Sedã elétrico mais barato do Brasil vale a pena? Testamos e descobrimos
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
28/09/2023 04h00
A entrada dos carros elétricos no mercado brasileiro tem derrubado preços e ampliado as opções do consumidor. É aí que surge a seguinte pergunta: qual é o mais barato do Brasil? Quando falamos de sedãs, quem ocupa esse posto é o JAC E-J7, sem mudanças desde janeiro de 2022 - quando foi lançado no país.
Pelos R$ 234.900 cobrados por ele, custa menos do que o recém-chegado BYD Seal - que é o segundo sedã elétrico mais em conta do Brasil, por R$ 296.800.
A JAC é uma das pioneiras no Brasil quando o assunto é carro elétrico e, por muito tempo, o EJ7 era a única opção abaixo dos R$ 500 mil. A concorrência, porém, chegou e a montadora chinesa pouco fez para atualizar seu produto - o que pode ser problema em um segmento no qual novas tecnologias não param de chegar o tempo todo e a custos cada vez mais baixos.
Dito tudo isso, será que o veterano E-J7 ainda aparece como uma boa opção de compra para quem quer um carro elétrico mais acessível?
Desvendando o JAC EJ7
Design: Por fora, o sedã se destaca pelas linhas de cupê, algo que aumenta o seu apelo mais esportivo. Na dianteira, aposta em elementos pintados de preto brilhante, faróis de LED afilados e algumas texturizações. Nas laterais, vemos linhas esguias que valorizam o comprimento do carro. Atrás, por sua vez, tem elemento luminoso afilado que percorre toda a tampa traseira. Por isso, no geral, o desenho do E-J7 está entre suas maiores virtudes.
Vida a bordo: O destaque vai para a acomodação dos ocupantes, já que tem ótimo espaço interno. A parte de acabamento também é boa e o design tenta unir o estilo futurista ao gosto de um consumidor mais maduro. Apenas a qualidade dos materiais é que poderia ser um pouco superior. Aliás, o teto solar bem que poderia ser panorâmico também. E se o ocupante do meio na fileira traseira tiver mais de 1,75 m, vai raspar a cabeça no teto, que é baixo.
Equipamentos: Ainda que as próprias telas que o carro dispõe em seu interior ajudem a compor um bom visual, elas não são nem as mais modernas, tampouco as maiores, mais intuitivas ou até mesmo as mais completas. O cluster digital tem boa nitidez, mas a multimídia (10,4"), em dias mais ensolarados, não tem o brilho necessário para impedir que a interface escureça. A ausência do carregador de celular por indução também é outro pênalti para sua categoria.
Dirigibilidade: É bastante silencioso ao rodar - até mesmo em velocidades de cruzeiro mais elevadas - e desenvolve velocidades com rapidez. Só não tem o melhor acerto de distâncias ao volante; fez muita falta o ajuste de profundidade da direção. Além disso, os pneus cantam com facilidade durante as retomadas de velocidade. Como se não bastasse, não se movimenta com tanta suavidade em marcha ré, o que dificulta balizas em espaços apertados.
JAC E-J7
Preço
R$ 234.9004,0
4,0
5,0
3,0
5,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Design
- Desempenho e autonomia
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Ergonomia
- Baixa progressividade do acelerador em manobras
- Tecnologia do sistema de infoteimento
Veredito
O JAC E-J7 é um sedã interessante aos que desejam ingressar no universo dos elétricos. Ainda se destaca em preço, desempenho e design. Na época do seu lançamento, entregava uma boa cesta de equipamentos para o que o mercado demandava, mas atualmente carece de novidades para manter o apelo. Isso o deixa relativamente vulnerável a qualquer novo lançamento com preço similar e dentro de sua categoria.
-
Motorização
-
Motor elétrico com bateria de 50,1 kWh e autonomia de 402 km
-
Combustível
-
Eletricidade
-
Potência (cv)
-
193
-
Torque (kgf.m)
-
35
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
5,9
-
Velocidade máxima (km/h)
-
150 (limitada eletronicamente)
-
Consumo cidade (km/l)
-
-
-
Consumo estrada (km/l)
-
-
-
Câmbio
-
Frente e ré
-
Tração
-
Dianteira
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Multilink
-
Freios Dianteiros
-
Discos
-
Freios Traseiros
-
Discos
-
Pneus
-
215/55
-
Rodas
-
17 polegadas
-
Altura (mm)
-
151 cm
-
Comprimento (mm)
-
477 cm
-
Entre-eixos (mm)
-
276 cm
-
Largura (mm)
-
182 cm
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1.650 kg
-
Porta-malas (L)
-
590
-
Tanque (L)
-
-
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-