Topo

Nissan Kicks 2022 se renova, traz mais tecnologias e mantém preços de 2020

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/02/2021 19h15

Lançado em 2016, o Nissan Kicks chegou fazendo barulho. Primeiro porque foi desenvolvido pelo Brasil e para o país, e segundo porque surfou na onda da Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Mesmo antes de chegar às ruas, todo mundo sabia quem era o novo SUV da marca japonesa, que servia de batedor aos revezamentos da tocha olímpica.

Passado o frisson, o SUV compacto mostrou boas qualidades, se manteve em alta, mesmo sem grandes mudanças, mas agora chegou a hora de renovação após cinco anos de mercado. E o Nissan Kicks 2022 chega às lojas com um golpe de mestre. O modelo está mais tecnológico, mais bonito, e ainda manteve os mesmos preços da linha 2021.

Com novas nomenclaturas - agora as versões se chamam Sense, Advance e Exclusive - ele sustentou o que agrada o consumidor em geral e trouxe mais equipamentos.

São quatro versões no total, a Sense com câmbio manual ou automático, enquanto Advance e Exclusive apostam só no automático. As duas últimas tem um pacote de opcionais cada.

A Nissan também anunciou que o novo Kicks contará com versão PCD, mas que custará acima do limite de R$ 70 mil - que garante isenção de ICMS. A aposta é oferecer descontos de fábrica e desconto no IPI para atrair clientes com deficiência.

O novo Kicks chega às concessionárias no mês de março, mas já é possível adquirir qualquer uma das versões em pré-venda no site da Nissan. Haverá mimos para os 300 primeiros que fecharem a compra, como assinatura do Sem Parar sem custos por 12 meses.

Versões e preços do novo Nissan Kicks 2022:

1.6 Sense MT: R$ 90.390
1.6 Sense AT: R$ 98.390
1.6 Advance AT: R$ 106.390
1.6 Advance AT + Pack Plus: R$ 109.390
1.6 Exclusive AT: R$ 116.390
1.6 Exclusive AT + Pack Tech: R$ 119.890

Será que a nova versão manterá o sucesso do SUV e fará frente aos principais rivais? O UOL Carros já andou no Kicks 2022 antes mesmo do lançamento e traz a avaliação completa abaixo.

Nissan Kicks Exclusive 2022

Preço

R$ 119.890
Carros
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

3,0

5,0

5,0

3,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Tecnologia
  • Custo-benefício
  • Visual

Pontos Negativos

  • Desempenho
  • Motor

Veredito

O Kicks vai continuar sendo bem vendido. O modelo fez alterações pontuais e certeiras em um momento que a sua antiga aparência estava ficando "cansada". Trouxe um novo e inovador pacote de equipamentos, mas que infelizmente está disponível apenas na versão mais cara, por enquanto. Não tem um desempenho surpreendente, mas é bom de guiar. Ainda nesta geração, ele pode dar um novo salto de inovação e ganhar mais terreno se confirmar a chegada da versão híbrida com a tecnologia e-Power ao mercado. A expectativa é que ele dê as caras no País já em 2022. Como carro mais importante da Nissan por aqui, não tem espaço para outro veículo inaugurar a tecnologia.

Design

O visual do Kicks ganhou mais robustez com as linhas atuais. O modelo adotou a mesma linguagem visual que tem sido aplicada aos demais modelos da marca e que deve chegar ao Brasil ainda em 2021 também na Frontier. A grade mais larga com faixas pretas na diagonal, que se integram aos novos faróis e o novo para-choque, deram ao Kicks 2022 um aspecto de "malvadão".

Na traseira, a Nissan Brasil optou por adotar o mesmo recurso estilístico que o SUV compacto já usava na versão norte-americana. Isso significa uma barra refletiva que liga as duas lanternas, que têm novo posicionamento interno de luzes. Esse conjunto traseiro dá a sensação de o carro ser mais largo e imponente. Além disso, tem um novo para-choque que completa o visual.

Todas as mudanças deram um ar de maturidade ao Kicks que ele não tinha com o design anterior, algo que parecia mais juvenil. Cinco anos depois, o pequeno SUV agora é um jovem adulto, não mais um adolescente.

