Novo Audi A3 mantém legado e traz os ingredientes para quem ama carros
Rafaela Borges
Colaboração para o UOL
23/11/2021 04h00
Um dos grandes ícones do luxo na indústria automobilística brasileira, o Audi A3 chegou à quarta geração. A primeira versão do modelo foi lançada mundialmente em 1996 e, em 1999, começou a ser produzida em São José dos Pinhais, no Paraná.
Ter um hatch premium nacional com pegada esportiva (era considerado um Golf apimentado) e preço mais atraente que o da maioria dos carros importados de marcas sofisticadas foi uma jogada certeira. Tanto que, até hoje, tantos anos depois, o A3 continua representando cerca de 50% das vendas totais da história da montadora no Brasil.
Na segunda geração, o A3 passou a ser importado. Já na terceira, voltou a ser montado no Paraná, mas desta vez em uma nova carroceria, a sedã. O hatch médio, integrante de um segmento que perdeu apelo e já quase não tem representantes no mercado brasileiro, vinha da Europa.
A quarta geração é 100% europeia, importada da Alemanha. A Audi não descartou a produção nacional e ainda tem a fábrica do Paraná, em parceria com a Volkswagen (as duas marcas fazem parte do mesmo grupo automotivo). Porém, se a montagem de modelos no País for retomada, certamente o modelo não será o hatch. A maior possibilidade é a nacionalização do Q3 e, no caso do A3, a eleita seria a versão sedã.
Mas a versão Sportback (como a Audi batiza o hatch médio), tão icônica e cheia de história, faz jus ao legado do carro nesta quarta geração. É modelo de nicho, voltado aos entusiastas que não abrem mão do segmento. E tem todos os ingredientes para empolgar quem ama a essência do mundo do automóvel.
São duas versões de carroceria e duas de motor; hatch e sedã têm o mesmo preço. Na 1.4 turbo (150 cv e câmbio automático de oito marchas) são R$ 229.990. As opções com esse propulsor são chamadas de S Line Limited. Já na 2.0 turbo (190 cv e transmissão automatizada de duas embreagens e sete velocidades), são R$ 264.990.
UOL Carros testou o A3 Sportback com motor 2.0. As versões com esse propulsor foram batizadas de Performance Black.
Audi A3
Preço
R$ 264.9904,0
5,0
5,0
3,0
4,0
3,0
4,0
Pontos Positivos
- Dirigibilidade
Pontos Negativos
- Assistência à condução
Veredito
O brasileiro está carente de hatches médios. Entre as marcas generalistas, hoje só há o Cruze, da Chevrolet. Das montadoras premium, ficou o Classe A, da Mercedes. O A3 Sportback de quarta geração surge não só como alternativa, mas também com um legado. E ele cumpre seu papel histórico de oferecer, na versão Performance Black, a dirigibilidade esportiva que se espera do modelo. Vai ter fila de entusiastas querendo comprar o carro. E, com a crise dos semicondutores, há uma boa chance de revendê-lo depois por um valor superior ao pago agora. Para quem conseguir comprá-lo, pode ser um bom negócio.
Design e dimensões
A dianteira do A3 Sporback Performance Black fica alinhada à dos demais modelos da Audi, com a grade octagonal achatada e escurecida. Os faróis são full-LEDs e, opcionalmente, trazem o sistema matricial. Com ele, são antiofuscamento e têm assinatura quando o carro é ligado e desligado.
Esse opcional tem preço de R$ 8.500 e está disponível apenas nas versões Performance Black. Nelas, as rodas de 18" têm arcos em dois tons. Os freios são a disco na frente e atrás e a suspensão passa a ser independente nas quatro rodas - no sedã montado no Brasil, a traseira era por eixo de torção.
A lateral passa também a trazer linhas mais pronunciadas e tem detalhes pretos em diversas partes. Atrás, há duas saídas de escape falsas, revestidas por material preto. O porta-malas tem boa capacidade para um hatch médio. São 380 litros.
