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Nissan Kicks 2023: SUV veterano ainda consegue encarar rivais atualizados?

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

02/02/2023 04h00

O Nissan Kicks é um dos veteranos do segmento. Surgiu em 2015 e teve a sua reestilização em 2021, quando ficou mais alinhado visualmente ao modelo americano. Desde sempre, o modelo teve seu reconhecimento pela economia de combustível e pelo design. Hoje em dia, ainda mantém bons números de vendas, ainda que não dispute com os líderes.

A versão testada Advance CVT + Pack Plus (R$ 132.690) está entre as que melhor reúnem acabamentos mais refinados e equipamentos pelo preço. Para a versão acima, a Exclusive, o salto de preço é de R$ 12 mil. Será que, mesmo sem o projeto ter mudado tão profundamente, o SUV ainda é competitivo em 2023?

Nissan Kicks Advance CVT

Preço

R$ 132.690

Pontos Positivos

  • Economia de combustível
  • Conforto
  • Acabamento

Pontos Negativos

  • Aceleração
  • Agilidade em curvas
  • Posição ao dirigir

Veredito

O Nissan Kicks prova que o carro que nasce bom, se mantém assim. Ainda que o seu tanque pequeno obrigue paradas mais frequentes nos postos, se somarmos cada abastecida, a conta no fim do mês não fica tão elevada quanto outros do segmento. E o carro é bem macio para encarar toda a buraqueira das vias. Ainda assim, o câmbio CVT poderia ter um pouco mais de vigor na hora de pisar fundo no acelerador. O motor empurra bem e, por isso, o desempenho melhoraria bastante. Entretanto, o que não dá é esperar o tempo passar e acabar ficando para trás. Mais uma esticadinha na atual geração e isso pode acabar acontecendo.

Design

Nissan Kicks - Divulgação - Divulgação
Nissan Kicks
Imagem: Divulgação
  • Destaque da reestilização, que veio na linha 2021, foi característico pela melhoria na sensação de robustez.
  • O modelo adotou a mesma linguagem visual que tem sido aplicada aos demais modelos da marca, com os acabamentos de black piano (em especial na grande grade dianteira) e os logotipos que trazem linhas brancas, sugerindo aspecto mais futurista. Os faróis e o para-choque integrados complementam os pontos que estiveram entre as novidades mais recentes.
  • Na traseira, além do pára-choque traseiro renovado, se destaca pela barra refletiva que liga as duas lanternas, com posicionamento interno de luzes diferentes do modelo anterior.
  • O interior também explora linhas e ângulos para reafirmar a filosofia de desenho do exterior. Tem costuras que, como sempre, sugerem maior refinamento. Algo que é sempre muito bem vindo é o volante com base achatada, algo que está presente.
  • A Nissan bem sabe que o visual do Kicks é muito bem resolvido e, para mim, de bom gosto. O ponto é que, considerando o tempo de mercado do projeto como um todo, talvez já esteja esbarrando na necessidade de virar um carro totalmente novo para reaquecer sua popularidade.

Espaço interno e conectividade

Interior aposta no acabamento e nos itens de conectividade - Divulgação - Divulgação
Interior aposta no acabamento e nos itens de conectividade
Imagem: Divulgação
  • O sistema multimídia tem tela de 8 polegadas e os recursos de conectividade Apple Car Play e Android Auto. Só não avançou no processo de espelhamento de smartphone, que ainda exige uso de cabo.
  • A utilização do sistema é fácil e o toque é bom, mas não traz tantos recursos quanto outros carros de sua categoria. O cluster, por sua vez, mistura o tacômetro digital com o velocímetro analógico.
  • Os bancos são macios, há acabamentos com superfícies sensíveis ao toque e todos os ocupantes têm estofamento para apoiar os cotovelos. Para quem vai atrás, o espaço para os ocupantes é bom, pois o túnel central não é tão elevado e porque os bancos dianteiros têm leve recuo na parte de trás, favorecendo o vão para os joelhos.

Segurança e equipamentos

Interface ajuda na beleza do interior e é fácil de mexer. Só não é a mais moderna - Divulgação - Divulgação
Interface ajuda na beleza do interior e é fácil de mexer. Só não é a mais moderna
Imagem: Divulgação
  • Vem com câmera de ré com linhas guias, sensor de estacionamento, enquanto em segurança reúne seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração/estabilidade, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus, botão de partida, o acendimento automático dos faróis.
  • Ao contrário da versão acima, a Exclusive CVT, o Advance não oferta as câmeras 360º, tampouco o rebatimento elétrico dos retrovisores e os dois alto-falantes da Bose instalados no encosto de cabeça do motorista, que ajudam a amplificar o palco sonoro, independente do estilo musical.

Ergonomia e dirigibilidade

Destaque do SUV vai para o conforto - Divulgação - Divulgação
Destaque do SUV vai para o conforto
Imagem: Divulgação
  • A posição ao volante é muito "de cima para baixo" para o meu gosto. Como a posição mais baixa do banco ainda mantém o corpo de forma muito elevada. Ainda que o volante tenha boas possibilidades de ajuste, a empunhadura acaba comprometendo um pouco, pois fica mais voltado de baixo para cima do que a 90º da linha do peito (que é sempre o mais ideal para evitar a fadiga e para favorecer a precisão enquanto se esterça).
  • A suspensão é bem macia e, por isso, posiciona bem o SUV aos que procuram esse atributo. Como o "cobertor" é curto no quesito da dinâmica, abre mão de ser mais firme e preciso em curvas mais ousadas.

Consumo e desempenho

Motor tem bom fôlego e é bem econômico - Divulgação - Divulgação
Motor tem bom fôlego e é bem econômico
Imagem: Divulgação
  • Mantém o motor 1.6 flex de 114 cv e 15,5 Kgfm, acoplado ao câmbio automático CVT. O conjunto cumpre a proposta desenhada para o carro, mas não entrega muita agilidade. Quando as rotações do motor se elevam, aí sim entrega desempenho dentro do esperado. Até 100 km/h, acelera em 11,8 segundos, ainda que pese apenas 1.136 kg.
  • Em compensação, para quem deseja mesmo é economia de combustível, entrega boas médias: 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (com gasolina). Com etanol, os números caem para 7,6 km/l e 9,3 km/l. Ainda assim, a autonomia não é a mais favorecida, por conta dos seus 41 litros de tanque.
Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 4 cilindros, 16V, flexível

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 114 @ 5.600 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 15,5 @ 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,8

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 175 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,6 (Etanol) / 11,3 (Gasolina) AT

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,3 (Etanol) / 13,6 (Gasolina) AT

  • Câmbio

  • Automático, CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1,590 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4,310 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2,610 mm

  • Largura (mm)

  • 1,760 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.139 kg

  • Porta-malas (L)

  • 432 litros

  • Tanque (L)

  • 41 litros

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

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