Nissan Kicks 2022 se renova, traz mais tecnologias e mantém preços de 2020
José Antonio Leme
Do UOL, em São Paulo (SP)
25/02/2021 19h15
Lançado em 2016, o Nissan Kicks chegou fazendo barulho. Primeiro porque foi desenvolvido pelo Brasil e para o país, e segundo porque surfou na onda da Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Mesmo antes de chegar às ruas, todo mundo sabia quem era o novo SUV da marca japonesa, que servia de batedor aos revezamentos da tocha olímpica.
Passado o frisson, o SUV compacto mostrou boas qualidades, se manteve em alta, mesmo sem grandes mudanças, mas agora chegou a hora de renovação após cinco anos de mercado. E o Nissan Kicks 2022 chega às lojas com um golpe de mestre. O modelo está mais tecnológico, mais bonito, e ainda manteve os mesmos preços da linha 2021.
Com novas nomenclaturas - agora as versões se chamam Sense, Advance e Exclusive - ele sustentou o que agrada o consumidor em geral e trouxe mais equipamentos.
São quatro versões no total, a Sense com câmbio manual ou automático, enquanto Advance e Exclusive apostam só no automático. As duas últimas tem um pacote de opcionais cada.
A Nissan também anunciou que o novo Kicks contará com versão PCD, mas que custará acima do limite de R$ 70 mil - que garante isenção de ICMS. A aposta é oferecer descontos de fábrica e desconto no IPI para atrair clientes com deficiência.
O novo Kicks chega às concessionárias no mês de março, mas já é possível adquirir qualquer uma das versões em pré-venda no site da Nissan. Haverá mimos para os 300 primeiros que fecharem a compra, como assinatura do Sem Parar sem custos por 12 meses.
Versões e preços do novo Nissan Kicks 2022:
1.6 Sense MT: R$ 90.390
1.6 Sense AT: R$ 98.390
1.6 Advance AT: R$ 106.390
1.6 Advance AT + Pack Plus: R$ 109.390
1.6 Exclusive AT: R$ 116.390
1.6 Exclusive AT + Pack Tech: R$ 119.890
Será que a nova versão manterá o sucesso do SUV e fará frente aos principais rivais? O UOL Carros já andou no Kicks 2022 antes mesmo do lançamento e traz a avaliação completa abaixo.
Nissan Kicks Exclusive 2022
Preço
R$ 119.8904,0
3,0
5,0
5,0
3,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Tecnologia
- Custo-benefício
- Visual
Pontos Negativos
- Desempenho
- Motor
Veredito
O Kicks vai continuar sendo bem vendido. O modelo fez alterações pontuais e certeiras em um momento que a sua antiga aparência estava ficando "cansada". Trouxe um novo e inovador pacote de equipamentos, mas que infelizmente está disponível apenas na versão mais cara, por enquanto. Não tem um desempenho surpreendente, mas é bom de guiar. Ainda nesta geração, ele pode dar um novo salto de inovação e ganhar mais terreno se confirmar a chegada da versão híbrida com a tecnologia e-Power ao mercado. A expectativa é que ele dê as caras no País já em 2022. Como carro mais importante da Nissan por aqui, não tem espaço para outro veículo inaugurar a tecnologia.
Design
O visual do Kicks ganhou mais robustez com as linhas atuais. O modelo adotou a mesma linguagem visual que tem sido aplicada aos demais modelos da marca e que deve chegar ao Brasil ainda em 2021 também na Frontier. A grade mais larga com faixas pretas na diagonal, que se integram aos novos faróis e o novo para-choque, deram ao Kicks 2022 um aspecto de "malvadão".
Na traseira, a Nissan Brasil optou por adotar o mesmo recurso estilístico que o SUV compacto já usava na versão norte-americana. Isso significa uma barra refletiva que liga as duas lanternas, que têm novo posicionamento interno de luzes. Esse conjunto traseiro dá a sensação de o carro ser mais largo e imponente. Além disso, tem um novo para-choque que completa o visual.