No sedã, sobe para 425 litros. O A3 Sportback tem 4,34 metros de comprimento, 3 cm a mais que no modelo anterior. A altura foi mantida em 1,43 m e a largura ganhou 2 cm (1,82 m). O carro oferece 2,63 metros de entre-eixos.
O A3 vem com pacote exterior S Line, que garante mais esportividade ao visual. O hatch pode receber retrovisor de fibra de carbono, por R$ 6 mil. Por outros R$ 6 mil, o cliente leva ainda um spoiler feito com esse material. Mas, nesse caso, só no sedã.
Interior e equipamentos
O painel de instrumentos é virtual, com tela de 12,3". Ela é personalizável. Dá para ver as informações do centro em evidência, por exemplo (em vez de velocímetro e conta-giros) e escolher um entre três layouts.
A central multimídia, que antes era sobre o painel, agora é integrada. Tem tela de 10,1", oferece Android Auto e Apple CarPlay e traz um opcional muito interessante, disponível apenas nos modelos mais sofisticados da marca. É o sistema de iluminação personalizável da cabine.
Com esse extra, dá para escolher uma entre 30 opções de cor para iluminar painéis e portas. O opcional custa R$ 1.500. Outro item que pode ser acrescentado é o sistema de som da Bang&Olufsen, por R$ 6.000.
O console central é revestido de Black Piano e perdeu a alavanca do câmbio. No lugar dela, há uma tecla, liberando espaço para mais porta-objetos. O carro também passa a vir com carregador de smartphones sem fio e quatro entradas USB do tipo C (duas para os passageiros da frente e duas para o de trás).
O espaço traseiro é adequado para duas pessoas. Fica inviável acomodar uma terceira, pois o túnel central é muito alto. Há um console retrátil para quem viaja atrás, com dois porta-copos.
Uma das poucas tecnologias de assistência que o A3 Sportback tem é o sistema de auxílio ao estacionamento. Ele pode ser acionado inclusive quando a manobra já está em andamento - caso o motorista comece uma baliza, por exemplo, e perceba que não consegue concluí-la.
Controlador de velocidade adaptativo, leitor de faixas e sensor de ponto cego, para citar alguns exemplos, não estão disponíveis. Segundo a Audi, essa ausência é por causa da crise de semicondutores, que afeta a produção mundial e prejudica a oferta de alguns itens. A marca pretende incorporar em breve essas assistências à linha A3.
Desempenho
O A3 Sportback Performance Black é, literalmente, um foguetinho de bolso. O motor 2.0 casa muito bem com a proposta do carro e oferece 32,6 mkgf de torque a apenas 1.500 rpm. O câmbio S tronic, com uma embreagem para as marchas ímpares e outra para as pares, faz as trocas sem engasgos e com muita rapidez.
Com isso, o A3, que tem tração dianteira, tem muita agilidade em retomadas de velocidade e acelerações rápidas. É eficiente nas ultrapassagens e oferece desenvoltura no trânsito. De acordo com informações da Audi, acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atinge 248 km/h de velocidade máxima.
O carro tem modos de condução para se comportar de forma mais econômica, confortável ou esportiva. Essa funcionalidade adapta as respostas do conjunto motor-câmbio e da direção.
Se em alguns modelos da Audi, como no Q5, não há grande mudança na resposta da direção entre os modos confortável e esportivo, no A3 essa alteração se faz mais sensível. O peso do componente em alta velocidade é ideal, e as curvas são feitas com agilidade e segurança. Nessa condição, a rolagem de carroceria é nula.
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Motorização
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2.0, 4 cil., 16V, turbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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190 @ 4.200 6.000
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Torque (kgf.m)
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32,6 @ 1.500 4.180
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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7,4
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Velocidade máxima (km/h)
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241
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Câmbio
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Automático, 7 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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225/40 R18
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Rodas
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18" x 8J
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Altura (mm)
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1.430
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Comprimento (mm)
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4.343
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Entre-eixos (mm)
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2.636
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Largura (mm)
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1.984
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.485
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Porta-malas (L)
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380
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Sensor de pressão dos pneus
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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