Topo

Nissan Versa Sense manual é 'basicão', mas agrada por nível de equipamentos

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

05/04/2021 04h00

A Nissan lançou no fim do ano passado a aguardada nova geração do Versa. O sedã compacto que era amado por motoristas de aplicativos e taxistas, passou por um enorme banho de loja para ficar atrativo também para o consumidor final e conseguiu. O modelo manteve as boas qualidades que tinha da geração anterior - e alguns problemas também.

Em sua versão de topo, Exclusive, tem uma série de tecnologias que o colocaram em um novo patamar em relação aos rivais, tornando-o não só bonito, mas também bem equipado e moderno no que diz respeito à lista de equipamentos. Ok, mas e para quem quer um "basicão"?

Essa é a pergunta que vamos responder aqui, com a avaliação da versão de entrada, Sense, do Versa. Fomos mais longe ainda e optamos pela variante com câmbio manual, a única disponível na gama, para responder se por R$ 76.890 ela é uma boa escolha.

Nissan Versa Sense

Carros
3,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

3,0

4,0

4,0

5,0

3,0

4,0

Pontos Positivos

  • Equipamentos
  • Porta-malas
  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Acabamento
  • Desempenho

Veredito

A versão mais barata do novo Nissan Versa surpreende. Além de manter as qualidades que as demais versões tem como espaço interno e de porta-malas, o Sense 1.6 com câmbio manual traz um nível de equipamentos que deixam a vida a bordo mais confortável, mesmo em um modelo de entrada. O câmbio manual associado ao motor 1.6 de 114 cv que conhecemos melhora o desempenho em relação às variantes equipadas com o câmbio CVT - mais lento em respostas, especialmente em retomadas e ultrapassagens.

Versões disponíveis

Nissan Versa Sense 1.6 CVT

Nissan Versa Advance 1.6 CVT

Nissan Versa Exclusive

Imagem: Divulgação

Design e espaço interno

Aqui residem dois dos maiores trunfos do novo Versa, mesmo na versão de entrada. O sedã mantém toda a classe e beleza das opções mais completas em termos de visual. Verdade seja dita, era difícil na nova geração fazer um carro que não tivesse apelo visual quando a comparação era a geração antiga.

Ainda assim, a nova linguagem visual da Nissan caiu muito bem no Versa. A dianteira com o V-Motion, as barras pretas que formam um V ao redor da grade do motor, e que está presente em todos os modelos disponíveis da Nissan, traz elegância, um pouco de agressividade e a sensação de um porte maior ao sedã.

Na traseira, as lanternas invadem as laterais e tem um desenho moderno. Olhando de lado é possível ver como o carro está mais elegante e as linhas gerais dão mais estilo. Na versão Sense, as rodas são de aço e de 15 polegadas, mas até no desenho das calotas a Nissan fez um bom trabalho.

Por dentro, o Versa tem boas melhorias e mantém alguns detalhes da versão de topo, mesmo na básica. O painel tem um faixa de couro sintético que dá elegância ao modelo. A redução de custo pega no painel de plástico duro e nas portas. Mesmo assim, a Nissan fez um trabalho nos puxadores de porta que o plástico tem uma textura que lembra o padrão visual da fibra de carbono.

Em termos de espaço, o Versa Sense mantém uma das qualidades do produto. Quem vai na frente tem muito espaço, consegue encontrar a melhor posição de dirigir e tem uma ergonomia exemplar no acesso aos comandos. Quem vai atrás também está bem acomodado, mesmo o ocupante do meio, em espaço para os ombros e para as pernas.

Imagem: Divulgação

Consumo e desempenho

Se o novo Versa manteve algo não tão positivo da geração anterior foi a motorização. O motor ainda é o quatro cilindros 1.6 flexível que rende 114 cv e 15,5 mkgf. Na versão de entrada Sense, vem associado ao câmbio manual de cinco marchas de trocas fáceis e engates relativamente curtos para um modelo que não tem aspirações esportivas.

Desempenho não é o forte desse conjunto, mas com o câmbio manual é possível mitigar o comportamento lento em retomadas e ultrapassagens que conhecemos das versões com câmbio automático CVT. Não chega a ser um grande ganho, mas você consegue lidar melhor com a falta de potência e torque nessas situações, já que pode antecipar as trocas, se preciso.

Em termos de consumo, o motor não foge muito do que é a média do segmento, mas tem um rendimento adequado. Associado ao câmbio manual, na cidade faz 8,1 km/l com etanol e com gasolina 11,8 km/l. Já em ciclo rodoviário, são 9,6 km/l usando o derivado de cana-de-açúcar e 13,8 km/l com o combustível fóssil.

