O que novo Peugeot 2008 GT traz para ameaçar liderança do VW T-Cross
A segunda geração do 2008, SUV compacto da Peugeot, chegou ao Brasil no fim de 2022 chamando a atenção com seu visual arrojado e bem resolvido.
Foi uma evolução e tanto na comparação com o modelo antigo, porém chegou apenas em versão 100% elétrica, importada da Espanha e com preço bem mais alto.
Pois a Peugeot acaba de relançar o novo 2008, agora com vários retoques visuais e o mais importante: traz motor turbo flex e preços mais atraentes, pois agora é fabricado na vizinha Argentina, juntamente com o hatch 208 - o "velho" 2008, que era fabricado em Porto Real (RJ), saiu de linha há alguns meses.
O lançamento chega ao Brasil com três versões e preços promocionais de lançamento que, até segunda ordem, serão válidos apenas até o fim de agosto - partem de R$ 119.990 e chegam a R$ 149.990.
A título de comparação, o Fiat Pulse com o mesmo conjunto mecânico sai por R$ 122.990 na versão Audace e por R$ 137.990 na Impetus.
Por sua vez, o Volkswagen T-Cross, SUV mais vendido do Brasil, parte de R$ 119.890 (versão Sense) e chega a R$ 163.990 (Comfortline) mas versões com motor 1.0 turbo flex e transmissão automática de seis velocidades.
Confira a seguir nossas primeiras impressões do novo 2008 na sua versão mais completa e veja o que ele tem para desafiar o líder T-Cross.
Desvendando o Peugeot 2008 GT Turbo 200
Design: esse é o aspecto em que o 2008 se destaca com folga. É um carro bonito, com aparência rebuscada e cheia de detalhes que chamam a atenção.
Na dianteira, a grade com filetes na mesma cor da carroceria, exclusiva da versão GT, destaca o 2008 ante à concorrência.
A versão de topo também traz, por dentro e por fora, vários detalhes de acabamento "black piano", com pintura preta brilhante, que contribuem para dar um toque mais sofisticado ao SUV compacto da Peugeot.
O novo logotipo da marca francesa, que traz apenas a cabeça do leão de perfil sobre um escudo com fundo preto, faz sua estreia no 2008 e é outro ponto a diferenciá-lo - embora, pessoalmente, eu prefira o anterior, com o leão em pé.
A traseira também "conversa" bem com o restante da carroceria e exibe lanternas com luzes em filetes que dão um efeito de profundidade que costumo ver em automóveis mais caros.
O design interno, que detalho no próximo item, é outro ponto forte do lançamento da Peugeot.
Vida a bordo: a cabine traz acabamento com plásticos rígidos, como em outros SUVs compactos na mesma faixa de preço, mas compensa ao combinar diferentes materiais de acabamento que dão uma impressão mais premium a bordo.
Contudo, o que mais faz a diferença no habitáculo do 2008 é o design fluido inspirado em cabine de aviões que "abraça" o motorista, com painel e multimídia voltados ao assento do condutor.
O volante pequeno e o painel alto que já são marca registrada da Peugeot ajudam a dar uma sensação mais especial a bordo do novo 2008.
Quanto ao espaço interno, é bom para quatro ocupantes e, no banco traseiro, passageiros mais altos se acomodam bem, mesmo com o teto solar panorâmico, que costuma roubar um pouco de espaço para passageiros de altura elevada.
Quem vai atrás tem a comodidade duas duas portas USB (uma do tipo A e outra do tipo C) para recarga de dispositivos móveis, mas senti falta de saídas dedicadas do ar-condicionado e também de um apoio de braço para quem vai atrás.
O porta-malas de 374 litros na medição VDA não é o mais espaçoso da categoria, mas está longe de ser o menor e permite aproveitar bem a litragem disponível.
Segurança: um ponto negativo do 2008, nas versões Active e Allure, é trazer apenas quatro airbags de série. Essa falha é corrigida na versão topo de linha GT, que sai da fábrica com seis bolsas infláveis.
