Sedã elétrico mais barato do Brasil vale a pena? Testamos e descobrimos
A entrada dos carros elétricos no mercado brasileiro tem derrubado preços e ampliado as opções do consumidor. É aí que surge a seguinte pergunta: qual é o mais barato do Brasil? Quando falamos de sedãs, quem ocupa esse posto é o JAC E-J7, sem mudanças desde janeiro de 2022 - quando foi lançado no país.
Pelos R$ 234.900 cobrados por ele, custa menos do que o recém-chegado BYD Seal - que é o segundo sedã elétrico mais em conta do Brasil, por R$ 296.800.
A JAC é uma das pioneiras no Brasil quando o assunto é carro elétrico e, por muito tempo, o EJ7 era a única opção abaixo dos R$ 500 mil. A concorrência, porém, chegou e a montadora chinesa pouco fez para atualizar seu produto - o que pode ser problema em um segmento no qual novas tecnologias não param de chegar o tempo todo e a custos cada vez mais baixos.
Dito tudo isso, será que o veterano E-J7 ainda aparece como uma boa opção de compra para quem quer um carro elétrico mais acessível?
Desvendando o JAC EJ7
Design: Por fora, o sedã se destaca pelas linhas de cupê, algo que aumenta o seu apelo mais esportivo. Na dianteira, aposta em elementos pintados de preto brilhante, faróis de LED afilados e algumas texturizações. Nas laterais, vemos linhas esguias que valorizam o comprimento do carro. Atrás, por sua vez, tem elemento luminoso afilado que percorre toda a tampa traseira. Por isso, no geral, o desenho do E-J7 está entre suas maiores virtudes.
Vida a bordo: O destaque vai para a acomodação dos ocupantes, já que tem ótimo espaço interno. A parte de acabamento também é boa e o design tenta unir o estilo futurista ao gosto de um consumidor mais maduro. Apenas a qualidade dos materiais é que poderia ser um pouco superior. Aliás, o teto solar bem que poderia ser panorâmico também. E se o ocupante do meio na fileira traseira tiver mais de 1,75 m, vai raspar a cabeça no teto, que é baixo.
Equipamentos: Ainda que as próprias telas que o carro dispõe em seu interior ajudem a compor um bom visual, elas não são nem as mais modernas, tampouco as maiores, mais intuitivas ou até mesmo as mais completas. O cluster digital tem boa nitidez, mas a multimídia (10,4"), em dias mais ensolarados, não tem o brilho necessário para impedir que a interface escureça. A ausência do carregador de celular por indução também é outro pênalti para sua categoria.
Dirigibilidade: É bastante silencioso ao rodar - até mesmo em velocidades de cruzeiro mais elevadas - e desenvolve velocidades com rapidez. Só não tem o melhor acerto de distâncias ao volante; fez muita falta o ajuste de profundidade da direção. Além disso, os pneus cantam com facilidade durante as retomadas de velocidade. Como se não bastasse, não se movimenta com tanta suavidade em marcha ré, o que dificulta balizas em espaços apertados.
JAC E-J7
Preço
R$ 234.900Pontos Positivos
- Design
- Desempenho e autonomia
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Ergonomia
- Baixa progressividade do acelerador em manobras
- Tecnologia do sistema de infoteimento
Veredito
O JAC E-J7 é um sedã interessante aos que desejam ingressar no universo dos elétricos. Ainda se destaca em preço, desempenho e design. Na época do seu lançamento, entregava uma boa cesta de equipamentos para o que o mercado demandava, mas atualmente carece de novidades para manter o apelo. Isso o deixa relativamente vulnerável a qualquer novo lançamento com preço similar e dentro de sua categoria.
Motorização
Motor elétrico com bateria de 50,1 kWh e autonomia de 402 km
Combustível
Eletricidade
Potência (cv)
193
Torque (kgf.m)
35
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,9
Velocidade máxima (km/h)
150 (limitada eletronicamente)
Consumo cidade (km/l)
-
Consumo estrada (km/l)
-
Câmbio
Frente e ré
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
McPherson
Suspensão Traseira
Multilink
Freios Dianteiros
Discos
Freios Traseiros
Discos
Pneus
215/55
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
151 cm
Comprimento (mm)
477 cm
Entre-eixos (mm)
276 cm
Largura (mm)
182 cm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.650 kg
Porta-malas (L)
590
Tanque (L)
-
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Abertura elétrica do porta-malas
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