Nissan Versa evolui em design e segurança; veja preços, versões e avaliação
Resumo da notícia
- Nova geração do sedã melhora em design e segurança
- 6 airbags, ESP e controle de tração são de série em todas as versões
- Motorização é a mesma 1.6 16V de 114 cv com câmbio CVT
Conhecer novidades em primeira mão é um dos privilégios de ser jornalista. Foi o que aconteceu com o novo Nissan Versa, que desembarca no país completamente renovado no design, nova gama de versões (agora são quatro) e com mais itens de série.
O sedã chamou bastante atenção nos três dias em que estivemos juntos: bastava parar em qualquer lugar para que alguém sacasse o telefone celular. Só que um público se mostrou um pouco indiferente à novidade: os donos do modelo atual, que permanece em linha com o nome de Versa V-Drive.
Não dá para condená-los: afinal de contas, o sedã mudou tanto que não parece o mesmo carro. Foi por isso que ele seduziu motoristas de modelos maiores e bem mais caros.
Mas será que ele virou só um rostinho bonito? Descubra todos os detalhes sobre o lançamento, com versões e preços, na avaliação de UOL Carros!
Nissan Versa Exclusive
Preço
R$ 92.990Pontos Positivos
- Segurança
- Design
Pontos Negativos
- Desempenho
Veredito
Fazia tempo que um carro não mudava tanto de uma geração para a outra como o Nissan Versa. Quase nada lembra o modelo antigo, especialmente no design, que apresenta uma evolução digna de aplausos. O mesmo acontece na segurança, já que o sedã pode vir com assistências de condução como alerta de colisão e frenagem de emergência. Melhor seria apenas se a Nissan tivesse substituído o motor 1.6 por um mais atual, mas nada que tire o brilho do sedã, que surge como forte candidato à brigar pela liderança do segmento.
Versões, preços e equipamentos do novo Versa:
Versa Sense 1.6 16V Manual: R$ 72.990
6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, volante multifuncional, chave presencial, botão de partida do motor, painel central com tela de 3,5 polegadas, retrovisores elétricos, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, sensores de estacionamento traseiros, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, sistema de com com entrada auxiliar e três entradas USB.
Versa Sense 1.6 16V CVT: R$ 77.990
Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais câmbio CVT, apoio de braço frontal e piloto automático.
Versa Advance 1.6 16V CVT: R$ 83.490
Todos os itens da versão Sense CVT mais acendimento automático dos faróis, banco traseiro bipartido rebatível, faróis com função 'follow me home', indicador de temperatura externa, painel central multifuncional em TFT com tela de 7 polegadas e 12 funções, retrovisores externos com indicadores de direção, rodas de liga leve aro 16, câmera de ré, faróis de neblina, alerta de Esquecimento de Objetos no Banco Traseiro, central Multimídia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
Versa Exclusive 1.6 16V CVT: R$ 92.990
Todos os itens da versão Advance CVT mais alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, câmera com visão em 360 graus, detector de objetos em movimento, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pontos cegos, ar-condicionado digital, bancos com revestimento premium, apoio de braço central traseiro, espelhos retrovisores externos com aquecimento, sistema de navegação por satélite (GPS), volante com revestimento premium, antena estilo barbatana de tubarão, faróis dianteiros em LED, assinatura dos faróis dianteiros em LED e rodas de liga leve aro 17.
Não é exagero dizer que o Versa é outro carro. As linhas tímidas e pouco harmoniosas do modelo anterior deram lugar a um estilo mais arrojado e esportivo.
É inevitável associá-lo com o novo Sentra, que já é vendido em vários mercados da Ásia, América do Norte e até na Argentina, mas ainda não está confirmado para cá.
A semelhança, inclusive, é tão grande quanto na dupla Virtus e Jetta. Alguns detalhes separam Versa e Sentra, como o formato dos farois e lanternas, mas a receita é a mesma nos dois casos.
O novo Versa preserva os 4,49 metros de comprimento, mas é 5 centímetros mais largo, 4 centímetros mais baixo e tem 2 cm a mais de distância entre eixos em relação a seu antecessor. O porta-malas cresceu de 460 litros para 482 litros.
