Topo

Peugeot 208 Style é 1.0 que dispensa o rótulo de 'carro popular'

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

22/02/2023 04h00

Já faz algum tempo que carro com motor 1.0 deixou de ser "popular" no Brasil.

Todos ficaram bem mais sofisticados e caros, na comparação com a época em que surgiu essa expressão

Esse aumento no preço está diretamente relacionado à adoção de itens obrigatórios de segurança e também ao incremento na eficiência energética - também determinado por lei.

Alguns carros vão além disso e acrescentam à receita alguma dose de originalidade e até de ousadia ao veículo, sobretudo no que se refere ao respectivo design.

É aí onde o Peugeot 208 Style (R$ 83.990) se encaixa.

Além do visual irreverente que é característico dos carros da marca, agora tem o mesmo motor 1.0 de três cilindros da Fiat e equipamentos em comum com carros mais sofisticados.

Essa é a aposta da Stellantis para recolocar a Peugeot na luta.

Será que tem capacidade para isso com o 208? É o que vamos descobrir.

Peugeot 208 Style

Preço

R$ 83.990
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

5,0

3,0

5,0

5,0

3,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Design
  • Economia
  • Ergonomia e conectividade

Pontos Negativos

  • Força e acelerações
  • Túnel central elevado que compromete acomodação dos pés
  • Espaço para as malas

Veredito

Considerando o padrão dos carros de sua categoria, o Peugeot 208 Style se destaca em relação ao visual e também aos equipamentos de série. Outro ponto de destaque é a economia. Trata-se de um dos carros mais eficientes do mercado, pelas medições do Inmetro. Tudo isso em meio a um ambiente instigante, com um toque de esportividade. Pena que o motor 1.0 não corresponde à vontade de acelerar. Tudo bem que, por uma questão de custo e de qualidade comprovada, o motor é o mesmo do Fiat Argo. É bom, mas lembro de quando a Peugeot e a Citroën utilizavam aquele 1.2 Puretech, que tinha um fôlego a mais. De todo o modo, o que fica dos nossos testes é que vale a pena colocar o 208 na lista de hatches a se considerar.

Design

Peugeot 208 Style Imagem: Marcos Camargo / UOL
  • Quem vê, não pensa que trata-se de um carro com motor 1.0 aspirado. Vem com rodas escurecidas, logotipos "Style" ao redor de todo o carro, faróis com estilo "dentes de sabre" e lanternas traseiras verticais, que se parecem com "rasgos" de um animal
  • Por dentro, o painel dá sequência ao visual diferenciado. Tem linhas curvas que se parecem com as de um cockpit de um caça. A central multimídia é bem integrada com as saídas de ar do carro, posicionadas logo acima de um console com botões estilo "teclas de piano"
  • Vemos acabamento emborrachado com aparência que imita fibra de carbono, além de alguns materiais sensíveis ao toque e superfícies "black piano"

Espaço interno e conectividade

Peugeot 208 Style Imagem: Marcos Camargo / UOL
  • O espaço está em conformidade com o segmento. Na parte da frente, condutor e passageiro são bem divididos pelo console. Atrás, as costas dos bancos dianteiros ajudam com o espaço para as pernas, mas o espaço para os pés não é tão favorecido por causa do túnel central. A maciez do estofamento também é outro ponto que agrada
  • Quanto à central multimídia com conectividade para Apple Car Play e Android Auto, tem cores bem vivas, o que ajuda com a visibilidade. Além disso, é fácil de operar e o processador é uma evolução em relação àquele da geração anterior
  • Aqueles botões teclas de piano que já citamos também são úteis. Quem não quer ficar procurando as funcionalidades da tela de 10,3 polegadas, pode usá-los como atalho. A "vida a bordo" do Peugeot 208 é um dos principais diferenciais ante os concorrentes

Segurança e equipamentos

Peugeot 208 Style Imagem: Marcos Camargo / UOL
  • Há carregador de celular por indução de série, ao contrário da maioria dos rivais
  • Além disso, traz rodas de aro 16 pintadas de preto e calçadas com pneus 195/55, teto solar panorâmico, bancos de tecido exclusivo, luzes de condução diurna, câmera de ré de 180º, sensor de estacionamento, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave tipo canivete e controles de tração e estabilidade

Ergonomia e dirigibilidade

Peugeot 208 Imagem: Divulgação
  • Acelere e o ponteiro do conta-giros vai se movendo no sentido contrário do velocímetro, outro ponto "diferentão" do 208 Style. A posição de dirigir também foge do convencional
  • Com volante achatado tanto na parte de cima quanto na de baixo (com regulagem de altura e profundidade) e o cluster elevado, o motorista se encaixa de um jeito mais esportivo. E isso faz sentido quando vamos contornar as curvas. É esperto e equilibrado
  • O ronco característico do motor 1.0 Firefly, de três cilindros, chega a ser instigante à medida que vai ganhando rotação. Bom também é que o 208 Style mostra outros comandos bem acertados, como freios, direção e suspensão, o que o torna agradável de dirigir

Consumo e desempenho

Peugeot 208 Imagem: Marcos Camargo / UOL
  • São 75 cv e 10 kgfm de torque a 3.250 rpm, números suficientes para acelerar de zero a 100 km/h em razoáveis 13,4 segundos e atingir 162 km/h, conforme a fabricante
  • Na prática, mesmo com duas válvulas por cilindro, o que ajuda a dar mais força em rotações mais baixas, você vai precisar usar o câmbio manual de cinco marchas o tempo todo para conseguir o máximo de desempenho
  • Quando o assunto é economia de combustível, o Peugeot 1.0 Style tem destaque. De acordo com dados do Inmetro, o carro faz 9,6 km/l de etanol na cidade e 11 km/l na estrada, números que passam para 13,6 km/l e 15,5 km/l com gasolina, respectivamente
  • Com tanque de 47 litros, o 208 pode rodar até 729 km com gasolina na estrada, ainda levando em conta as medições do Inmetro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, três cilindros

  • Combustível

  • Etanol/Gasolina

  • Potência (cv)

  • 71 cv (G) / 75 (E) a 6.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 10 kgfm (G) / 10,7 kgfm (E) a 3.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 13,4 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 162 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,6 km/l (etanol) / 13,6 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11 km/l (etanol) / 15,5 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Manual de 5 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 195/55 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1453 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4055 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2538 mm

  • Largura (mm)

  • 1738 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.102 kg

  • Porta-malas (L)

  • 265 l

  • Tanque (L)

  • 47 l

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

  • Faróis com regulagem de altura

Concorrentes

Citroën C3 Feel 1.0

Fiat Argo Drive 1.0

Hyundai HB20 Comfort 1.0

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Peugeot 208 Style é 1.0 que dispensa o rótulo de 'carro popular' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.