Imagem: Divulgação

A diferença não é grande como em outros modelos se comparado aos números da versão com câmbio automático. O Sense CVT com etanol faz 8 km/l na cidade e 11,7 km/l com gasolina. Na estrada, os números são de 10 km/l e 13,9 km/l com etanol e gasolina, respectivamente. Isso mostra que, a não ser quem quer o prazer de trocar marchas, não se justifica a escolha pelo câmbio manual no Versa.

Sedãs geralmente se destacam pela dirigibilidade acertada. Não é diferente o caso do Versa. Apesar de ser mais focado em conforto no ajuste de suspensão e direção, o carro preza pela estabilidade, coisa que o centro de gravidade reduzido ajuda bastante.

Nas curvas, ele balança muito menos do que o antecessor e isso foi um dos trabalhos que exigiram mais da engenharia da Nissan em termos de melhoria e ela conseguiu entregar um ajuste adequado e bastante honesto, sem prejudicar o conforto.

A direção está longe de ter respostas diretas e precisas, mas vai agradar quem passa o dia todo atrás do volante, ou mesmo o consumidor que apenas não quer ter esforço atrás da direção.

Imagem: Divulgação

Equipamentos

A parte mais surpreendente do Versa Sense é a lista de equipamentos. Em uma versão de entrada, geralmente pequenas comodidades ficam de fora, mas não é o caso do sedã que traz até coisas que não se espera de um modelo basicão.

Dois destaques nesse sentido da lista de equipamentos são a chave presencial com partida por botão e o comando elétrico de ajuste dos espelhos retrovisores externos.

Há ainda ar-condicionado, ajuste de altura e distância do volante, banco do motorista com ajuste manual de altura, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional com comando de áudio e telefone, assistente de partida em rampa e rádio com entrada USB e Bluetooth.

O painel de instrumentos é simples, mas traz um computador de bordo com o básico, mas essencial, em termos de dados. O pacote fica completo com trio elétrico, desembaçador do vidro traseiro, abertura interna do porta-malas e travamento das portas em movimento.

Imagem: Divulgação

Manutenção e segurança

O Nissan Versa tem um bom pacote de segurança embarcada desde a opção mais barata. O Sense já traz seis airbags de série (dois dianteiros, dois laterais para os bancos frontais e dois de cortina, que pegam também os bancos traseiros), controles de tração e estabilidade e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Além disso, o banco traseiro traz sistema de fixação ISOFIX para cadeirinhas de bebês e crianças.

As seis primeiras revisões do Versa têm valor total de R$ 3.078, uma média de R$ 513 para cada revisão de 10 mil km. O valor individual é de R$ 413 para a primeira, terceira e quinta revisões. A segunda, quarta e sexta tem valor de R$ 613, cada. Não é um valor exorbitante nem termos gerais, menos ainda individualmente.

Imagem: Divulgação

Mercado

O Versa Sense tem muita qualidade para encarar rivais menores e outros que já são da categoria "sedãs compactos, porém grandes", digamos assim, como é o caso do Onix Plus e do Virtus.

Com as mudanças de visual e estrutura, ele se colocou nessa categoria, enquanto antes tinha que se contentar em disputar espaço com Voyage, Logan, entre outros no andar debaixo.

Particularmente a versão de entrada é bem completa e atraente para quem procura um sedã dessa linha com câmbio manual. Resta esperar que a Nissan não faça mudanças após o primeiro ano de vendas que deixem o três volumes mais pelado, como o ocorreu com o Chevrolet Onix Plus na mudança de ano-modelo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na matéria e na homepage do UOL, o carro avaliado é um Nissan Versa, e não um Nissan Kicks. A informação foi corrigida.
Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 4 cilindros, 16V

  • Combustível

  • Etanol / Gasolin

  • Potência (cv)

  • 114 cv @ 5.600 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 15,5 kgfm @ 4.000 rpm (álcool/gasolina)

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,8

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 185

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,1 Km/l (E) 11,8 Km/l (G)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,6 Km/l (E) 13,8 Km/l (G)

  • Câmbio

  • Manual, 5 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Disco ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 195/65 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.465 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.495 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.620 mm

  • Largura (mm)

  • 1.740 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.074,0kg

  • Porta-malas (L)

  • 466 litros

  • Tanque (L)

  • 41 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 413

  • 20.000 km

  • R$ 613

  • 30.000 km

  • R$ 413

  • 40.000 km

  • R$ 613

  • 50.000 km

  • R$ 413

  • 60.000 km

  • R$ 613

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nissan Versa Sense manual é 'basicão', mas agrada por nível de equipamentos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.