Nova VW Saveiro é boa para trabalhar, mas ainda está longe da Strada
O ano era 2009 quando a quarta geração da Saveiro ganhou as ruas. Naquela época, a Fiat Strada liderava há anos o segmento de picapes leves, mas já sentia o peso da idade com um projeto de 11 anos nas costas. Enquanto isso, a renovada Saveiro despontava como forte ameaça à rival apostando em um pacote mais moderno e uma gama variada de versões.
Quem viveu aquele tempo sabe que a Saveiro nunca incomodou a Strada, que permanece como líder da categoria. Só que agora o jogo se inverteu: se a picape da Fiat está mais moderna e preparada para atender aos desejos do consumidor, a Saveiro perdeu o brilho de antes.
A linha 2024 trouxe uma discreta atualização visual e algumas novidades. Mas será que essas mudanças serão suficientes para recuperar o prestígio da Saveiro? É isso que você descobre na avaliação a seguir.
A nova Saveiro está à venda em três versões de acabamento: Robust, Trendline e a inédita Extreme, esta última a sucessora da descontinuada Cross. UOL Carros avaliou a Saveiro Robust Cabine Simples, justamente a versão mais vendida da gama - e que custa R$ 95.770.
Desvendando a VW Saveiro Robust
Design: o visual passou por alterações que podem passar batidas mesmo aos olhares mais atentos. As mudanças se concentram na dianteira, que ganhou novos faróis, grade redesenhada e para-choque inédito. O capô traz novos vincos e ficou um pouco mais parrudo para reforçar a impressão de robustez.
Atrás, as lanternas ganharam uma nova disposição de lentes e máscaras negras e o para-choque foi redesenhado. Na cabine, tudo está como era antes, salvo pela tímida presença de novos grafismos no painel de instrumentos das versões mais caras.
A plástica, porém, não esconde o peso da idade da Saveiro. Isso fica ainda mais evidente ao lado da arquirrival Strada, cuja geração mais recente estreou em 2021. Esse visual datado deve permanecer em linha por mais alguns anos, já que o futuro da Saveiro ainda é indefinido.
Vida a bordo: a cabine simples da Saveiro Robust não é espaçosa como na versão com cabine dupla. Mesmo assim, quem for mais alto não deve ter dificuldade para regular o banco, uma vez que existe algum espaço atrás dos assentos, suficiente para acomodar uma mochila pequena.
O banco do motorista tem regulagem de altura, que deve ser controlada pelo peso do corpo, e não pela alavanca que permite um ajuste mais preciso. Na versão Robust a coluna de direção não possui regulagens de altura nem de profundidade.
O acabamento tem bastante plástico barato, especialmente no painel de instrumentos e nas portas. Ao menos a qualidade de montagem é muito boa, sem peças mal encaixadas nem parafusos aparentes.
Equipamentos: apesar de ser um veículo concebido para o trabalho pesado, a Saveiro Robust surpreende pela boa lista de itens de série.
Há equipamentos como controles de estabilidade e de tração e sensores de estacionamento traseiros, raramente encontrados na concorrência. Além disso, a picape tem ar-condicionado, direção hidráulica (nada de assistência elétrica), vidros elétricos e travas elétricas.
Ao mesmo tempo, faltam itens mais básicos, como o travamento das portas por comando remoto na chave. Para trancar o veículo ainda é preciso inserir a chave no miolo da maçaneta, como a gente fazia nos anos 90.
Essa e outras ausências, porém, são perdoadas pelo fato de a Saveiro Robust ser um veículo utilitário para o trabalho pesado, e não um automóvel de passeio no qual o conforto dos passageiros é prioridade.
Dirigibilidade: todas as versões da picape são movidas pelo motor 1.6 16V flex da família MSI, de 116 cv e 16,1 kgfm, associado ao câmbio manual de cinco marchas.
Falando nele, vale ressaltar a suavidade do funcionamento da caixa mecânica MQ200, que há mais de uma década chama atenção pelos engates precisos. Ela é peça importante na boa dirigibilidade da picape, que entrega bastante agilidade nas acelerações. Segundo a VW, a Saveiro vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.
Em contrapartida, toda aceleração é acompanhada de um nível de ruído consideravelmente alto que invade a cabine sem cerimônia.
Quanto ao consumo de combustível, a Saveiro Robust faz 8,1 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol. Se o combustível for a gasolina, as médias são de 11,7 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada
Volkswagen Saveiro
Pontos Positivos
- Preço
- Dirigibilidade
- Desempenho
Pontos Negativos
- Design
- Robustez para o trabalho
Veredito
Apesar das mudanças feitas na linha 2024, a Saveiro não consegue fazer muito para ameaçar o reinado da Strada, que reina soberana há mais de 20 anos. Mesmo assim, a picape é uma boa opção para quem precisa de um veículo para trabalhar. Mais do que o desempenho ou o conforto, a Saveiro Robust atrai compradores pelo preço. E em um universo no qual cada centavo conta, isso pode fazer toda a diferença.
Motorização
1.6, 16V, 4 cil.
Combustível
Etanol/ Gasolina
Potência (cv)
116 cv / 106 cv
Torque (kgf.m)
16,1 kgfm / 15,4 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,9 s
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,1 km/l / 11,7 km/l
Consumo estrada (km/l)
9 km/l / 12,8 km/l
Câmbio
Manual, cinco marchas
Tração
Dianteira
Direção
Hidráulica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Braços longitudinais com molas helicoidais
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
205/60 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1520
Comprimento (mm)
4490
Entre-eixos (mm)
2750
Largura (mm)
1720
Ocupantes
2
Peso (kg)
1076 kg
Porta-malas (L)
924 l
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Vidros Elétricos Dianteiros
Banco do motorista com ajuste de altura
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