Nissan Kicks Champions League: mostramos se SUV é gol de placa ou bola fora
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
17/07/2020 04h00
Resumo da notícia
- Nova edição especial traz cor exclusiva e pintura bicolor
- Kicks UEFA Champions League é baseado na versão intermediária SV
- SUV traz o mesmo motor 1.6 16V de 114 cv das demais configurações
Não é a primeira vez que o Nissan Kicks UEFA Champions League entra em campo. Em 2019, a primeira tiragem limitada de 800 unidades vestia vermelho e era baseada na versão SV Pack. Agora o uniforme é azul e o número de carros subiu para 1.000 exemplares. Mas as diferenças entre as duas séries especiais não vão muito além do visual.
Desta vez, o Kicks especial é baseado na configuração SV e sai por R$ 99.490, ou R$ 2.200 a mais do que o SUV "convencional". Por essa diferença você leva um visual mais esportivo e só: conteúdo e motorizações são as mesmas.
Será que o modelo é um gol de placa ou bola fora? Descubra com UOL Carros a partir de agora!
Nissan Kicks UEFA Champions League Edition
Preço
R$ 99.4903,0
Médias são apenas regulares com gasolina e ruins com etanol. Tanque pequeno prejudica autonomia
4,0
O motor 1.6 16V de 114 cv dá conta do recado - e nada além disso. Merecia um conjunto mais forte.
4,0
As linhas do Kicks ainda são atuais, mas uma reestilização vem aí. Além disso, nesta edição especial, nem todos podem gostar do visual.
5,0
Bem completo, o Kicks traz a mesma lista de equipamentos da versão SV, com direito a câmera de ré e ESP.
4,0
Longe de ser espaçoso, o Kicks também não decepciona. Pelo menos o porta-malas de 432 litros é o maior da categoria.
5,0
Custos de revisão e seguro são bem baixos em relação à concorrência.
4,0
6 airbags, assistente de partida em rampas e controle de estabilidade saem de fábrica no SUV.
Pontos Positivos
- Design
- Itens de série
Pontos Negativos
- Autonomia
- Preço
Veredito
Apesar do estilo atraente, só quem é muito fã de futebol vai comprar o Kicks UEFA Champions League. A edição especial repete as virtudes (e defeitos) do SUV que pouco mudou desde 2016. Importante ressaltar que a diferença de R$ 2.200 não se reflete na (boa) lista de equipamentos, que é a mesma da versão SV. Se você faz questão de ter um carro diferente, talvez valha a pena ficar com o Kicks SV e personalizá-lo da sua maneira.
Mesmo com quase quatro anos de vida, o Kicks ainda seduz. As linhas modernas, porém, devem ser atualizadas no ano que vem, quando a primeira reestilização do SUV deve ser apresentada por aqui.
As alterações serão sutis e vão se concentrar na dianteira, que ganhará novos faróis, grade frontal mais larga e para-choque redesenhado. Atrás, o visual ficará praticamente o mesmo.
Na série UEFA Champions League, os logotipos do torneio europeu estão presentes na tampa traseira e nos adesivos laterais. As soleiras também são personalizadas com o nome da competição.
Por dentro, o bom nível de acabamento ganha esportividade com as costuras aparentes na cor azul, presentes nos bancos e no painel de instrumentos.
O espaço interno é bom para quatro adultos, embora o banco traseiro não seja dos mais generosos. Quem viaja na frente senta em uma posição um pouco alta, mas nada que incomode. Pelo contrário: quem gosta de SUV vai achar é bom.
O desempenho do Kicks não está entre os melhores da categoria. "Culpa" do motor 1.6 16V de até 114 cv com etanol ou gasolina. Mesmo assim, ele não deixa o SUV lento. As respostas são relativamente rápidas, mesmo com a transmissão CVT, cuja calibragem sempre prioriza o conforto em vez do desempenho.
De toda maneira, um motor mais potente seria bem-vindo, especialmente para encarar as versões mais caras de rivais como VW T-Cross e Chevrolet Tracker, ambos dotados de motorizações turbinadas.
As médias de consumo também não estão entre as melhores do segmento. Números do Inmetro indicam 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol no tanque. Se a escolha for pela gasolina, as médias sobem para 11,4 km/l e 13,7 km/l.
Porém, a impressão é de que o Kicks é beberrão. Isso acontece por conta do tanque de apenas 41 litros. Por isso, é bom ficar atento ao marcador do nível de combustível, já que a autonomia despenca rapidamente quando o tanque está quase vazio.
A edição especial oferece tudo que um consumidor de SUV compacto procura em um carro.
Baseado na versão SV, o Kicks UEFA Champions League sai de fábrica com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de sete polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, ar-condicionado analógico, direção elétrica, partida do motor por botão, destravamento das portas sem chave, vidros elétricos nas quatro portas, rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis com iluminação diurna em LEDs e sensores de estacionamento traseiros.
Os custos das revisões são tabelados e baixos para a categoria, até mesmo nas manutenções programadas mais complexas, como a dos 40 mil quilômetros. Valor médio do seguro também está entre os menores do segmento.
Na segurança, o Kicks UEFA Champions League marca um belo gol ao trazer 6 airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Assim como o Kicks SV, a série especial concorre com modelos como Hyundai Creta Pulse Plus (R$ 94.990), VW Nivus Highline (R$ 98.290) e Jeep Renegade Longitude Flex (R$ 106.190).
Vale a pena pesquisar bem, até porque, dependendo da versão, os rivais podem ser mais completos do que o Kicks custando pouco mais do que o SUV da Nissan.
Além disso, outro fator importante a ser considerado antes de fechar a compra é a desvalorização. Isso porque séries especiais tendem a perder mais valor na revenda do que versões "normais", como a própria SV.
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Motorização
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1.6, 16V, 4 cilindros, flex
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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114 / 114
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Torque (kgf.m)
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15,5
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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12
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Velocidade máxima (km/h)
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175
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Consumo cidade (km/l)
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7,7 / 11,4
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Consumo estrada (km/l)
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9,4 / 13,7
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Câmbio
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CVT
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Tração
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dianteira
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Direção
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elétrica
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Suspensão Dianteira
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independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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eixo de torção
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Freios Dianteiros
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discos ventilados
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Freios Traseiros
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tambor
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Pneus
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205/55 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1590
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Comprimento (mm)
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4295
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Entre-eixos (mm)
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2620
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Largura (mm)
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1760
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1133
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Porta-malas (L)
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432
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Tanque (L)
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41
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10.000 km
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R$ 419.00
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20.000 km
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R$ 572,00
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30.000 km
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R$ 419,00
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40.000 km
-
R$ 572,00
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50.000 km
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R$ 419,00
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60.000 km
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R$ 572,00
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Seguro
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R$ 2.800 (média)
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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