Novo SUV híbrido da BYD faz 20 km/l e é R$ 50 mil mais barato que Song Plus
26/07/2024 04h00
Depois de fazer sucesso com o Song Plus, que já soma mais de 10 mil emplacamentos em 2024 e se tornou o SUV híbrido plug-in mais vendido do país, a BYD amplia o leque com o Song Pro;
Com preço inicial de R$ 189.900 na versão GL, é R$ 50 mil mais em conta do que o Song Plus e traz, basicamente, a mesma tecnologia de propulsão, combinando motor 1.5 a gasolina com outro elétrico. A tração é sempre dianteira.
Construído sobre a mesma plataforma, o lançamento também sai da fábrica com lista de equipamentos parecida e o mesmo vale para o espaço interno, bastante generoso.
Tudo isso com preço na mesma faixa do valor cobrado pela versão topo de linha de SUVs compactos como VW T-Cross e Hyundai Creta, mais a vantagem de ser um híbrido com baterias relativamente grandes - pode rodar dezenas de quilômetros sem gastar uma gota de combustível e, no uso urbano, é capaz de médias de consumo em torno de 20 km/l.
Veja a seguir a avaliação do UOL Carros da versão GS do Song Pro, que tem preço sugerido de R$ 199.800 e é a mais completa.
Desvendando o BYD Song Pro GS
Design: o BYD Song Pro tem linguagem de design semelhante à adotada pelo Song Plus.
Embora tenha faróis, grade dianteira e para-choque exclusivos, lembra bastante o irmão maior e mais caro.
A parte frontal traz a mesma barra com aparência metalizada em forma de cunha, enquanto a grade exibe acabamento preto brilhante.
É um SUV bastante convencional, sem ousadias no desenho, e isso deve agradar muita gente.
Na coluna traseira, exibe um aplique texturizado na cor prata, de onde saem frisos de mesma cor que acompanham a base dos vidros nas laterais.
A traseira conta com lanternas na horizontal unidas por uma barra de LEDs que atravessa a tampa elétrica do porta-malas.
Um detalhe que não agradou tanto: a base da tampa traseira fica quase rente ao para-choque, ficando mais vulnerável a amassados em caso de colisão.
Espaço interno: medindo 4,70 m de comprimento, o Song Pro é 4 cm mais comprido do que o Song Plus.
As demais medidas são bastante parecidas com as do SUV mais caro: tem 1,86 m de largura (3 cm a menos), 2,71 m de distância entre-eixos (5 cm menor) e 1,71 m de altura (é 3 cm mais alto do que o Plus).
O porta-malas comporta 520 litros de bagagens, ante 574 litros do Song Plus.
No geral, o Pro é bastante espaçoso, especialmente para acomodar as pernas no banco traseiro.
Vida a bordo: a novidade da BYD se destaca pelo acabamento interno, bem parecido com o do Song Plus, com predomínio de revestimentos macios ao toque e peças bem encaixadas e sem rebarbas.
Também se destaca em relação à lista de itens de série, que inclui painel digital de 8,8 polegadas e central multimídia com tela giratória de boa resolução e 12,8 polegadas.
Também oferece ar-condicionado digital de dias zonas, comandos de voz, conexão à internet dedicada e tampa do porta-malas com abertura elétrica.
A versão de entrada GL perde alguns (poucos) itens de conforto que são de série no Song Pro GS, mais caro - tais como carregamento de celular por indução e ajustes elétricos do banco do motorista. Com exceção desses itens, a lista de equipamentos de série é praticamente idêntica nas duas configurações.
Segurança: o Song Pro traz seis airbags, mais sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cintos dianteiros com pré-tensionamento, monitoramento "360 graus" com câmeras e monitoramento da pressão dos pneus.
Traz os itens de segurança essenciais na sua faixa de preço, mas carece das assistências à condução disponíveis no Song Plus, como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo
Desempenho: na versão avaliada, a potência combinada de 235 cv e o torque máximo de 43 kgfm proporcionam agilidade na hora de pisar no acelerador.
