Topo

Nissan Versa evolui em design e segurança; veja preços, versões e avaliação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/10/2020 11h06

Resumo da notícia

  • Nova geração do sedã melhora em design e segurança
  • 6 airbags, ESP e controle de tração são de série em todas as versões
  • Motorização é a mesma 1.6 16V de 114 cv com câmbio CVT

Conhecer novidades em primeira mão é um dos privilégios de ser jornalista. Foi o que aconteceu com o novo Nissan Versa, que desembarca no país completamente renovado no design, nova gama de versões (agora são quatro) e com mais itens de série.

O sedã chamou bastante atenção nos três dias em que estivemos juntos: bastava parar em qualquer lugar para que alguém sacasse o telefone celular. Só que um público se mostrou um pouco indiferente à novidade: os donos do modelo atual, que permanece em linha com o nome de Versa V-Drive.

Não dá para condená-los: afinal de contas, o sedã mudou tanto que não parece o mesmo carro. Foi por isso que ele seduziu motoristas de modelos maiores e bem mais caros.

Mas será que ele virou só um rostinho bonito? Descubra todos os detalhes sobre o lançamento, com versões e preços, na avaliação de UOL Carros!

Nissan Versa Exclusive

Preço

R$ 92.990
Carros
4,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

Números medianos dentro do que há no segmento

4,0

Motor 1.6 16V não decepciona, mas também não preza pela agilidade

5,0

Estilo moderno inspirado no novo Sentra deve atrair muita gente

5,0

Bem recheado, sedã vem com bom pacote desde a versão de entrada

5,0

Ampla como no seu antecessor, a cabine acomoda quatro adultos e malas com folga

5,0

Fabricante promete menor custo do segmento e oferece serviços diluídos no financiamento

5,0

6 airbags, ESP e controle de tração de série em todas as versões; sedã pode vir com frenagem autônoma e alerta de colisão

Pontos Positivos

  • Segurança
  • Design

Pontos Negativos

  • Desempenho

Veredito

Fazia tempo que um carro não mudava tanto de uma geração para a outra como o Nissan Versa. Quase nada lembra o modelo antigo, especialmente no design, que apresenta uma evolução digna de aplausos. O mesmo acontece na segurança, já que o sedã pode vir com assistências de condução como alerta de colisão e frenagem de emergência. Melhor seria apenas se a Nissan tivesse substituído o motor 1.6 por um mais atual, mas nada que tire o brilho do sedã, que surge como forte candidato à brigar pela liderança do segmento.

Versões, preços e equipamentos do novo Versa:

Versa Sense 1.6 16V Manual: R$ 72.990

6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, volante multifuncional, chave presencial, botão de partida do motor, painel central com tela de 3,5 polegadas, retrovisores elétricos, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, sensores de estacionamento traseiros, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, sistema de com com entrada auxiliar e três entradas USB.

Versa Sense 1.6 16V CVT: R$ 77.990

Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais câmbio CVT, apoio de braço frontal e piloto automático.

Versa Advance 1.6 16V CVT: R$ 83.490

Todos os itens da versão Sense CVT mais acendimento automático dos faróis, banco traseiro bipartido rebatível, faróis com função 'follow me home', indicador de temperatura externa, painel central multifuncional em TFT com tela de 7 polegadas e 12 funções, retrovisores externos com indicadores de direção, rodas de liga leve aro 16, câmera de ré, faróis de neblina, alerta de Esquecimento de Objetos no Banco Traseiro, central Multimídia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.

Versa Exclusive 1.6 16V CVT: R$ 92.990

Todos os itens da versão Advance CVT mais alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, câmera com visão em 360 graus, detector de objetos em movimento, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pontos cegos, ar-condicionado digital, bancos com revestimento premium, apoio de braço central traseiro, espelhos retrovisores externos com aquecimento, sistema de navegação por satélite (GPS), volante com revestimento premium, antena estilo barbatana de tubarão, faróis dianteiros em LED, assinatura dos faróis dianteiros em LED e rodas de liga leve aro 17.

Linhas ousadas e esportivas: nem parece o Versa Imagem: Murilo Góes/UOL

Não é exagero dizer que o Versa é outro carro. As linhas tímidas e pouco harmoniosas do modelo anterior deram lugar a um estilo mais arrojado e esportivo.

É inevitável associá-lo com o novo Sentra, que já é vendido em vários mercados da Ásia, América do Norte e até na Argentina, mas ainda não está confirmado para cá.

A semelhança, inclusive, é tão grande quanto na dupla Virtus e Jetta. Alguns detalhes separam Versa e Sentra, como o formato dos farois e lanternas, mas a receita é a mesma nos dois casos.

O novo Versa preserva os 4,49 metros de comprimento, mas é 5 centímetros mais largo, 4 centímetros mais baixo e tem 2 cm a mais de distância entre eixos em relação a seu antecessor. O porta-malas cresceu de 460 litros para 482 litros.

