Nissan Kicks 2023: SUV veterano ainda consegue encarar rivais atualizados?
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
02/02/2023 04h00
O Nissan Kicks é um dos veteranos do segmento. Surgiu em 2015 e teve a sua reestilização em 2021, quando ficou mais alinhado visualmente ao modelo americano. Desde sempre, o modelo teve seu reconhecimento pela economia de combustível e pelo design. Hoje em dia, ainda mantém bons números de vendas, ainda que não dispute com os líderes.
A versão testada Advance CVT + Pack Plus (R$ 132.690) está entre as que melhor reúnem acabamentos mais refinados e equipamentos pelo preço. Para a versão acima, a Exclusive, o salto de preço é de R$ 12 mil. Será que, mesmo sem o projeto ter mudado tão profundamente, o SUV ainda é competitivo em 2023?
Nissan Kicks Advance CVT
Preço
R$ 132.690Pontos Positivos
- Economia de combustível
- Conforto
- Acabamento
Pontos Negativos
- Aceleração
- Agilidade em curvas
- Posição ao dirigir
Veredito
O Nissan Kicks prova que o carro que nasce bom, se mantém assim. Ainda que o seu tanque pequeno obrigue paradas mais frequentes nos postos, se somarmos cada abastecida, a conta no fim do mês não fica tão elevada quanto outros do segmento. E o carro é bem macio para encarar toda a buraqueira das vias. Ainda assim, o câmbio CVT poderia ter um pouco mais de vigor na hora de pisar fundo no acelerador. O motor empurra bem e, por isso, o desempenho melhoraria bastante. Entretanto, o que não dá é esperar o tempo passar e acabar ficando para trás. Mais uma esticadinha na atual geração e isso pode acabar acontecendo.
Design
- Destaque da reestilização, que veio na linha 2021, foi característico pela melhoria na sensação de robustez.
- O modelo adotou a mesma linguagem visual que tem sido aplicada aos demais modelos da marca, com os acabamentos de black piano (em especial na grande grade dianteira) e os logotipos que trazem linhas brancas, sugerindo aspecto mais futurista. Os faróis e o para-choque integrados complementam os pontos que estiveram entre as novidades mais recentes.
- Na traseira, além do pára-choque traseiro renovado, se destaca pela barra refletiva que liga as duas lanternas, com posicionamento interno de luzes diferentes do modelo anterior.
- O interior também explora linhas e ângulos para reafirmar a filosofia de desenho do exterior. Tem costuras que, como sempre, sugerem maior refinamento. Algo que é sempre muito bem vindo é o volante com base achatada, algo que está presente.
- A Nissan bem sabe que o visual do Kicks é muito bem resolvido e, para mim, de bom gosto. O ponto é que, considerando o tempo de mercado do projeto como um todo, talvez já esteja esbarrando na necessidade de virar um carro totalmente novo para reaquecer sua popularidade.
Espaço interno e conectividade
- O sistema multimídia tem tela de 8 polegadas e os recursos de conectividade Apple Car Play e Android Auto. Só não avançou no processo de espelhamento de smartphone, que ainda exige uso de cabo.
- A utilização do sistema é fácil e o toque é bom, mas não traz tantos recursos quanto outros carros de sua categoria. O cluster, por sua vez, mistura o tacômetro digital com o velocímetro analógico.
- Os bancos são macios, há acabamentos com superfícies sensíveis ao toque e todos os ocupantes têm estofamento para apoiar os cotovelos. Para quem vai atrás, o espaço para os ocupantes é bom, pois o túnel central não é tão elevado e porque os bancos dianteiros têm leve recuo na parte de trás, favorecendo o vão para os joelhos.
Segurança e equipamentos
- Vem com câmera de ré com linhas guias, sensor de estacionamento, enquanto em segurança reúne seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração/estabilidade, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus, botão de partida, o acendimento automático dos faróis.
- Ao contrário da versão acima, a Exclusive CVT, o Advance não oferta as câmeras 360º, tampouco o rebatimento elétrico dos retrovisores e os dois alto-falantes da Bose instalados no encosto de cabeça do motorista, que ajudam a amplificar o palco sonoro, independente do estilo musical.
Ergonomia e dirigibilidade
- A posição ao volante é muito "de cima para baixo" para o meu gosto. Como a posição mais baixa do banco ainda mantém o corpo de forma muito elevada. Ainda que o volante tenha boas possibilidades de ajuste, a empunhadura acaba comprometendo um pouco, pois fica mais voltado de baixo para cima do que a 90º da linha do peito (que é sempre o mais ideal para evitar a fadiga e para favorecer a precisão enquanto se esterça).
- A suspensão é bem macia e, por isso, posiciona bem o SUV aos que procuram esse atributo. Como o "cobertor" é curto no quesito da dinâmica, abre mão de ser mais firme e preciso em curvas mais ousadas.
Consumo e desempenho
- Mantém o motor 1.6 flex de 114 cv e 15,5 Kgfm, acoplado ao câmbio automático CVT. O conjunto cumpre a proposta desenhada para o carro, mas não entrega muita agilidade. Quando as rotações do motor se elevam, aí sim entrega desempenho dentro do esperado. Até 100 km/h, acelera em 11,8 segundos, ainda que pese apenas 1.136 kg.
- Em compensação, para quem deseja mesmo é economia de combustível, entrega boas médias: 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (com gasolina). Com etanol, os números caem para 7,6 km/l e 9,3 km/l. Ainda assim, a autonomia não é a mais favorecida, por conta dos seus 41 litros de tanque.
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Motorização
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1.6, 4 cilindros, 16V, flexível
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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114 @ 5.600 rpm
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Torque (kgf.m)
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15,5 @ 4.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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11,8
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Velocidade máxima (km/h)
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175 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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7,6 (Etanol) / 11,3 (Gasolina) AT
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Consumo estrada (km/l)
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9,3 (Etanol) / 13,6 (Gasolina) AT
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Câmbio
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Automático, CVT
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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205/55 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1,590 mm
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Comprimento (mm)
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4,310 mm
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Entre-eixos (mm)
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2,610 mm
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Largura (mm)
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1,760 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.139 kg
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Porta-malas (L)
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432 litros
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Tanque (L)
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41 litros
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Faróis de neblina
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