Topo

Peugeot 208 Style é 1.0 que dispensa o rótulo de 'carro popular'

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

22/02/2023 04h00

Já faz algum tempo que carro com motor 1.0 deixou de ser "popular" no Brasil.

Todos ficaram bem mais sofisticados e caros, na comparação com a época em que surgiu essa expressão

Esse aumento no preço está diretamente relacionado à adoção de itens obrigatórios de segurança e também ao incremento na eficiência energética - também determinado por lei.

Alguns carros vão além disso e acrescentam à receita alguma dose de originalidade e até de ousadia ao veículo, sobretudo no que se refere ao respectivo design.

É aí onde o Peugeot 208 Style (R$ 83.990) se encaixa.

Além do visual irreverente que é característico dos carros da marca, agora tem o mesmo motor 1.0 de três cilindros da Fiat e equipamentos em comum com carros mais sofisticados.

Essa é a aposta da Stellantis para recolocar a Peugeot na luta.

Será que tem capacidade para isso com o 208? É o que vamos descobrir.

Peugeot 208 Style

Preço

R$ 83.990
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Design
  • Economia
  • Ergonomia e conectividade

Pontos Negativos

  • Força e acelerações
  • Túnel central elevado que compromete acomodação dos pés
  • Espaço para as malas

Veredito

Considerando o padrão dos carros de sua categoria, o Peugeot 208 Style se destaca em relação ao visual e também aos equipamentos de série. Outro ponto de destaque é a economia. Trata-se de um dos carros mais eficientes do mercado, pelas medições do Inmetro. Tudo isso em meio a um ambiente instigante, com um toque de esportividade. Pena que o motor 1.0 não corresponde à vontade de acelerar. Tudo bem que, por uma questão de custo e de qualidade comprovada, o motor é o mesmo do Fiat Argo. É bom, mas lembro de quando a Peugeot e a Citroën utilizavam aquele 1.2 Puretech, que tinha um fôlego a mais. De todo o modo, o que fica dos nossos testes é que vale a pena colocar o 208 na lista de hatches a se considerar.

Design

Peugeot 208 Style - Marcos Camargo / UOL - Marcos Camargo / UOL
Peugeot 208 Style
Imagem: Marcos Camargo / UOL
  • Quem vê, não pensa que trata-se de um carro com motor 1.0 aspirado. Vem com rodas escurecidas, logotipos "Style" ao redor de todo o carro, faróis com estilo "dentes de sabre" e lanternas traseiras verticais, que se parecem com "rasgos" de um animal
  • Por dentro, o painel dá sequência ao visual diferenciado. Tem linhas curvas que se parecem com as de um cockpit de um caça. A central multimídia é bem integrada com as saídas de ar do carro, posicionadas logo acima de um console com botões estilo "teclas de piano"
  • Vemos acabamento emborrachado com aparência que imita fibra de carbono, além de alguns materiais sensíveis ao toque e superfícies "black piano"

Espaço interno e conectividade

Peugeot 208 Style - Marcos Camargo / UOL - Marcos Camargo / UOL
Peugeot 208 Style
Imagem: Marcos Camargo / UOL
  • O espaço está em conformidade com o segmento. Na parte da frente, condutor e passageiro são bem divididos pelo console. Atrás, as costas dos bancos dianteiros ajudam com o espaço para as pernas, mas o espaço para os pés não é tão favorecido por causa do túnel central. A maciez do estofamento também é outro ponto que agrada
  • Quanto à central multimídia com conectividade para Apple Car Play e Android Auto, tem cores bem vivas, o que ajuda com a visibilidade. Além disso, é fácil de operar e o processador é uma evolução em relação àquele da geração anterior
  • Aqueles botões teclas de piano que já citamos também são úteis. Quem não quer ficar procurando as funcionalidades da tela de 10,3 polegadas, pode usá-los como atalho. A "vida a bordo" do Peugeot 208 é um dos principais diferenciais ante os concorrentes

Segurança e equipamentos

Peugeot 208 Style - Marcos Camargo / UOL - Marcos Camargo / UOL
Peugeot 208 Style
Imagem: Marcos Camargo / UOL
  • Há carregador de celular por indução de série, ao contrário da maioria dos rivais
  • Além disso, traz rodas de aro 16 pintadas de preto e calçadas com pneus 195/55, teto solar panorâmico, bancos de tecido exclusivo, luzes de condução diurna, câmera de ré de 180º, sensor de estacionamento, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave tipo canivete e controles de tração e estabilidade

Ergonomia e dirigibilidade

Peugeot 208 - Divulgação - Divulgação
Peugeot 208
Imagem: Divulgação
  • Acelere e o ponteiro do conta-giros vai se movendo no sentido contrário do velocímetro, outro ponto "diferentão" do 208 Style. A posição de dirigir também foge do convencional
  • Com volante achatado tanto na parte de cima quanto na de baixo (com regulagem de altura e profundidade) e o cluster elevado, o motorista se encaixa de um jeito mais esportivo. E isso faz sentido quando vamos contornar as curvas. É esperto e equilibrado
  • O ronco característico do motor 1.0 Firefly, de três cilindros, chega a ser instigante à medida que vai ganhando rotação. Bom também é que o 208 Style mostra outros comandos bem acertados, como freios, direção e suspensão, o que o torna agradável de dirigir

Consumo e desempenho

Peugeot 208 - Marcos Camargo / UOL - Marcos Camargo / UOL
Peugeot 208
Imagem: Marcos Camargo / UOL
  • São 75 cv e 10 kgfm de torque a 3.250 rpm, números suficientes para acelerar de zero a 100 km/h em razoáveis 13,4 segundos e atingir 162 km/h, conforme a fabricante
  • Na prática, mesmo com duas válvulas por cilindro, o que ajuda a dar mais força em rotações mais baixas, você vai precisar usar o câmbio manual de cinco marchas o tempo todo para conseguir o máximo de desempenho
  • Quando o assunto é economia de combustível, o Peugeot 1.0 Style tem destaque. De acordo com dados do Inmetro, o carro faz 9,6 km/l de etanol na cidade e 11 km/l na estrada, números que passam para 13,6 km/l e 15,5 km/l com gasolina, respectivamente
  • Com tanque de 47 litros, o 208 pode rodar até 729 km com gasolina na estrada, ainda levando em conta as medições do Inmetro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, três cilindros

  • Combustível

  • Etanol/Gasolina

  • Potência (cv)

  • 71 cv (G) / 75 (E) a 6.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 10 kgfm (G) / 10,7 kgfm (E) a 3.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 13,4 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 162 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,6 km/l (etanol) / 13,6 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11 km/l (etanol) / 15,5 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Manual de 5 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 195/55 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1453 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4055 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2538 mm

  • Largura (mm)

  • 1738 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.102 kg

  • Porta-malas (L)

  • 265 l

  • Tanque (L)

  • 47 l

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

  • Faróis com regulagem de altura

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.