Na maior parte do tempo, o motor 1.5 aspirado a gasolina funciona como um gerador para recarga das baterias, enquanto o motor elétrico se encarrega da maior parte da propulsão - sozinho, ele rende 197 cv e 30,6 kgfm.
Dá para ajustar o sistema híbrido para manter uma carga mínima das baterias até 70% - assim, o SUV não fica dependente apenas do propulsor a combustão de apenas 98 cv e 12,4 kgfm.
Quanto à dinâmica do chassi, o Song Pro, com seus pneus de perfil relativamente alto (225/60 R18), tem rodar confortável, sem ser "molenga". É um carro bem ajustado e estável.
Na versão avaliada, com baterias de 18,3 kW totalmente, consegui rodar cerca de 750 km com o tanque de 52 litros cheio - longe dos 1.100 km prometidos pela fabricante, mas vale destacar que não priorizei uma condução mais econômica durante os sete dias de avaliação.
Na estrada, onde você freia e desacelera menos - e, portanto, recarrega menos as baterias -, obtive média de 15,5 km/l. Na cidade, cheguei, em algumas ocasiões, a passar dos 20 km/l.
A autonomia oficial no modo 100% elétrico é de 68 km no ciclo do Inmetro, enquanto no ciclo chinês chega a 110 km - no mundo real, com o pé leve e vias predominantemente planas, espere um alcance entre 90 km e 100 km com uma carga completa das baterias.
Vale destacar que a versão mais barata GS tem baterias menores, de 12,9 kW, e, portanto, autonomia elétrica menor, em torno de 49 km de acordo com o Inmetro, A opção mais barata também traz potência combinada um pouco inferior, de 223 cv, com torque de 40,8 kgfm.
Nas duas configurações, um ponto fraco: a recarga das baterias só acontece em corrente alternada e com potência máxima de 6,6 kW - portanto, se você pretender rodar predominantemente no modo elétrico, é melhor ter um carregador em casa ou no trabalho - dependendo do percentual das baterias, a recarga pode acontecer em até seis horas, aproximadamente.
Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bancos do motorista com ajustes elétricos, central multimídia giratória de 12,8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos de couro, banco traseiro com inclinação ajustável do encosto bipartido, abertura elétrica da tampa do porta-malas, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, painel digital de 8,8 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 18 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor crepuscular, câmeras "360 graus" de alta resolução, conexão 4G dedicada com roteamento, GPS integrado, chave presencial e faróis e lanternas de LEDs.
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BYD Song Pro GS
Preço
R$ 199.8005,0
4,0
4,0
4,0
4,0
4,0
3,0
Pontos Positivos
- Tem preço de versão topo de linha de SUV compacto, mas tem muito mais espaço interno
- Traz bom desempenho com baixo consumo
- Acabamento acima da média
- Por ser híbrido plug-in, tem as vantagens de um carro elétrico sem autonomia limitada
- É muito bem equipado
Pontos Negativos
- Baixa potência para recarga das baterias
- Não traz frenagem automática e outras assistências à condução disponíveis em SUVs mais baratos
Veredito
O BYD Song Pro é um dos modelos da BYD com melhor custo-benefício. Tem preço R$ 50 mil mais baixo do que o Song Plus, com quase o mesmo espaço espaço interno e lista de itens de série bem parecida - embora perca as assistências à condução disponíveis no BYD mais caro. Tem preço de SUV compacto topo de linha, embora seja de uma categoria superior, anda bem e traz baixo consumo de combustível. Tem muito potencial para vender bem no Brasil.
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Motorização
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1.5 aspirado + motor elétrico
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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235 cv
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Torque (kgf.m)
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43 kgfm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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7,9 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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185 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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20 km/l
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Consumo estrada (km/l)
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15,5 km/l
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Câmbio
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Automático
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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225/60R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1.710 mm
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Comprimento (mm)
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4.738 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.712 mm
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Largura (mm)
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1.860 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.700 kg em ordem de marcha
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Porta-malas (L)
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520 litros
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Tanque (L)
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52 litros
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Garantia
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6 anos sem limite de quilometragem para o carro e 8 anos sem limite de quilometragem para as baterias
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Sensor de pressão dos pneus
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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