ele tem 1,80 metro de altura, colocando o motorista no"segundo andar" em comparação com o resto do trânsito. No anda e pára do trânsito paulistano, o controle de cruzeiro adaptativo vem bem a calhar, assim como os detectores de ponto-cego instalados nos retrovisores externos.
- O seletor ao centro do console proporciona quatro modos de condução, sendo que os dois últimos disponibilizam até cinco opções de terreno. O modo 4x4 pode ser utilizado também no asfalto. Quando isso é feito, ganha muita aderência no chão. Ou seja, nem água e nem lama tiram o carro do lugar. Neste caso, a tração é alternada entre os eixos.
- Em cenários mais extremos, pode ser uma boa ideia ativar o bloqueio do diferencial central. Isso libera as outras quatro ramificações que podem ser escolhidas, dependendo do terreno: cascalho, neve, lama e areia. O último modo, 4x4 com marcha reduzida, libera a ramificação para enfrentar pedras e subidas íngremes.
Consumo e desempenho
- O motor 2.4 turbodiesel é o mesmo da L200 Triton Sport, desenvolvendo 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. Ainda que o seu motor não tenha uma litragem tão elevada, as trocas de suas 8 marchas até que são feitas rapidamente, algo que ajuda o turbocompressor a se manter sempre cheio para a que será engrenada na sequência.
- Nas rotações certas, pouco abaixo das 3 mil e até um pouco acima, promove boas acelerações, apesar dos seus 2.710 kg. Ainda assim, por falta de mais potência, acelera até 100 km/h em 12 segundos, o que não é tão animador assim. De todo modo, é um carro econômico. Segundo o Inmetro, seu consumo é de 8,9 km/l na cidade e 11,4 km/l nas estradas.
- O destaque do modelo fica por conta da capacidade para trabalho. Leva até 615 kg de carga útil e reboca até 3100 kg (com freio). Isso nenhum SUV a monobloco faz, por mais potente que seja o seu motor.
Equipamentos
- Ajuste lombar elétrico banco motorista
- 7 airbags
- Ar condicionado automático Dual-Zone
- Ar condicionado com dutos de saida para 2ª e 3ª fileiras de bancos
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Comandos de áudio, ACC, voz, telefone, limitador de velocidade, computador de bordo no volante e câmera 360° (opcional*)
- Comandos traseiros do ar condicionado (manual)
- Coming Home light - Farois e lanternas com temporizador pós e pré ignição
- Console central com descança-braço em couro e porta-copos
- Controle em rampas
- Descansa-braço central com porta copos integrado ao banco traseiro
- Entrada USB no console central (2x) somente para carga
- Local para armazenamento do celular no console central
- Maçanetas internas cromadas
- Painel com detalhes de acabamento em prata
- Painel de instrumentos 100% digital
- Retrovisor interno Eletrocrômico
- Sensor crepuscular (acendimento automático dos faróis)
- Sensor de chuva para acionamento do limpador do para-brisa dianteiro
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com novo design
- Sistema com comandos remoto (smartphone)
Motorização
2.4, turbodiesel
Combustível
Diesel
Potência (cv)
190
Torque (kgf.m)
43,9
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
12
Velocidade máxima (km/h)
180
Consumo cidade (km/l)
8,9
Consumo estrada (km/l)
11,4
Câmbio
Automático de 8 marchas
Tração
4x4
Direção
Hidráulica
Suspensão Dianteira
Independente de braço duplo
Suspensão Traseira
semi-independente com multilink, molas helicoidais e eixo rígido
Freios Dianteiros
Discos
Freios Traseiros
Discos
Pneus
265/60 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
4,7 m
Comprimento (mm)
1,81 m
Entre-eixos (mm)
1,80 m
Largura (mm)
2,80 m
Ocupantes
7
Peso (kg)
2.710
Porta-malas (L)
502 litros (5 lugares), 120 litros (7 lugares)
Tanque (L)
74
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.