Nissan Kicks 2023: SUV veterano ainda consegue encarar rivais atualizados?
O Nissan Kicks é um dos veteranos do segmento. Surgiu em 2015 e teve a sua reestilização em 2021, quando ficou mais alinhado visualmente ao modelo americano. Desde sempre, o modelo teve seu reconhecimento pela economia de combustível e pelo design. Hoje em dia, ainda mantém bons números de vendas, ainda que não dispute com os líderes.
A versão testada Advance CVT + Pack Plus (R$ 132.690) está entre as que melhor reúnem acabamentos mais refinados e equipamentos pelo preço. Para a versão acima, a Exclusive, o salto de preço é de R$ 12 mil. Será que, mesmo sem o projeto ter mudado tão profundamente, o SUV ainda é competitivo em 2023?
Nissan Kicks Advance CVT
Preço
R$ 132.690Pontos Positivos
- Economia de combustível
- Conforto
- Acabamento
Pontos Negativos
- Aceleração
- Agilidade em curvas
- Posição ao dirigir
Veredito
O Nissan Kicks prova que o carro que nasce bom, se mantém assim. Ainda que o seu tanque pequeno obrigue paradas mais frequentes nos postos, se somarmos cada abastecida, a conta no fim do mês não fica tão elevada quanto outros do segmento. E o carro é bem macio para encarar toda a buraqueira das vias. Ainda assim, o câmbio CVT poderia ter um pouco mais de vigor na hora de pisar fundo no acelerador. O motor empurra bem e, por isso, o desempenho melhoraria bastante. Entretanto, o que não dá é esperar o tempo passar e acabar ficando para trás. Mais uma esticadinha na atual geração e isso pode acabar acontecendo.
Design
- Destaque da reestilização, que veio na linha 2021, foi característico pela melhoria na sensação de robustez.
- O modelo adotou a mesma linguagem visual que tem sido aplicada aos demais modelos da marca, com os acabamentos de black piano (em especial na grande grade dianteira) e os logotipos que trazem linhas brancas, sugerindo aspecto mais futurista. Os faróis e o para-choque integrados complementam os pontos que estiveram entre as novidades mais recentes.
- Na traseira, além do pára-choque traseiro renovado, se destaca pela barra refletiva que liga as duas lanternas, com posicionamento interno de luzes diferentes do modelo anterior.
- O interior também explora linhas e ângulos para reafirmar a filosofia de desenho do exterior. Tem costuras que, como sempre, sugerem maior refinamento. Algo que é sempre muito bem vindo é o volante com base achatada, algo que está presente.
- A Nissan bem sabe que o visual do Kicks é muito bem resolvido e, para mim, de bom gosto. O ponto é que, considerando o tempo de mercado do projeto como um todo, talvez já esteja esbarrando na necessidade de virar um carro totalmente novo para reaquecer sua popularidade.
Espaço interno e conectividade
- O sistema multimídia tem tela de 8 polegadas e os recursos de conectividade Apple Car Play e Android Auto. Só não avançou no processo de espelhamento de smartphone, que ainda exige uso de cabo.
- A utilização do sistema é fácil e o toque é bom, mas não traz tantos recursos quanto outros carros de sua categoria. O cluster, por sua vez, mistura o tacômetro digital com o velocímetro analógico.
- Os bancos são macios, há acabamentos com superfícies sensíveis ao toque e todos os ocupantes têm estofamento para apoiar os cotovelos. Para quem vai atrás, o espaço para os ocupantes é bom, pois o túnel central não é tão elevado e porque os bancos dianteiros têm leve recuo na parte de trás, favorecendo o vão para os joelhos.
Segurança e equipamentos
- Vem com câmera de ré com linhas guias, sensor de estacionamento, enquanto em segurança reúne seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração/estabilidade, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus, botão de partida, o acendimento automático dos faróis.
- Ao contrário da versão acima, a Exclusive CVT, o Advance não oferta as câmeras 360º, tampouco o rebatimento elétrico dos retrovisores e os dois alto-falantes da Bose instalados no encosto de cabeça do motorista, que ajudam a amplificar o palco sonoro, independente do estilo musical.
Ergonomia e dirigibilidade
- A posição ao volante é muito "de cima para baixo" para o meu gosto. Como a posição mais baixa do banco ainda mantém o corpo de forma muito elevada. Ainda que o volante tenha boas possibilidades de ajuste, a empunhadura acaba comprometendo um pouco, pois fica mais voltado de baixo para cima do que a 90º da linha do peito (que é sempre o mais ideal para evitar a fadiga e para favorecer a precisão enquanto se esterça).
- A suspensão é bem macia e, por isso, posiciona bem o SUV aos que procuram esse atributo. Como o "cobertor" é curto no quesito da dinâmica, abre mão de ser mais firme e preciso em curvas mais ousadas.
Consumo e desempenho
- Mantém o motor 1.6 flex de 114 cv e 15,5 Kgfm, acoplado ao câmbio automático CVT. O conjunto cumpre a proposta desenhada para o carro, mas não entrega muita agilidade. Quando as rotações do motor se elevam, aí sim entrega desempenho dentro do esperado. Até 100 km/h, acelera em 11,8 segundos, ainda que pese apenas 1.136 kg.
- Em compensação, para quem deseja mesmo é economia de combustível, entrega boas médias: 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (com gasolina). Com etanol, os números caem para 7,6 km/l e 9,3 km/l. Ainda assim, a autonomia não é a mais favorecida, por conta dos seus 41 litros de tanque.
Motorização
1.6, 4 cilindros, 16V, flexível
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
114 @ 5.600 rpm
Torque (kgf.m)
15,5 @ 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
11,8
Velocidade máxima (km/h)
175 km/h
Consumo cidade (km/l)
7,6 (Etanol) / 11,3 (Gasolina) AT
Consumo estrada (km/l)
9,3 (Etanol) / 13,6 (Gasolina) AT
Câmbio
Automático, CVT
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
205/55 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1,590 mm
Comprimento (mm)
4,310 mm
Entre-eixos (mm)
2,610 mm
Largura (mm)
1,760 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.139 kg
Porta-malas (L)
432 litros
Tanque (L)
41 litros
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Faróis de neblina
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.