Peugeot 208 Style é 1.0 que dispensa o rótulo de 'carro popular'
Já faz algum tempo que carro com motor 1.0 deixou de ser "popular" no Brasil.
Todos ficaram bem mais sofisticados e caros, na comparação com a época em que surgiu essa expressão
Esse aumento no preço está diretamente relacionado à adoção de itens obrigatórios de segurança e também ao incremento na eficiência energética - também determinado por lei.
Alguns carros vão além disso e acrescentam à receita alguma dose de originalidade e até de ousadia ao veículo, sobretudo no que se refere ao respectivo design.
É aí onde o Peugeot 208 Style (R$ 83.990) se encaixa.
Além do visual irreverente que é característico dos carros da marca, agora tem o mesmo motor 1.0 de três cilindros da Fiat e equipamentos em comum com carros mais sofisticados.
Essa é a aposta da Stellantis para recolocar a Peugeot na luta.
Será que tem capacidade para isso com o 208? É o que vamos descobrir.
Peugeot 208 Style
Preço
R$ 83.990Pontos Positivos
- Design
- Economia
- Ergonomia e conectividade
Pontos Negativos
- Força e acelerações
- Túnel central elevado que compromete acomodação dos pés
- Espaço para as malas
Veredito
Considerando o padrão dos carros de sua categoria, o Peugeot 208 Style se destaca em relação ao visual e também aos equipamentos de série. Outro ponto de destaque é a economia. Trata-se de um dos carros mais eficientes do mercado, pelas medições do Inmetro. Tudo isso em meio a um ambiente instigante, com um toque de esportividade. Pena que o motor 1.0 não corresponde à vontade de acelerar. Tudo bem que, por uma questão de custo e de qualidade comprovada, o motor é o mesmo do Fiat Argo. É bom, mas lembro de quando a Peugeot e a Citroën utilizavam aquele 1.2 Puretech, que tinha um fôlego a mais. De todo o modo, o que fica dos nossos testes é que vale a pena colocar o 208 na lista de hatches a se considerar.
Design
- Quem vê, não pensa que trata-se de um carro com motor 1.0 aspirado. Vem com rodas escurecidas, logotipos "Style" ao redor de todo o carro, faróis com estilo "dentes de sabre" e lanternas traseiras verticais, que se parecem com "rasgos" de um animal
- Por dentro, o painel dá sequência ao visual diferenciado. Tem linhas curvas que se parecem com as de um cockpit de um caça. A central multimídia é bem integrada com as saídas de ar do carro, posicionadas logo acima de um console com botões estilo "teclas de piano"
- Vemos acabamento emborrachado com aparência que imita fibra de carbono, além de alguns materiais sensíveis ao toque e superfícies "black piano"
Espaço interno e conectividade
- O espaço está em conformidade com o segmento. Na parte da frente, condutor e passageiro são bem divididos pelo console. Atrás, as costas dos bancos dianteiros ajudam com o espaço para as pernas, mas o espaço para os pés não é tão favorecido por causa do túnel central. A maciez do estofamento também é outro ponto que agrada
- Quanto à central multimídia com conectividade para Apple Car Play e Android Auto, tem cores bem vivas, o que ajuda com a visibilidade. Além disso, é fácil de operar e o processador é uma evolução em relação àquele da geração anterior
- Aqueles botões teclas de piano que já citamos também são úteis. Quem não quer ficar procurando as funcionalidades da tela de 10,3 polegadas, pode usá-los como atalho. A "vida a bordo" do Peugeot 208 é um dos principais diferenciais ante os concorrentes
Segurança e equipamentos
- Há carregador de celular por indução de série, ao contrário da maioria dos rivais
- Além disso, traz rodas de aro 16 pintadas de preto e calçadas com pneus 195/55, teto solar panorâmico, bancos de tecido exclusivo, luzes de condução diurna, câmera de ré de 180º, sensor de estacionamento, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave tipo canivete e controles de tração e estabilidade
Ergonomia e dirigibilidade
- Acelere e o ponteiro do conta-giros vai se movendo no sentido contrário do velocímetro, outro ponto "diferentão" do 208 Style. A posição de dirigir também foge do convencional
- Com volante achatado tanto na parte de cima quanto na de baixo (com regulagem de altura e profundidade) e o cluster elevado, o motorista se encaixa de um jeito mais esportivo. E isso faz sentido quando vamos contornar as curvas. É esperto e equilibrado
- O ronco característico do motor 1.0 Firefly, de três cilindros, chega a ser instigante à medida que vai ganhando rotação. Bom também é que o 208 Style mostra outros comandos bem acertados, como freios, direção e suspensão, o que o torna agradável de dirigir
Consumo e desempenho
- São 75 cv e 10 kgfm de torque a 3.250 rpm, números suficientes para acelerar de zero a 100 km/h em razoáveis 13,4 segundos e atingir 162 km/h, conforme a fabricante
- Na prática, mesmo com duas válvulas por cilindro, o que ajuda a dar mais força em rotações mais baixas, você vai precisar usar o câmbio manual de cinco marchas o tempo todo para conseguir o máximo de desempenho
- Quando o assunto é economia de combustível, o Peugeot 1.0 Style tem destaque. De acordo com dados do Inmetro, o carro faz 9,6 km/l de etanol na cidade e 11 km/l na estrada, números que passam para 13,6 km/l e 15,5 km/l com gasolina, respectivamente
- Com tanque de 47 litros, o 208 pode rodar até 729 km com gasolina na estrada, ainda levando em conta as medições do Inmetro.
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Motorização
1.0, três cilindros
Combustível
Etanol/Gasolina
Potência (cv)
71 cv (G) / 75 (E) a 6.000 rpm
Torque (kgf.m)
10 kgfm (G) / 10,7 kgfm (E) a 3.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
13,4 segundos
Velocidade máxima (km/h)
162 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,6 km/l (etanol) / 13,6 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
11 km/l (etanol) / 15,5 km/l (gasolina)
Câmbio
Manual de 5 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
195/55 R16
Rodas
16 polegadas
Altura (mm)
1453 mm
Comprimento (mm)
4055 mm
Entre-eixos (mm)
2538 mm
Largura (mm)
1738 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.102 kg
Porta-malas (L)
265 l
Tanque (L)
47 l
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Faróis de neblina
Faróis com regulagem de altura
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