Montana RS: nova versão da picape é a que melhor une preço e equipamentos?
As picapes têm sido um sucesso de vendas nos últimos anos. À medida que foram aderindo à conectividade, aos acabamentos e às demais tecnologias dos carros de passeio, mais versáteis foram se tornando.
A Chevrolet Montana sempre teve uma versão esportiva em sua gama desde quando estreou no Brasil em 2003. Além do visual exclusivo, a primeira geração oferecia o motor 1.8 flex, mas sua sucessora preferiu apostar apenas no estilo mais arrojado.
Essa receita se manteve na Montana RS, que chega como grande novidade da linha 2024 da picape. Por R$ 151.890, a nova versão topo de gama custa R$ 3 mil a mais do que a Premier.
A previsão é que a nova versão impulsione as vendas da picape, uma vez que as configurações mais caras (LTZ e Premier) respondem por 85% dos emplacamentos. Com esse apelo adicional, tentará frear o desempenho da rival Strada, que pode ganhar continuar seguindo a tendência de ganhar cada vez mais mercado, agora que também é equipada com motor turbo.
Chevrolet Montana RS
Preço
R$ 151.890Pontos Positivos
- Ergonomia e dirigibilidade
- Consumo
- Design
Pontos Negativos
- Espaço na fileira traseira
- Por ser "RS", poderia ter mais desempenho do que as demais versões
- Não é a versão que melhor une preço e equipamentos
Veredito
Além de ser a mais completa da gama, a Chevrolet Montana RS é, indiscutivelmente, a que mais tem personalidade. O visual chama atenção (percebemos isso ao circular pelas ruas, inclusive) e esbanja bom gosto. A parte da dirigibilidade afiada, da boa resposta do motor e da conectividade moderna e da praticidade da caçamba também são seus pontos altos. Pena que hoje já não é mais a grande referência (que um dia já foi, ante as picapes compactas 0 km da época pré-pandemia) em espaço traseiro. Além do mais, por se propor a ser mais esportiva na versão RS, é uma pena que não traz uma dose extra de pimenta - algo que, ultimamente, tem agradado muito até mesmo o público das picapes. Em conclusão, aos que acham a Toro grande demais, a Montana está equipada o bastante para não frustrar aqueles que não abrem mão da caçamba. Ainda assim, a tarefa de bater a estrada será bem difícil, especialmente agora, que ficou mais irresistível com a chegada da motorização turbo.
Design
Assim como fez com Onix e Tracker, a GM encheu a Montana de itens estéticos exclusivos. A grade frontal tem pintura em preto brilhante para combinar com a gravatinha escurecida ao centro, enquanto as rodas de liga leve seguem a mesma temática
Atrás, o santantônio é integrado ao rack de teto, enquanto a tampa da caçamba ostenta o logotipo "Montana" pintado em preto brilhante
A cabine tem bancos revestidos de tecido cinza e couro sintético com costuras vermelhas, que também marcam presença no volante, coifa do câmbio e outras partes do interior
O visual é mais jovial e até sugere que se trata de uma picape com desempenho mais apurado. Será que isso se confirma? É o que veremos a seguir
Vida a bordo
A qualidade da conectividade e dos acabamentos são os principais pontos positivos da picape. No outro extremo, temos a acomodação da segunda fileira, que tem muito espaço roubado pela caçamba e posição ligeiramente elevada
O fato de a tampa da caçamba abrir para baixo é uma agradável notícia. Com isso, é possível comprar um acessório para servir de extensor, o que por sua vez contribui para o trabalho Naturalmente, é possível até empilhar objetos na caçamba
Além do mais, a unidade dos nossos testes contava com a capota marítima rígida com abertura por comando. É um acessório, feito por outra empresa e que está disponível para outras picapes como a Ford Ranger
Dirigibilidade
Apesar de ser baseado no Tracker, o projeto da Montana tem diferenças importantes. A picape transmite mais solidez ao rodar e a direção entrega respostas mais diretas. A posição de dirigir, esta sim herdada do SUV, é bastante confortável, ergonômica e proporciona boa visibilidade para o condutor
Comparado com outras picapes de monobloco, é a que tem maior otimização de aderência no solo e estabilidade. Apesar da posição confortável ao volante, a suspensão não é a mais macia de todas (ainda que não deixe de conseguir suavizar bem os movimentos e as vibrações ao rodar)
Consumo e desempenho
Só que a esportividade fica limitada ao visual. Debaixo do capô está o mesmo motor 1.2 turboflex das demais versões, que entrega até 133 cv e 21,6 kgfm, associado ao câmbio automático de seis marchas
É claro que uma caixa manual seria mais apropriada para um veículo com proposta esportiva, mas a baixíssima procura pela única versão com este tipo de transmissão inviabiliza a mudança comercialmente falando
Embora esteja longe de decepcionar, o conjunto também não enche os olhos de quem está atrás do volante. Acelerações e retomadas são ágeis, mas longe da esportividade sugerida pelo visual. Segundo a GM, a picape vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e chega aos 180 km/h
Nada muda na capacidade de carga de 600 kg, nem na capacidade volumétrica de 874 litros - números que não deixam a desejar para o seu porte
A Montana tem consumo declarado pelo Inmetro de 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, com gasolina. Com etanol, são 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Os números nem são tão distantes comparados com os do Tracker
Equipamentos e segurança
Vem com ar-condicionado digital automático, seis airbags, alerta de ponto cego, faróis de LED com acendimento automático, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, carregador por indução, central multimídia de 8" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conexão 4G WiFi integrada, apoio de braço central, entre outros
Motorização
1.2 de três cilindros, com turbocompressor e injeção indireta
Combustível
Flex
Potência (cv)
133 (etanol ) e 132 (gasolina)
Torque (kgf.m)
21,4 (etanol ) e 19,4 (Gasolina)
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,1
Velocidade máxima (km/h)
160
Consumo cidade (km/l)
7,7 km/l (etanol) ou 11,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
9,3 km/l (etanol) ou 13,3 km/l (gasolina)
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
215/55R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1659
Comprimento (mm)
4717
Entre-eixos (mm)
2800
Largura (mm)
1798
Ocupantes
5
Peso (kg)
1310
Porta-malas (L)
874
Tanque (L)
44
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
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