Por dentro, o nível de acabamento evoluiu consideravelmente, sobretudo na qualidade do plástico e nos painéis das portas. A versão Exclusive traz ainda opção de revestimento em couro bicolor, dando um toque de sofisticação ao carro.
Os bancos dianteiros seguem o conceito Zero Gravity inaugurado no Kicks e são bem confortáveis, apoiando muito bem o corpo em viagens longas.
O espaço interno continua bom, embora pareça ser ligeiramente menor para as pernas frente ao antigo Versa, que tinha um latifúndio no banco de trás.
Se o lado de fora ficou bem melhor, a motorização é a mesma 1.6 16V Flex de antes. São 114 cv com etanol ou gasolina no tanque e 15,5 kgfm de torque máximo. A transmissão segue sendo do tipo CVT.
Houve melhora considerável no isolamento acústico do sedã. Segundo a fabricante, "os vidros das portas dianteiras ficaram mais grossos, assim como as borrachas de vedação das portas e os carpetes". Além disso, os retrovisores foram afastados em relação à carroceria para diminuir o nível de ruído do vento, passando de 20 mm na geração anterior para 40 mm.
A direção ficou nitidamente mais leve e direta. Aqui os engenheiros ampliaram o ângulo do cáster em 30% e recalibraram a direção para torná-la mais leve em manobras e firme em estradas. Durante nossa avaliação notamos uma condução muito suave e refinada, aproximando-se a um sedã médio.
Entre as mudanças, a suspensão traseira teve sua estrutura e os batentes de borracha foram trocados por poliuretano visando deixar o carro mais resistente a cargas. A Nissan afirma que as alterações reduziram o ângulo de rolagem da carroceria em 15%.
Os números de consumo divulgados pela marca são de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e 11,7 km/l em perímetro urbano e 13,9 km/l na estrada quando movido a gasolina.
O novo Versa ganhou um bom pacote de equipamentos, como você pode ver no começo da avaliação.
Agora todas as versões saem de fábrica com itens como 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.
Na versão Exclusive, o carro vem com as bem-vindas assistências de condução. Há alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, detector de objetos em movimento e alerta de esquecimento de objetos ou pessoas no banco de trás. Estes dois últimos itens, aliás, são exclusivos do Versa na categoria.
Como mencionado acima, o Versa Exclusive traz um ótimo pacote de itens de segurança.
Ao sair de fábrica com 6 airbags e controles de estabilidade e de tração, o sedã se equipara ao Chevrolet Onix Plus, até então a referência no quesito no segmento de sedãs compactos. Mas o Versa supera seu rival neste critério ao trazer as assistências de condução, incluindo itens únicos no segmento.
A Nissan ainda não divulgou os custos das revisões, mas promete oferecer os menores valores da categoria.
Por ora, a marca traz três anos de garantia e a opção do Nissan Protect. São oferecidos três planos de serviços (como garantia extra e pagamento das revisões) que podem ser contratados pelo proprietário), sendo que o custo pode ser diluído nas parcelas do financiamento.
A marca japonesa construiu uma estratégia inteligente com seus sedãs compactos.
Assim, o Versa V-Drive ficará responsável por encarar os modelos de entrada, como Ford Ka Sedan, Renault Logan e Toyota Etios Sedan, enquanto o novo Versa enfrentará a concorrência das versões mais caras de Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Honda City e Toyota Yaris Sedan.
Custando R$ 92.990, a versão Exclusive enfrenta modelos como Yaris Sedan XLS Connect (R$ 93.790) e Virtus Highline (R$ 98.950)
Motorização
1.6, 16V, 4 cilindros em linha, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
114 cv a 5.600 rpm
Torque (kgf.m)
15,5 kgfm a 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,7 s
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h
Consumo cidade (km/l)
8 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gas.)
Consumo estrada (km/l)
10 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gas.)
Câmbio
CVT
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
205/50 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1475 mm
Comprimento (mm)
4495 mm
Entre-eixos (mm)
2620 mm
Largura (mm)
1740 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.137 kg
Porta-malas (L)
482 l
Tanque (L)
41 l
10.000 km
n/d
20.000 km
n/d
30.000 km
n/d
40.000 km
n/d
50.000 km
n/d
60.000 km
n/d
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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