Topo

Nissan Kicks 2023: SUV veterano ainda consegue encarar rivais atualizados?

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

02/02/2023 04h00

O Nissan Kicks é um dos veteranos do segmento. Surgiu em 2015 e teve a sua reestilização em 2021, quando ficou mais alinhado visualmente ao modelo americano. Desde sempre, o modelo teve seu reconhecimento pela economia de combustível e pelo design. Hoje em dia, ainda mantém bons números de vendas, ainda que não dispute com os líderes.

A versão testada Advance CVT + Pack Plus (R$ 132.690) está entre as que melhor reúnem acabamentos mais refinados e equipamentos pelo preço. Para a versão acima, a Exclusive, o salto de preço é de R$ 12 mil. Será que, mesmo sem o projeto ter mudado tão profundamente, o SUV ainda é competitivo em 2023?

Nissan Kicks Advance CVT

Preço

R$ 132.690

Pontos Positivos

  • Economia de combustível
  • Conforto
  • Acabamento

Pontos Negativos

  • Aceleração
  • Agilidade em curvas
  • Posição ao dirigir

Veredito

O Nissan Kicks prova que o carro que nasce bom, se mantém assim. Ainda que o seu tanque pequeno obrigue paradas mais frequentes nos postos, se somarmos cada abastecida, a conta no fim do mês não fica tão elevada quanto outros do segmento. E o carro é bem macio para encarar toda a buraqueira das vias. Ainda assim, o câmbio CVT poderia ter um pouco mais de vigor na hora de pisar fundo no acelerador. O motor empurra bem e, por isso, o desempenho melhoraria bastante. Entretanto, o que não dá é esperar o tempo passar e acabar ficando para trás. Mais uma esticadinha na atual geração e isso pode acabar acontecendo.

Design

Nissan Kicks Imagem: Divulgação
  • Destaque da reestilização, que veio na linha 2021, foi característico pela melhoria na sensação de robustez.
  • O modelo adotou a mesma linguagem visual que tem sido aplicada aos demais modelos da marca, com os acabamentos de black piano (em especial na grande grade dianteira) e os logotipos que trazem linhas brancas, sugerindo aspecto mais futurista. Os faróis e o para-choque integrados complementam os pontos que estiveram entre as novidades mais recentes.
  • Na traseira, além do pára-choque traseiro renovado, se destaca pela barra refletiva que liga as duas lanternas, com posicionamento interno de luzes diferentes do modelo anterior.
  • O interior também explora linhas e ângulos para reafirmar a filosofia de desenho do exterior. Tem costuras que, como sempre, sugerem maior refinamento. Algo que é sempre muito bem vindo é o volante com base achatada, algo que está presente.
  • A Nissan bem sabe que o visual do Kicks é muito bem resolvido e, para mim, de bom gosto. O ponto é que, considerando o tempo de mercado do projeto como um todo, talvez já esteja esbarrando na necessidade de virar um carro totalmente novo para reaquecer sua popularidade.

Espaço interno e conectividade

Interior aposta no acabamento e nos itens de conectividade Imagem: Divulgação
  • O sistema multimídia tem tela de 8 polegadas e os recursos de conectividade Apple Car Play e Android Auto. Só não avançou no processo de espelhamento de smartphone, que ainda exige uso de cabo.
  • A utilização do sistema é fácil e o toque é bom, mas não traz tantos recursos quanto outros carros de sua categoria. O cluster, por sua vez, mistura o tacômetro digital com o velocímetro analógico.
  • Os bancos são macios, há acabamentos com superfícies sensíveis ao toque e todos os ocupantes têm estofamento para apoiar os cotovelos. Para quem vai atrás, o espaço para os ocupantes é bom, pois o túnel central não é tão elevado e porque os bancos dianteiros têm leve recuo na parte de trás, favorecendo o vão para os joelhos.

Segurança e equipamentos

Interface ajuda na beleza do interior e é fácil de mexer. Só não é a mais moderna Imagem: Divulgação
  • Vem com câmera de ré com linhas guias, sensor de estacionamento, enquanto em segurança reúne seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração/estabilidade, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus, botão de partida, o acendimento automático dos faróis.
  • Ao contrário da versão acima, a Exclusive CVT, o Advance não oferta as câmeras 360º, tampouco o rebatimento elétrico dos retrovisores e os dois alto-falantes da Bose instalados no encosto de cabeça do motorista, que ajudam a amplificar o palco sonoro, independente do estilo musical.

Ergonomia e dirigibilidade

Destaque do SUV vai para o conforto Imagem: Divulgação
  • A posição ao volante é muito "de cima para baixo" para o meu gosto. Como a posição mais baixa do banco ainda mantém o corpo de forma muito elevada. Ainda que o volante tenha boas possibilidades de ajuste, a empunhadura acaba comprometendo um pouco, pois fica mais voltado de baixo para cima do que a 90º da linha do peito (que é sempre o mais ideal para evitar a fadiga e para favorecer a precisão enquanto se esterça).
  • A suspensão é bem macia e, por isso, posiciona bem o SUV aos que procuram esse atributo. Como o "cobertor" é curto no quesito da dinâmica, abre mão de ser mais firme e preciso em curvas mais ousadas.

Consumo e desempenho

Motor tem bom fôlego e é bem econômico Imagem: Divulgação
  • Mantém o motor 1.6 flex de 114 cv e 15,5 Kgfm, acoplado ao câmbio automático CVT. O conjunto cumpre a proposta desenhada para o carro, mas não entrega muita agilidade. Quando as rotações do motor se elevam, aí sim entrega desempenho dentro do esperado. Até 100 km/h, acelera em 11,8 segundos, ainda que pese apenas 1.136 kg.
  • Em compensação, para quem deseja mesmo é economia de combustível, entrega boas médias: 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (com gasolina). Com etanol, os números caem para 7,6 km/l e 9,3 km/l. Ainda assim, a autonomia não é a mais favorecida, por conta dos seus 41 litros de tanque.
Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 4 cilindros, 16V, flexível

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 114 @ 5.600 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 15,5 @ 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,8

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 175 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,6 (Etanol) / 11,3 (Gasolina) AT

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,3 (Etanol) / 13,6 (Gasolina) AT

  • Câmbio

  • Automático, CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1,590 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4,310 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2,610 mm

  • Largura (mm)

  • 1,760 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.139 kg

  • Porta-malas (L)

  • 432 litros

  • Tanque (L)

  • 41 litros

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

Concorrentes

Hyundai Creta

R$ 114.421,00

Jeep Renegade

R$ 137.296,00

Renault Duster

R$ 127.404,00

Chevrolet Tracker

R$ 123.414,00

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nissan Kicks 2023: SUV veterano ainda consegue encarar rivais atualizados? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.