Todas as mudanças deram um ar de maturidade ao Kicks que ele não tinha com o design anterior, algo que parecia mais juvenil. Cinco anos depois, o pequeno SUV agora é um jovem adulto, não mais um adolescente.
Equipamentos e espaço interno
Desde a versão de entrada Sense MT há sensor de acendimento automático dos faróis, seis airbags, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e central multimídia com integração Android Auto e Apple Carplay, entre outros.
A Sense AT adiciona ao pacote o câmbio automático CVT, câmera de ré e sensor de ré, rodas de liga leve de 16" e controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático).
A partir da Advance há chave presencial com partida por botão, retrovisor eletrocrômico, central multimídia com tela de 8 polegadas (na Sense é de 7"), e rodas de 17". O opcional da série é o Pack Plus que adiciona revestimento de couro sintético.
A Exclusive traz tudo isso e ar-condicionado digital, faróis Full LEDs, retrovisores com rebatimento elétrico, câmera 360º, controle de freio motor e sistema de som premium da Bose com alto-falante de apoio no encosto de cabeça do motorista.
O Pack Tech é onde reside as melhores tecnologias do Kicks: farol alto automático, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída da faixa de rodagem, alerta de sistema de tráfego cruzado e leitor de ponto cego. Com esse pacote de opcionais, a Nissan faz do Kicks um dos modelos mais modernos à venda na categoria de SUVs compactos
O espaço interno é bom para levar quatro adultos para uma viagem ou para trechos mais longos. O quinto ocupante não fica confortável devido ao túnel. O espaço para o motorista é bem confortável e encontrar a posição ideal é fácil. O porta-malas de 432 litros é um dos maiores do segmento e carrega com destreza as malas de uma família.
O acabamento do Kicks é uma esquizofrenia. Enquanto a visão do painel passa certo requinte e agrada, com a faixa de couro com soft touch acompanhada do bom posicionamento dos botões e do painel de instrumentos de TFT com velocímetro analógico, ao olhar as portas o que se enxerga é plástico duro e rígido, sem muito esmero.
Desempenho
O trem de força do Kicks 2022 é formado pelo já conhecido motor 1.6 flex de até 114 cv e 15,5 mkgf. Longe de ser um arroubo de potência e resposta, o motor 1.6 é honesto ao trabalhar.
Quem "detona" em parte um melhor comportamento dele é o câmbio automático CVT. A transmissão, mesmo com o modo Sport ativado, tem respostas lentas e morosas, uma característica do CVT.
Por isso, realizar ultrapassagens ou retomar em morros é algo muito sofrível para o trem de força do Kicks 2022. O comprometimento do câmbio da Nissan com a economia mata a resposta focada no desempenho. Para sanar o problema, o ideal seria adotar o motor 1.0 turbo que a marca tem na Europa e EUA, ou então responder com um novo tipo de câmbio.
A suspensão do Kicks sempre foi um ponto forte no compromisso entre firmeza e conforto, Agora, segundo a Nissan, passou por recalibragem do sistema, garantindo ainda mais firmeza para quem gosta de uma tocada mais agressiva, ainda que essa não seja a tônica do SUV.
A direção com assistência elétrica tem uma calibragem que acompanha o bom acerto do chassi do SUV, mas, apesar disso, poderia ser mais direta e precisa, especialmente em velocidades de rodovia, até 120 km/h.
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Motorização
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1.6, 4 cilindros, 16V, flexível
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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114 @ 5.600 rpm
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Torque (kgf.m)
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15,5 @ 4.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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N/D
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Velocidade máxima (km/h)
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175 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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7,6 (Etanol) / 11,3 (Gasolina) AT
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Consumo estrada (km/l)
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9,3 (Etanol) / 13,6 (Gasolina) AT
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Câmbio
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Automático, CVT
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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205/55 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1,590 mm
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Comprimento (mm)
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4,310 mm
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Entre-eixos (mm)
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2,610 mm
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Largura (mm)
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1,760 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.139 kg
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Porta-malas (L)
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432 litros
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Tanque (L)
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41 litros