Peugeot 2008 finalmente tem qualidades para brigar com SUVs mais vendidos
Em agosto, a Peugeot lançou no Brasil a segunda geração do 2008, que passou a ser fabricado na Argentina e trouxe mudanças profundas por dentro e por fora para brigar na parte de cima da categoria de SUVs compactos.
Se a primeira geração, produzida em Porto Real (RJ), nunca se destacou em volume de vendas, a nova tem atributos para mudar esse cenário.
O 2008 agora traz, agora, a mesma arquitetura CMP e o mesmo visual, com atualizações, do e-2008 - versão 100% elétrica importada da Espanha que irá voltar em breve ao mercado, exibindo a mesma reestilzação das configurações com motor a combustão.
Motor 1.0 turbo flex potente, design chamativo, suspensões bem calibradas e ampla lista de itens de série são alguns dos destaques dessa nova geração, que, na data de publicação desta avaliação (outubro de 2024), traz preços sugeridos de R$ 139.990 a R$ 169.990 - no lançamento, os valores iam de R$ 119.990 a R$ 149.990.
Confira a seguir o teste da versão topo de linha GT - toda a gama traz o mesmo conjunto mecânico e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Desvendando o Peugeot 2008 GT
Design: cheio de detalhes e personalidade, o design do novo 2008 é uma das principais armas do SUV compacto para conquistar compradores.
As mudanças incluem o novo logotipo da Peugeot, que traz a cabeça do leão que identifica a marca francesa de perfil, em um escudo com fundo preto.
O nome da marca francesa passou a ser posicionado no topo da peça
Até então, o emblema da fabricante exibia o felino cromado, de corpo inteiro, sem a inscrição Peugeot.
Na comparação com o e-2008 elétrico que era vendido aqui e já era da segunda geração, o 2008 traz outras novidades na parte visual.
Foram redesenhadas a grade frontal, que agora trazem filetes na vertical (pintados na cor da carroceria na versão GT), a disposição interna das luzes dos faróis, os para-choques e as luzes de condução diurna de LEDS -agora, elas ficam na parte de baixo do para-choque dianteiro, organizadas em três filetes longos na vertical que remetem às garras de um leão.
Na traseira, as lanternas de LEDs também ganharam disposição de luzes diferente, organizadas em filetes na horizontal que dão um efeito 3D. A barra de plástico preto brilhante que une as duas lanternas exibe a inscrição Peugeot na cor grafite, substituindo o acabamento cromado anterior, e com letras mais "esticadas".
Vida a bordo: medindo 4,31 m de comprimento e 2,61 m de distância entre-eixos, o 2008 não é o SUV compacto mais espaçoso, embora represente um avanço em relação à geração anterior nesse aspecto.
Passageiros mais altos vão passar por algum aperto no banco traseiro e o porta-malas não é dos mais amplos, com 374 litros de capacidade no padrão VDA.
Por dentro, o design que tanto chama a atenção na parte externa também é um destaque positivo no SUV da Peugeot.
O painel parece abraçar os ocupantes, exibindo a parte central, com aparência que remete à fibra de carbono, integrada aos painéis das portas.
Por falar em painel, o cluster digital elevado do 208 traz um efeito 3D, em que as informações são exibidas em profundidades diferentes - a aparência ficou muito bacana e ajuda a destacar o 2008 ante aos concorrentes, mas o mostrador poderia ser mais customizável.
Por sua vez, a central multimídia de 10,3 polegadas traz conexão com dispositivos móveis via Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregamento de celular por indução.
A fileira de botões físicos posicionada logo abaixo das saídas de ventilação no centro do painel permitem, dentre outras funções, acionar o menu do ar-condicionado na tela da multimídia.
A configuração GT se diferencia ao trazer bancos, volante, coifa da alavanca de câmbio e apoio de braço nas portas com revestimento exclusivo com material sintético que lembra couro e traz costuras na cor verde.
O acabamento interno traz predominância de plásticos rígidos, algo que também acontece na concorrência.
Por outro lado, a posição de dirigir baixa, o já citado painel elevado e o volante compacto com base achatada dão um toque bem esportivo e moderno ao 2008 - o volante diminuto não é só um elemento de design, mas permite trocas de direção mais ágeis.
