Novo VW Virtus mostra que sedãs ainda podem ser 'jovens'; veja a análise
A renovação fez muito bem ao Volkswagen Virtus. Agora, tem linhas que reforçam bem mais a sua presença, mas sem estragar a essência do seu visual mais "sóbrio". Além disso, adicionou itens mais modernos, cresceu e até ganhou novas versões para incomodar o segmento dos sedãs médios. Na avaliação de hoje, escolhemos a versão que se propõe unir mais equipamentos, por menos: a Highline (R$ 133.990).
Abaixo apenas da Exclusive (R$ 147.790) - que adiciona motorização 1.4 TSi, rodas de 18 polegadas, seletor de modos de condução, aerofólio traseiro e acabamento exclusivo - a Highline dos nossos testes traz todos os itens de segurança e conectividade, além de todas as superfícies em preto brilhante na carroceria.
Atualmente, o rival que chega mais perto do sedan da marca alemã é o Honda City Touring (137 mil), especialmente na parte de equipamentos. Ainda assim, a abordagem de cada um é um pouco diferente - e, como verão a seguir, o Virtus até consegue dialogar um pouco mais com um público mais jovem.
Será que isso é o bastante para "rejuvenescer" o apelo do seu segmento, que foi sempre mais procurado por um público mais maduro? Mesmo que essa missão possa até não ser exatamente a que a Volkswagen tenha idealizado para o carro dos nossos testes, se ele tiver o potencial para conseguir algo assim, geraria um efeito bem interessante no mercado tomado pelos SUVs, não é mesmo? Vamos descobrir mais detalhes a seguir.
Volkswagen Virtus Highline
Preço
R$ 133.990Pontos Positivos
- Dirigibilidade
- Consumo
- Design
Pontos Negativos
- Poderia ter mais materiais sensíveis ao toque no interior
- É um pouco mais duro do que outros sedãs em solos irregulares
- Alças do porta-malas podem comprometer um pouco a acomodação das bagagens
Veredito
O Volkswagen Virtus é uma das provas de que é possível encontrar um bom sedã (nas funções que são pensados para melhor executar), mas sem abrir mão de elementos mais espirituosos. Tanto no design quanto na dirigibilidade, mostra bom refinamento e, inclusive, características mais joviais. Ainda peca um pouco na oferta de acabamentos sensíveis ao toque no interior. Além disso, alguns dos seus rivais ainda podem ser mais macios nas buraqueiras. De todo modo, a versão testada é o equilíbrio ideal entre preço, equipamentos, segurança e as virtudes instigantes que mencionamos.
Design
Como já adiantamos, a renovação fez muito bem ao modelo. Agora está 79 mm mais comprido do que o anterior (por causa da nova dianteira), além de exibir novas linhas que inspiram mais esportividade.
Além dos frisos mais destacados, abusa dos black pianos para conferir mais sofisticação. É bem difícil de encontrar algum ângulo "feio" do carro
Além dos faróis de LED afilados, vemos uma silhueta que destaca bastante o comprimento total do carro. Além disso, suas rodas de 17 polegadas mesclam cores para explorar um pouco mais a impressão de movimento.
Na traseira, o nome do carro agora está escrito por extenso, bem no meio da tampa, enquanto as lanternas de LED demarcam a assinatura luminosa
No interior é onde vemos que, apesar de preservar um pouco as linhas sóbrias, não deixou de investir nas superfícies. Agora, elas são tingidas com diferentes tons.
Outro elemento que domina o visual é o aspecto das telas do interior. Com esses itens, se aproximam até de modelos de segmentos mais premium
Vida a bordo
Os seus 4.561 mm de comprimento, 1.752 mm de largura, 1.507 mm de altura e 2.651 mm de entre eixos contribuem bastante para o espaço interno - tanto para pessoas, quanto para as malas
É possível usufruir de uma boa profundidade do porta-malas (totalizando 521 litros), ainda que ele não esconda as hastes que dão suporte à tampa - algo que pode acabar comprometendo o fechamento, caso objetos sejam posicionados nas laterais do compartimento
Para os passageiros, o espaço também favorece a acomodação. Não é o que mais permite liberdade para três ocupantes na fileira de trás (quando falamos de sedãs em geral), mas dentro do seu segmento é um dos melhores. Além disso, recebe ponto positivo pelas saídas de ar traseiras e oferta de carregamento a cabo para celulares
O que também ajuda bastante é que tem ótimo isolamento acústico. Entretanto, infelizmente não vem com qualquer revestimento macio nos painéis laterais traseiros - enquanto que, na dianteira, só é possível percebê-los nos apoios para os cotovelos
Ergonomia e dirigibilidade
A suspensão tem um bom compromisso entre conforto e precisão (mas ainda tende mais a este último aspecto). Os bancos, por sua vez, mantêm muito bem a postura dos ocupantes, pelo fato de que a rigidez da espuma seja um pouco maior do que a média
Já que a ergonomia é uma das melhores do segmento, é possível encontrar uma ótima posição ao volante, ao mesmo tempo que proporciona uma acomodação confortável. Por isso que a suspensão não precisa nem ser tão macia para garantir viagens tranquilas
Por ter boa rigidez estrutural, pudemos sentir que o sedan contorna curvas com boa previsibilidade e agilidade. Em mudanças rápidas de dirigibilidade, notamos que a carroceria é bem equilibrada. Tudo isso também tem boa relação com a boa estabilidade em velocidades de cruzeiro mais elevadas
Consumo e desempenho
A redução de potência na motorização 1,0 TSi não atingiu a versão testada, que mantém os seus 128 cv e 20,4 kgfm. Junto do câmbio automático de seis marchas, isso é o bastante para acelerar até 100 km/h em 10 segundos e chegar aos 196 km/h
Segundo o Inmetro, faz bons 8,5 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada) com etanol, ou 12,2 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada) com gasolina
Notamos apenas uma característica que poderia melhorar, na parte de desempenho. Mesmo com o câmbio no modo esportivo, notamos que, às vezes, demora um pouco para reagir, logo que afundamos o pé no acelerador.
De todo modo, a transmissão passa as marchas com rapidez e suavidade
Equipamentos e segurança
Além de ter recebido 5 estrelas (de 5) no teste de colisão do Latin NCap (que, até a data desta publicação, foi o mais recente divulgado pelo órgão de segurança veicular), vem equipado com seis airbags, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital, piloto automático, volante multifuncional e carregador de celular por indução
Como se não bastasse, adiciona ar-condicionado digital, sistema Start&Stop, auxílio de partida em rampas, frenagem autônoma de emergência (inclusive em manobras de estacionamento), câmera de ré, bancos de couro, rodas de 17 polegadas, acendimento automático dos faróis, central multimídia VW Play de 10,25 polegadas, sensor de chuva e retrovisores elétricos e cluster digital de 8 polegadas
Motorização
1.0 com turbocompressor e injeção direta
Combustível
Flex
Potência (cv)
128
Torque (kgf.m)
20,4
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10
Velocidade máxima (km/h)
196
Consumo cidade (km/l)
8,5 km/l (etanol) e 12,2 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
10,7 km/l (etanol) e 15,2 km/l (gasolina)
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos
Freios Traseiros
Discos
Pneus
205/50
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.507
Comprimento (mm)
4.561
Entre-eixos (mm)
2.651
Largura (mm)
1.752
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.161
Porta-malas (L)
521
Tanque (L)
52
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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