GWM Ora 03 GT: elétrico chinês vem completão, mas visual divide opiniões
08/07/2024 04h00
Com preços competitivos e bons produtos, as marcas chinesas BYD e GWM fizeram os carros elétricos e híbridos se tornarem uma realidade no Brasil, com vendas crescendo e mais clientes aderindo.
Dentre os automóveis totalmente movidos a bateria, um trio desponta como o mais vendido da categoria: na liderança, o BYD Dolphin, com 9.608 emplacamentos de janeiro a junho; em segundo lugar, o Dolphin Mini, com 9.050 exemplares comercializados no mesmo período; e o GWM Ora 03 na terceira posição, com 3.687 unidades vendidas no primeiro semestre.
Com design excêntrico e ao mesmo tempo trazendo elementos de carros conhecidos, o Ora 03 é uma alternativa a ser considerada por quem busca um carro elétrico e traz duas versões: a Skin, de entrada, por R$ 150 mil; e a topo de linha GT, com preço sugerido de R$ 184 mil. Nas duas versões, o preço inclui wallbox de 7 kW e carregador portátil.
Nesta avaliação, trazemos todos os detalhes da versão mais cara do Ora 03, que tem os mesmos números de potência e torque da variante de entrada, mas conta com baterias maiores (63 kWh contra 48 kWh), detalhes visuais exclusivos e mais equipamentos de série.
Confira a seguir o teste do Ora GT e tire suas conclusões.
Desvendando o GWM Ora 03 GT
Design: definitivamente, o GWM Ora 03 é um carro com visual que não passa despercebido.
Alguns diriam que sua aparência, com formas arredondadas, é um tanto excêntrica e isso não está longe da verdade.
Fato é que o desenho "retrô futurista" do Ora 03 faz referências a modelos de outras marcas: a dianteira, com seus faróis arredondados, lembra o Mini Cooper e também a última geração do VW Fusca.
De perfil, a lateral também remete um tanto ao automóvel da Volkswagen, enquanto a traseira, com a tampa do porta-malas arredondada e sem lanternas aparentes, remete ao Nissan Leaf.
Por falar na traseira, a luz de freio e as lanternas ficam em uma faixa de LEDs logo abaixo do vidro, uma solução de design inusitada, enquanto a luz de ré e os piscas ficam posicionados na parte inferior do para-choque, como no Hyundai HB20.
Pessoalmente, não considero a melhor solução, pois o motorista do carro logo atrás poderá não enxergar a sinalização, se estiver muito próximo.
Na versão GT, há detalhes visuais exclusivos, como o desenho das rodas de liga leve com um detalhe vermelho, apliques nas caixas de rodas e nos para-choques que lembram fibra de carbono, pinças de freio dianteiras na cor vermelha e aerofólio na tampa traseira com o emblema GT alusivo à versão.
O interior segue o mesmo estilo, combinando elementos modernos e antigos (veja mais na seção "Vida a bordo", na sequência desta avaliação).
Espaço interno: medindo 4,25 m de comprimento, 1,85 m de largura e 2,65 m de distância entre-eixos,o Ora 03 é bastante espaçoso para um hatch médio e supera o rival BYD Dolphin nesse quesito.
No banco de trás, três pessoas conseguem se deslocar confortavelmente e o espaço para as pernas é bastante generoso.
Mesmo com teto solar, até os mais altos conseguem se acomodar bem, graças ao teto mais elevado do que outros carros da mesma categoria - a altura do Ora 03 é de 1,60 m.
Por outro lado, a capacidade do porta-malas não é das maiores, de apenas 228 litros com o banco traseiro levantado - com ele rebatido, o espaço para as bagagens é ampliado para 858 litros, de acordo com a fabricante.
Vida a bordo: estar dentro de um GWM Ora GT é agradável. Além de ser espaçosa, a cabine traz bom acabamento, com superfícies macias ao toque e um visual que mescla elementos retrô e atuais.
Na comparação com o Ora 03 Skin, o GT agrega comodidades como teto solar panorâmico, bancos dianteiros elétricos, ventilados e com massageadores embutidos, memória para os ajustes no banco do motorista, tampa do porta-malas com acionamento elétrico e carregador de celular por indução com 15 W de potência.
Também sai da fábrica com sistema de som de boa qualidade, com 120 W e seis alto falantes, e painel e central multimídia unidos em uma só peça, com duas telas de 10,25 polegadas lado a lado.
O carro não tem botão de partida: basta entrar no veículo com a chave presencial e selecionar a posição D para começar a dirigir, enquanto o freio de estacionamento é eletrônico com função auto hold.
