Novo Chevrolet Trailblazer 2025: o que mudou no SUV 4x4 para vender mais
Após atualizar a Chevrolet S10, a General Motors acaba de renovar o Trailblazer, SUV derivado da picape média.
Com estrutura de carroceria sob chassi e tração 4x4 com opção de caixa de marchas reduzida, o utilitário esportivo mudou por dentro e por fora, trazendo dianteira redesenhada e muitas atualizações na cabine, como a introdução de painel de instrumentos digital, atualização da central multimídia e novos bancos, mais confortáveis.
O motor 2.8 turbodiesel também mudou, gerando agora 207 cv e 52 kgfm - é 7 cv mais potente e 1 kgfm mais forte do que seu antecessor. Com foco na eficiência, a transmissão automática também evoluiu, de seis para oito marchas.
O novo Trailblazer chega na versão única High Country, com sete lugares e preço sugerido de R$ 368.550 - inferior aos R$ 386.290 cobrados pela versão mais acessível do Toyota SW4 com três fileiras de bancos.
Confira a seguir a avaliação da novidade da Chevrolet, que chega com a missão de impulsionar as respectivas vendas - de janeiro a junho, o primeiro mês cheio do Trailblazer 2025, o modelo da General Motors teve 814 emplacamentos, ante 7.631 do SW4 e 1.051 do Mitsubishi Pajero Sport, outro SUV com características semelhantes.
Desvendando o Chevrolet Trailblazer 2025
Design: a imponente dianteira dessa reestilização do Trailblazer é idêntica à da nova Chevrolet S10 e isso é uma boa notícia.
O visual, com faróis afilados bem rente ao capô e a grade fontal, onde se destaca a enorme barra cromada, deram uma bela rejuvenescida à aparência do SUV da Chevrolet.
Pena que a traseira ficou praticamente inalterada, com exceção no escurecimento das lanternas - o que denuncia a idade do projeto e destoa da modernidade observada na parte frontal do veículo.
A cabine, completamente redesenhada, também evoluiu bastante em relação ao modelo anterior, trazendo um revestimento de couro na parte central do painel, replicado no revestimento das portas - sem contar o novo painel, agora completamente digital, formando conjunto em peça única com a central multimídia de 11 polegadas. Ficou muito bom.
Espaço interno: medindo quase 4,90 m de comprimento, 1,90 m de largura e 2,84 m de distância entre-eixos, o Trailblazer pode ser considerado um automóvel grande para os padrões brasileiros.
De fato, a cabine é bastante espaçosa, especialmente na segunda fileira de assentos - cujos encostos são mais inclinados na comparação com a S10, o que beneficia o conforto dos ocupantes.
Como seria de se esperar, na terceira fileira, que pode ser rebatida, há espaço suficiente para dois adultos, desde que sejam muito altos - para compensar, o respectivo acesso é simples e fácil.
Quanto ao porta-malas, ele tem apenas 205 litros com os sete assentos - contudo, sobe para 554 litros se você rebater a terceira fileira.
Vida a bordo: assim como aconteceu com a Chevrolet S10, boa parte das novidades da linha 2025 está concentrada na cabine, que traz novos painel, central multimídia, bancos e revestimentos.
Da mesma forma que a Spin e a S10, o painel de instrumentos passa a ser digital, em tela oito polegadas, que traz gráficos bonitos de de fácil leitura. Só que esse painel é simples demais e traz poucas opções de customização, além de alguns layouts pré-definidos.
Por exemplo, não é possível ajustar o cluster para exibir informações como consumo médio de combustível e hodômetro parcial - esses dados estão disponíveis na central multimídia, por meio de um botão dedicado.
Por falar em botões, há ajustes físicos do ar-condicionado, que tem apenas uma zona de temperatura, e não apenas por meio da tela tátil da multimídia, como em outros modelos, inclusive de marcas premium. Por outro lado, as saídas no teto são muito bem-vindas e ajudam a climatizar o habitáculo mais rapidamente.
