GWM Ora 03 GT: elétrico chinês vem completão, mas visual divide opiniões
Com preços competitivos e bons produtos, as marcas chinesas BYD e GWM fizeram os carros elétricos e híbridos se tornarem uma realidade no Brasil, com vendas crescendo e mais clientes aderindo.
Dentre os automóveis totalmente movidos a bateria, um trio desponta como o mais vendido da categoria: na liderança, o BYD Dolphin, com 9.608 emplacamentos de janeiro a junho; em segundo lugar, o Dolphin Mini, com 9.050 exemplares comercializados no mesmo período; e o GWM Ora 03 na terceira posição, com 3.687 unidades vendidas no primeiro semestre.
Com design excêntrico e ao mesmo tempo trazendo elementos de carros conhecidos, o Ora 03 é uma alternativa a ser considerada por quem busca um carro elétrico e traz duas versões: a Skin, de entrada, por R$ 150 mil; e a topo de linha GT, com preço sugerido de R$ 184 mil. Nas duas versões, o preço inclui wallbox de 7 kW e carregador portátil.
Nesta avaliação, trazemos todos os detalhes da versão mais cara do Ora 03, que tem os mesmos números de potência e torque da variante de entrada, mas conta com baterias maiores (63 kWh contra 48 kWh), detalhes visuais exclusivos e mais equipamentos de série.
Confira a seguir o teste do Ora GT e tire suas conclusões.
Desvendando o GWM Ora 03 GT
Design: definitivamente, o GWM Ora 03 é um carro com visual que não passa despercebido.
Alguns diriam que sua aparência, com formas arredondadas, é um tanto excêntrica e isso não está longe da verdade.
Fato é que o desenho "retrô futurista" do Ora 03 faz referências a modelos de outras marcas: a dianteira, com seus faróis arredondados, lembra o Mini Cooper e também a última geração do VW Fusca.
De perfil, a lateral também remete um tanto ao automóvel da Volkswagen, enquanto a traseira, com a tampa do porta-malas arredondada e sem lanternas aparentes, remete ao Nissan Leaf.
Por falar na traseira, a luz de freio e as lanternas ficam em uma faixa de LEDs logo abaixo do vidro, uma solução de design inusitada, enquanto a luz de ré e os piscas ficam posicionados na parte inferior do para-choque, como no Hyundai HB20.
Pessoalmente, não considero a melhor solução, pois o motorista do carro logo atrás poderá não enxergar a sinalização, se estiver muito próximo.
Na versão GT, há detalhes visuais exclusivos, como o desenho das rodas de liga leve com um detalhe vermelho, apliques nas caixas de rodas e nos para-choques que lembram fibra de carbono, pinças de freio dianteiras na cor vermelha e aerofólio na tampa traseira com o emblema GT alusivo à versão.
O interior segue o mesmo estilo, combinando elementos modernos e antigos (veja mais na seção "Vida a bordo", na sequência desta avaliação).
Espaço interno: medindo 4,25 m de comprimento, 1,85 m de largura e 2,65 m de distância entre-eixos,o Ora 03 é bastante espaçoso para um hatch médio e supera o rival BYD Dolphin nesse quesito.
No banco de trás, três pessoas conseguem se deslocar confortavelmente e o espaço para as pernas é bastante generoso.
Mesmo com teto solar, até os mais altos conseguem se acomodar bem, graças ao teto mais elevado do que outros carros da mesma categoria - a altura do Ora 03 é de 1,60 m.
Por outro lado, a capacidade do porta-malas não é das maiores, de apenas 228 litros com o banco traseiro levantado - com ele rebatido, o espaço para as bagagens é ampliado para 858 litros, de acordo com a fabricante.
Vida a bordo: estar dentro de um GWM Ora GT é agradável. Além de ser espaçosa, a cabine traz bom acabamento, com superfícies macias ao toque e um visual que mescla elementos retrô e atuais.
Na comparação com o Ora 03 Skin, o GT agrega comodidades como teto solar panorâmico, bancos dianteiros elétricos, ventilados e com massageadores embutidos, memória para os ajustes no banco do motorista, tampa do porta-malas com acionamento elétrico e carregador de celular por indução com 15 W de potência.
Também sai da fábrica com sistema de som de boa qualidade, com 120 W e seis alto falantes, e painel e central multimídia unidos em uma só peça, com duas telas de 10,25 polegadas lado a lado.
O carro não tem botão de partida: basta entrar no veículo com a chave presencial e selecionar a posição D para começar a dirigir, enquanto o freio de estacionamento é eletrônico com função auto hold.