Equipamentos e espaço interno

Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Desde a versão de entrada Sense MT há sensor de acendimento automático dos faróis, seis airbags, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e central multimídia com integração Android Auto e Apple Carplay, entre outros.

A Sense AT adiciona ao pacote o câmbio automático CVT, câmera de ré e sensor de ré, rodas de liga leve de 16" e controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático).

A partir da Advance há chave presencial com partida por botão, retrovisor eletrocrômico, central multimídia com tela de 8 polegadas (na Sense é de 7"), e rodas de 17". O opcional da série é o Pack Plus que adiciona revestimento de couro sintético.

A Exclusive traz tudo isso e ar-condicionado digital, faróis Full LEDs, retrovisores com rebatimento elétrico, câmera 360º, controle de freio motor e sistema de som premium da Bose com alto-falante de apoio no encosto de cabeça do motorista.

O Pack Tech é onde reside as melhores tecnologias do Kicks: farol alto automático, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída da faixa de rodagem, alerta de sistema de tráfego cruzado e leitor de ponto cego. Com esse pacote de opcionais, a Nissan faz do Kicks um dos modelos mais modernos à venda na categoria de SUVs compactos

O espaço interno é bom para levar quatro adultos para uma viagem ou para trechos mais longos. O quinto ocupante não fica confortável devido ao túnel. O espaço para o motorista é bem confortável e encontrar a posição ideal é fácil. O porta-malas de 432 litros é um dos maiores do segmento e carrega com destreza as malas de uma família.

O acabamento do Kicks é uma esquizofrenia. Enquanto a visão do painel passa certo requinte e agrada, com a faixa de couro com soft touch acompanhada do bom posicionamento dos botões e do painel de instrumentos de TFT com velocímetro analógico, ao olhar as portas o que se enxerga é plástico duro e rígido, sem muito esmero.

Desempenho

Imagem: Simon Plestenjak/UOL

O trem de força do Kicks 2022 é formado pelo já conhecido motor 1.6 flex de até 114 cv e 15,5 mkgf. Longe de ser um arroubo de potência e resposta, o motor 1.6 é honesto ao trabalhar.

Quem "detona" em parte um melhor comportamento dele é o câmbio automático CVT. A transmissão, mesmo com o modo Sport ativado, tem respostas lentas e morosas, uma característica do CVT.

Por isso, realizar ultrapassagens ou retomar em morros é algo muito sofrível para o trem de força do Kicks 2022. O comprometimento do câmbio da Nissan com a economia mata a resposta focada no desempenho. Para sanar o problema, o ideal seria adotar o motor 1.0 turbo que a marca tem na Europa e EUA, ou então responder com um novo tipo de câmbio.

A suspensão do Kicks sempre foi um ponto forte no compromisso entre firmeza e conforto, Agora, segundo a Nissan, passou por recalibragem do sistema, garantindo ainda mais firmeza para quem gosta de uma tocada mais agressiva, ainda que essa não seja a tônica do SUV.

A direção com assistência elétrica tem uma calibragem que acompanha o bom acerto do chassi do SUV, mas, apesar disso, poderia ser mais direta e precisa, especialmente em velocidades de rodovia, até 120 km/h.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 4 cilindros, 16V, flexível

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 114 @ 5.600 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 15,5 @ 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • N/D

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 175 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,6 (Etanol) / 11,3 (Gasolina) AT

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,3 (Etanol) / 13,6 (Gasolina) AT

  • Câmbio

  • Automático, CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1,590 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4,310 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2,610 mm

  • Largura (mm)

  • 1,760 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.139 kg

  • Porta-malas (L)

  • 432 litros

  • Tanque (L)

  • 41 litros

Concorrentes

Caoa Chery Tiggo 5x

R$ 96.627,00

Renault Duster

R$ 81.388,00

Chevrolet Tracker

R$ 89.260,00

Jeep Renegade

R$ 81.995,00

Volkswagen Nivus

R$ 92.407,00

Hyundai Creta

R$ 77.000,00

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nissan Kicks 2022 se renova, traz mais tecnologias e mantém preços de 2020 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.