Por sua vez, a central multimídia MyLink é boa, trazendo respostas rápidas ao toque e interface intuitiva - com o bônus de oferecer conexão à internet dedicada, com sinal bastante superior ao de celulares em geral, com um plano de dados próprio do veículo.
O interior mesclando revestimentos em dois tons ficou bem elegante, enquanto os bancos de couro com espumas de densidades diferentes oferecem bom apoio e são bem confortáveis.
Segurança: nesse quesito, o SUV "raiz" da Chevrolet está bem servido: traz de série seis airbags e assistências à condução como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, assistente de manutenção de faixa, controle eletrônico de oscilação de reboque, farol alto com ajuste automático, alerta de tráfego cruzado traseiro e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Poderia trazer controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e a capacidade de fazer curvas de raio mais fechado de forma semiautônoma, itens presentes em alguns concorrentes.
Desempenho: a nova geração do motor 2.8 turbodiesel traz força de sobra para o Trailblazer, com seus 2.189 kg em ordem de marcha. São 207 cv de potência, disponíveis a 3.300 rpm, e bons 52 kgfm de torque, disponíveis cedo, a apenas 2.000 rotações.
A força disponível é bem explorada pela nova transmissão de oito marchas, dando agilidade para o SUV e seus 4,9 m de comprimento - a aceleração de zero a 100 km/h informada pela General Motors é de 9,5 segundos.
As suspensões receberam nova calibragem, o que, de fato, deixou o utilitário esportivo mais confortável, enquanto a direção está mais direta. Apenas senti que o Trailblazer poderia oscilar um pouco menos em velocidade mais elevadas.
O consumo é bom para um veículo de grande porte: comprovamos na prática médias próximas daquelas informadas pelo ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia): 9,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Nada mau para um SUV grande e pesado com motorização a diesel.
Equipamentos: vem de série com bancos do motorista com ajustes elétricos, painel digital de 8 polegadas, central multimídia de 11 polegadas, wi-fi nativo, sistema de concierge e rastreamento OnStar, câmera de ré, bancos de couro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e profundidade, carregamento de celular por indução, rodas de liga leve de 18 polegadas, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, alerta de saída de faixa, controle de velocidade de cruzeiro, acendimento automático dos faróis e limpadores do para-brisa com sensor de chuva.
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Chevrolet Trailblazer High Country 2025
Preço
R$ 368.550Pontos Positivos
- Conforto ao rodar
- Robustez
- Desempenho
- Novo design da dianteira deixou SUV bem mais moderno
Pontos Negativos
- Painel digital traz poucas opções de configuração
- Não tem itens disponíveis na concorrência, como porta-malas com abertura elétrica e ar-condicionado de duas zonas
Veredito
O novo Chevrolet Trailblazer 2025 ganhou atualizações importantes, que deixaram um projeto relativamente antigo com uma cara muito mais moderna. Tem preço competitivo ante a concorrência, motor potente e uma cabine totalmente redesenhada, trazendo painel digital e uma boa e ampla central multimídia. Poderia ter recebido mais atualizações na dianteira, que permaneceu quase inalterada e carece de itens esperados na sua faixa de preço, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. A robustez de sempre para encarar todo terreno está mantida, e há potencial para vender muito mais do que o modelo anterior.
Motorização
2.8 turbo, 4 cilindros com injeção direta
Combustível
Diesel
Potência (cv)
207 cv a 3.200 rpm
Torque (kgf.m)
52 kgfm a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,5 segundos
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,2 km/l
Consumo estrada (km/l)
11,2 km/l
Câmbio
Automático de 8 marchas
Tração
4x4 com reduzida
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
265/60 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.860 mm
Comprimento (mm)
4.871 mm
Entre-eixos (mm)
2.845 mm
Largura (mm)
1.902 mm
Ocupantes
7
Peso (kg)
2.189 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
554 litros com terceira fileira rebatida / 205 litros com 7 lugares
Tanque (L)
76 litros
10.000 km
R$ 836
20.000 km
R$ 1.760
30.000 km
R$ 1.840
40.000 km
R$ 1.760
50.000 km
R$ 1.268
60.000 km
R$ 2.360
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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