Alguns detalhes não agradam tanto: a interface gráfica do painel e da multimídia é simples demais e um pouco confusa, apesar de as telas trazerem boa resolução; o volante grande demais cobre parte da visão dessas telas; não há ajustes físicos para o ar-condicionado, apenas um botão na parte central do painel, que aciona as regulagens na central multimídia, mas desliga a climatização; e a haste da seta volta para a mesma posição e demanda um tempo de adaptação e é um tanto irritante (um toque leve aciona o pisca por alguns segundos, enquanto um toque mais demorado deixa a seta ativada).
Assista abaixo o vídeo do lançamento do Ora 03 GT no ano passado, com a colunista de UOL Carros Rafaela Borges:
Segurança: nesse quesito, o Ora 03, nas duas versões disponíveis no Brasil, está muito bem servido: foi avaliado com cinco estrelas, a nota máxima, pelo instituto de segurança viária Euro NCAP - o hatch elétrico também é comercializado na Europa.
A lista de equipamentos de segurança é extensa e inclui sete airbags, sendo que um deles é central, posicionado entre os bancos dianteiros.
Além disso, traz uma parafernália de assistentes à condução, como alerta de colisão, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, leitor de placas com limite de velocidade, alerta de ponto cego, monitoramento externo "360º" com câmeras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo completo (para o carro completamente e retoma a condução quando o veículo logo à frente volta a se movimentar).
Desempenho: a versão GT traz o mesmo conjunto motriz do Ora 03 Skin: motor elétrico com 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com tração dianteira.
Pesando 1.580 kg em ordem de marcha, o Ora responde prontamente ao pedal do acelerador e, especialmente até 60 km/h, é um foguetinho sobre rodas. Na estrada, transmite segurança nas retomadas e nas ultrapassagens.
Tem seletor de modos de condução, que ajusta a resposta do acelerador e a assistência do volante para uma condução mais econômica, confortável ou esportiva.
Apesar do volante grande demais, tem uma direção ágil e um ajuste de suspensões com bom equilíbrio entre conforto e estabilidade.
Com baterias de 63 kWh, tem autonomia de 319 km, de acordo com o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, mas o alcance pode se aproximar dos 400 km na vida real.
Dá para encarar viagens não muito longas com uma carga completa das baterias - contudo, em rodovias, onde a recarga das baterias nas frenagens é menos acionada, não espere uma autonomia muito superior a 300 km.
Nessa versão mais cara, as baterias poderiam ter um pouco mais de capacidade para deixar o carro mais versátil - a recarga em carregadores rápidos de corrente contínua pode ser feita a potência de 68 kW - na qual dá para preencher as baterias de 10% a 80% em cerca de 40 minutos.
Equipamentos: vem de série com bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação, massagem e memória no assento do motorista, painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas, monitoramento externo "360º" do veículo com câmeras, bancos de couro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e profundidade, carregamento de celular por indução, rodas de liga leve de 18 polegadas, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, alerta de saída de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função stop & go, reconhecimento de placas de trânsito, acendimento automático dos faróis e limpadores do para-brisa com sensor de chuva.
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GWM Ora 03 GT
Preço
R$ 184 milPontos Positivos
- Desempenho
- Preço
- Segurança
- Pacote de equipamentos
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Seta que fica sempre no mesmo lugar tem operação confusa
- Volante muito grande atrapalha visão do painel e da multimídia
- Autonomia das baterias poderia ser maior para uso rodoviário
Veredito
O GWM Ora 03 GT traz um pacote impressionante de equipamentos pelo preço, ainda mais se tratando de um carro 100% elétrico. É potente, traz boa dirigibilidade e tem cabine espaçosa, confortável e bem-acabada. Além disso, recebeu nota máxima de segurança do Euro NCAP. É um rival de peso do rival BYD Dolphin e boa opção para quem busca um automóvel movido a baterias. Seu visual, que mescla características de diferentes modelos e traz formas arredondadas, pode não agradar muitos clientes.
Motorização
Motor elétrico, síncrono de ímã permanente
Potência (cv)
171 cv
Torque (kgf.m)
25,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,2 s
Velocidade máxima (km/h)
160 km/h
Consumo cidade (km/l)
Autonomia combinada de 319 km segundo o Inmetro
Consumo estrada (km/l)
Autonomia combinada de 319 km segundo o Inmetro
Câmbio
Não tem
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
McPherson com barra estabilizadora
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos
Pneus
215-50 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.603 mm
Comprimento (mm)
4.254 mm
Entre-eixos (mm)
2.650 mm
Largura (mm)
1.848 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.580 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
228 litros
Tanque (L)
Baterias com 63 kWh de capacidade. Recarga com potência máxima de 11 kW (AC) ou 68 kW (DC)
20.000 km
R$ 740
50.000 km
R$ 1.700
60.000 km
R$ 740
Garantia
5 anos para o veículo / 8 anos ou 200 mil km para as baterias
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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