Por dentro, o nível de acabamento evoluiu consideravelmente, sobretudo na qualidade do plástico e nos painéis das portas. A versão Exclusive traz ainda opção de revestimento em couro bicolor, dando um toque de sofisticação ao carro.

Os bancos dianteiros seguem o conceito Zero Gravity inaugurado no Kicks e são bem confortáveis, apoiando muito bem o corpo em viagens longas.

O espaço interno continua bom, embora pareça ser ligeiramente menor para as pernas frente ao antigo Versa, que tinha um latifúndio no banco de trás.

Motor 1.6 16V é o mesmo da antiga geração Imagem: Murilo Góes/UOL

Se o lado de fora ficou bem melhor, a motorização é a mesma 1.6 16V Flex de antes. São 114 cv com etanol ou gasolina no tanque e 15,5 kgfm de torque máximo. A transmissão segue sendo do tipo CVT.

Houve melhora considerável no isolamento acústico do sedã. Segundo a fabricante, "os vidros das portas dianteiras ficaram mais grossos, assim como as borrachas de vedação das portas e os carpetes". Além disso, os retrovisores foram afastados em relação à carroceria para diminuir o nível de ruído do vento, passando de 20 mm na geração anterior para 40 mm.

A direção ficou nitidamente mais leve e direta. Aqui os engenheiros ampliaram o ângulo do cáster em 30% e recalibraram a direção para torná-la mais leve em manobras e firme em estradas. Durante nossa avaliação notamos uma condução muito suave e refinada, aproximando-se a um sedã médio.

Entre as mudanças, a suspensão traseira teve sua estrutura e os batentes de borracha foram trocados por poliuretano visando deixar o carro mais resistente a cargas. A Nissan afirma que as alterações reduziram o ângulo de rolagem da carroceria em 15%.

Os números de consumo divulgados pela marca são de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e 11,7 km/l em perímetro urbano e 13,9 km/l na estrada quando movido a gasolina.

Isolamento acústico evoluiu consideravelmente no sedã Imagem: Murilo Góes/UOL

O novo Versa ganhou um bom pacote de equipamentos, como você pode ver no começo da avaliação.

Agora todas as versões saem de fábrica com itens como 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.

Na versão Exclusive, o carro vem com as bem-vindas assistências de condução. Há alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, detector de objetos em movimento e alerta de esquecimento de objetos ou pessoas no banco de trás. Estes dois últimos itens, aliás, são exclusivos do Versa na categoria.

Marca promete menor custo de manutenção da categoria Imagem: Murilo Góes/UOL

Como mencionado acima, o Versa Exclusive traz um ótimo pacote de itens de segurança.

Ao sair de fábrica com 6 airbags e controles de estabilidade e de tração, o sedã se equipara ao Chevrolet Onix Plus, até então a referência no quesito no segmento de sedãs compactos. Mas o Versa supera seu rival neste critério ao trazer as assistências de condução, incluindo itens únicos no segmento.

A Nissan ainda não divulgou os custos das revisões, mas promete oferecer os menores valores da categoria.

Por ora, a marca traz três anos de garantia e a opção do Nissan Protect. São oferecidos três planos de serviços (como garantia extra e pagamento das revisões) que podem ser contratados pelo proprietário), sendo que o custo pode ser diluído nas parcelas do financiamento.

Versa vai encarar Virtus, Cronos, HB20S e Onix Plus Imagem: Murilo Góes/UOL

A marca japonesa construiu uma estratégia inteligente com seus sedãs compactos.

Assim, o Versa V-Drive ficará responsável por encarar os modelos de entrada, como Ford Ka Sedan, Renault Logan e Toyota Etios Sedan, enquanto o novo Versa enfrentará a concorrência das versões mais caras de Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Honda City e Toyota Yaris Sedan.

Custando R$ 92.990, a versão Exclusive enfrenta modelos como Yaris Sedan XLS Connect (R$ 93.790) e Virtus Highline (R$ 98.950)

Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 16V, 4 cilindros em linha, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 114 cv a 5.600 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 15,5 kgfm a 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,7 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 180 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gas.)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gas.)

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/50 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1475 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4495 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2620 mm

  • Largura (mm)

  • 1740 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.137 kg

  • Porta-malas (L)

  • 482 l

  • Tanque (L)

  • 41 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • n/d

  • 20.000 km

  • n/d

  • 30.000 km

  • n/d

  • 40.000 km

  • n/d

  • 50.000 km

  • n/d

  • 60.000 km

  • n/d

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

Concorrentes

Chevrolet Onix Plus Premier AT

R$ 80.902,00

Toyota Yaris Sedan XLS Connect

R$ 90.807,00

VW Virtus Highline 200 TSI Flex

R$ 92.525,00

Fiat Cronos Precision 1.8 AT6

R$ 76.132,00

Hyundai HB20S Diamond Plus AT

R$ 81.450,00

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nissan Versa evolui em design e segurança; veja preços, versões e avaliação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.