A configuração mais completa também é a única a trazer todos os assistentes à condução disponíveis para o SUV médio: o pacote Peugeot Driver Assist inclui alerta de ponto cego, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, assistente de permanência em faixa, comutação automática do farol alto e reconhecimento de placas de limite de velocidade.
Vale destacar que todas as configurações do novo 2008 vêm de série com freios a disco nas quatro rodas e o alerta de ponto cego está incluído na versão intermediária Allure.
Desempenho: como em outros modelos da Stellantis, o motor 1.0 turbo flex que também equipa Fiat Pulse e Fastback, Critroën C3 Aircross e Peugeot 208 combina bom desempenho com baixo consumo de combustível.
Ao pisar no acelerador, as respostas são rápidas e o carro transmite segurança para ultrapassagens e retomadas.
O gerenciamento do câmbio CVT é referência no mercado: diferentemente de outros veículos com esse tipo de transmissão, os giros do motor não sobem excessivamente nas aceleradas mais fortes.
A caixa de marchas continuamente variável sabe explorar bem o torque generoso em baixas rotações e faz as rotações subirem progressivamente e até lembra um câmbio automático convencional. A simulação de sete marchas, que podem ser trocadas manualmente por meio de aletas no volante, funciona bem e contribui para essa sensação.
O ajuste das suspensões me pareceu muito bom nesse primeiro contato e também ajudam os pneus de perfil mais alto, nas medidas 215/60 R17. Apesar de ter rodado menos do que 20 km no test-drive de lançamento no litoral de Alagoas, deu para conferir a boa absorção das irregularidades do piso em um trecho com paralelepípedos e em alguns metros de chão batido.
A carroceria também rola pouco nas mudanças de trajetória, enquanto a posição de dirigir mais baixa, com volante de raio pequeno e painel elevado que compõem o padrão de ergonomia i-Cockpit da Peugeot, dão um toque esportivo à condução.
Consumo: segundo dados oficiais do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as médias de consumo do motor 1.0 turbo flex são muito boas: na cidade, são de 8,6 km/l com etanol e de 12,3 km/l com gasolina. Na estrada, sobem para 9,8 km/l e 13,7 km/l, respectivamente.
Itens de série: traz banco do motorista com ajuste de altura, painel digital de 10,3 polegadas com efeito 3D, central multimídia de 10,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, aletas na coluna de direção para troca manual de marchas, pedais de alumínio, carroceria com pintura em dois tons, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, monitoramento externo "360 graus com câmeras, ar-condicionado digital, seis airbags, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro, assistente de manutenção de faixa, faróis LED com luz alta adaptativa, carregamento de celular por indução, teto solar panorâmico, chave presencial e partida do motor por botão.
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Peugeot 2008 GT Turbo 200
Preço
R$ 149.990Veredito
O novo Peugeot 2008 chega com preços competitivos, design caprichado, motor potente e suspensão com bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Também traz um bom pacote de equipamentos tecnológicos e de segurança na versão mais cara, mas peca ao oferecer apenas quatro airbags nas versões de entrada e intermediária. Tem tudo para vender bem e agitar a categoria dos SUVs compactos, caso os preços de lançamento não subam demais nos próximos meses.
Motorização
1.0 turbo flex, 3 cilindros, injeção direta, 12 válvulas
Combustível
Gasolina e etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
130 cv a 5.750 rpm
Torque (kgf.m)
20,4 kgfm a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,1 segundos
Velocidade máxima (km/h)
194 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,6 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
9,8 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
Câmbio
CVT com sete marchas simuladas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo rígido
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/60 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.548 mm
Comprimento (mm)
4.309 mm
Entre-eixos (mm)
2.612 mm
Largura (mm)
1.776 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.300 kg
Porta-malas (L)
374 litros (VDA)
Tanque (L)
47 litros
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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