Alguns detalhes não agradam tanto: a interface gráfica do painel e da multimídia é simples demais e um pouco confusa, apesar de as telas trazerem boa resolução; o volante grande demais cobre parte da visão dessas telas; não há ajustes físicos para o ar-condicionado, apenas um botão na parte central do painel, que aciona as regulagens na central multimídia, mas desliga a climatização; e a haste da seta volta para a mesma posição e demanda um tempo de adaptação e é um tanto irritante (um toque leve aciona o pisca por alguns segundos, enquanto um toque mais demorado deixa a seta ativada).
Assista abaixo o vídeo do lançamento do Ora 03 GT no ano passado, com a colunista de UOL Carros Rafaela Borges:
Segurança: nesse quesito, o Ora 03, nas duas versões disponíveis no Brasil, está muito bem servido: foi avaliado com cinco estrelas, a nota máxima, pelo instituto de segurança viária Euro NCAP - o hatch elétrico também é comercializado na Europa.
A lista de equipamentos de segurança é extensa e inclui sete airbags, sendo que um deles é central, posicionado entre os bancos dianteiros.
Além disso, traz uma parafernália de assistentes à condução, como alerta de colisão, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, leitor de placas com limite de velocidade, alerta de ponto cego, monitoramento externo "360º" com câmeras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo completo (para o carro completamente e retoma a condução quando o veículo logo à frente volta a se movimentar).
Desempenho: a versão GT traz o mesmo conjunto motriz do Ora 03 Skin: motor elétrico com 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com tração dianteira.
Pesando 1.580 kg em ordem de marcha, o Ora responde prontamente ao pedal do acelerador e, especialmente até 60 km/h, é um foguetinho sobre rodas. Na estrada, transmite segurança nas retomadas e nas ultrapassagens.
Tem seletor de modos de condução, que ajusta a resposta do acelerador e a assistência do volante para uma condução mais econômica, confortável ou esportiva.
Apesar do volante grande demais, tem uma direção ágil e um ajuste de suspensões com bom equilíbrio entre conforto e estabilidade.
Com baterias de 63 kWh, tem autonomia de 319 km, de acordo com o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, mas o alcance pode se aproximar dos 400 km na vida real.
Dá para encarar viagens não muito longas com uma carga completa das baterias - contudo, em rodovias, onde a recarga das baterias nas frenagens é menos acionada, não espere uma autonomia muito superior a 300 km.
Nessa versão mais cara, as baterias poderiam ter um pouco mais de capacidade para deixar o carro mais versátil - a recarga em carregadores rápidos de corrente contínua pode ser feita a potência de 68 kW - na qual dá para preencher as baterias de 10% a 80% em cerca de 40 minutos.
Equipamentos: vem de série com bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação, massagem e memória no assento do motorista, painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas, monitoramento externo "360º" do veículo com câmeras, bancos de couro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e profundidade, carregamento de celular por indução, rodas de liga leve de 18 polegadas, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, alerta de saída de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função stop & go, reconhecimento de placas de trânsito, acendimento automático dos faróis e limpadores do para-brisa com sensor de chuva.
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GWM Ora 03 GT
Preço
R$ 184 mil4,0
4,0
4,0
5,0
4,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Desempenho
- Preço
- Segurança
- Pacote de equipamentos
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Seta que fica sempre no mesmo lugar tem operação confusa
- Volante muito grande atrapalha visão do painel e da multimídia
- Autonomia das baterias poderia ser maior para uso rodoviário
Veredito
O GWM Ora 03 GT traz um pacote impressionante de equipamentos pelo preço, ainda mais se tratando de um carro 100% elétrico. É potente, traz boa dirigibilidade e tem cabine espaçosa, confortável e bem-acabada. Além disso, recebeu nota máxima de segurança do Euro NCAP. É um rival de peso do rival BYD Dolphin e boa opção para quem busca um automóvel movido a baterias. Seu visual, que mescla características de diferentes modelos e traz formas arredondadas, pode não agradar muitos clientes.
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Motorização
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Motor elétrico, síncrono de ímã permanente
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Potência (cv)
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171 cv
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Torque (kgf.m)
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25,5 kgfm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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8,2 s
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Velocidade máxima (km/h)
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160 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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Autonomia combinada de 319 km segundo o Inmetro
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Consumo estrada (km/l)
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Autonomia combinada de 319 km segundo o Inmetro
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Câmbio
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Não tem
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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McPherson com barra estabilizadora
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos
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Pneus
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215-50 R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1.603 mm
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Comprimento (mm)
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4.254 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.650 mm
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Largura (mm)
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1.848 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.580 kg em ordem de marcha
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Porta-malas (L)
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228 litros
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Tanque (L)
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Baterias com 63 kWh de capacidade. Recarga com potência máxima de 11 kW (AC) ou 68 kW (DC)
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20.000 km
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R$ 740
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50.000 km
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R$ 1.700
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60.000 km
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R$ 740
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Garantia
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5 anos para o veículo / 8 anos ou 200 mil km para as baterias
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Sistema de estacionamento autônomo
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