Por fim, o teto panorâmico elétrico, exclusivo da configuração GT, é outro ponto forte.
Segurança: um ponto negativo na gama do Peugeot 2008 2025 é trazer seis airbags apenas na versão topo de linha GT - nas demais, são quatro bolsas infláveis.
Também é apenas a configuração mais cara a trazer importantes assistências à condução: só a GT traz o pacote Peugeot Driver Assist, que inclui alerta de colisão, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas com limite de velocidade, detector de fadiga, comutação automática do farol alto, assistente de manutenção de faixa.
Por outro lado, os freios a disco nas quatro rodas, o controle de velocidade de cruzeiro convencional e o limitador de velocidade estão disponíveis para toda a gama - o "piloto automático" adaptativo, que ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo logo à frente, é exclusivo da linha 2025 do e-2008 GT, totalmente elétrico, que será lançada em breve.
Já o alerta de ponto cego e o monitoramento externo "360 graus" por câmeras vêm de série desde a versão intermediária Allure (R$ 149.990).
O painel de instrumentos elevado, bem rente ao para-brisa, funciona quase como um head-up display e ajuda a manter os olhos sempre na pista.
Desempenho e consumo: o motor 1.0 T200 com 130 cv e 20,4 kgfm e o câmbio CVT com sete marchas simuladas, conjunto mecânico de origem Fiat, vão muito bem, entregando performance com economia de combustível.
O bom torque máximo, disponível a apenas 1.750 rpm, dá muita disposição nas acelerações e nas retomadas.
O CVT proporciona acelerações graduais, sem manter os giros altos demais ao pisar no pedal direito.
O ajuste das suspensões é outro ponto alto: o carro é muito estável nas mudanças de trajetória, com pouca oscilação da carroceria, sem abrir mão do conforto - reforçado pelos pneus com perfil relativamente alto, com medidas 215/60.
O consumo também é bom: na medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as médias são de 8,6 km/l na cidade e de 9,8 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, cai para, respectivamente, 12,3 km/l e 13,7 km/l.
Equipamentos: vem de série com teto solar panorâmico elétrico, volante ajustável em altura e profundidade, bancos dianteiros, apoio de braço e volante revestidos com couro sintético, central multimídia de 10,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de velocidade de cruzeiro convencional, rodas diamantadas de 17 polegadas, grade dianteira com filetes na mesma cor da carroceria, painel digital com efeito 3D, seis airbags, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas com limite de velocidade, detector de fadiga, comutação automática do farol alto, assistente de manutenção de faixa, leitor de placas de velocidade, sensor de chuva, carregamento de celular por indução, sensor crepuscular, chave presencial, pintura em dois tons, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento externo "360 graus" por câmeras e faróis e lanternas de LEDs.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Peugeot 2008 GT
Preço
R$ 169.990Pontos Positivos
- Desempenho e dirigibilidade
- Posição de dirigir
- Consumo
- Design
Pontos Negativos
- Não traz saídas de ar-condicionado traseiras
- Concorrentes têm maior espaço interno
Veredito
Finalmente lançada no Brasil com motor a combustão, a segunda geração do Peugeot 2008 é uma evolução e tanto em relação à primeira. Traz design sofisticado, ótimo acerto de suspensões e desempenho na medida com baixo consumo de combustível. Além disso, destaca-se pela ótima posição de dirigir, embora o espaço interno não seja o seu ponto forte. Tem preço e atributos para disputar clientes de VW T-Cross, Hyundai Creta e outros SUVs compactos bons de vendas.
Motorização
1.0 turbo flex, 3 cilindros, injeção direta, 12V
Combustível
Gasolina e etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
130 cv a 5.750 rpm
Torque (kgf.m)
20,4 kgfm a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,1 segundos
Velocidade máxima (km/h)
195 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,6 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
9,8 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
Câmbio
CVT, 7 marchas simuladas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos
Pneus
215/60 R17
Rodas
17 polegadas
Comprimento (mm)
4.309 mm
Entre-eixos (mm)
2.612 mm
Largura (mm)
1.776 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.300 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
374 litros (VDA)
Tanque (L)
47 litros
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.