Polo GTS: como é o carro mais divertido da Volkswagen atualmente?
A sigla GTS tem um significado especial para os que gostam de diversão ao volante. Não é por acaso que o único modelo que carrega a insígnia atualmente, o Polo GTS, é o carro mais legal de "tocada".
Na geração passada, o sedã Virtus também oferecia essa proposta, o apelo esportivo que os hatches carregam naturalmente desencorajou a VW de acabar com o brilho do Polo também - para a alegria dos mais entusiastas.
De fato, trata-se de um carro de nicho, uma vez que os R$ 149.990 cobrados por ele são mais do que o suficientes para que, aqueles que compram carros em função de tamanho, optem por um SUV.
Como se sai ele que é um dos hatches mais caros do Brasil atualmente? É o mesmo que dá a entender? O que tem e como entrega as suas virtudes aos ocupantes? Veremos a seguir.
VW Polo GTS
Pontos Positivos
- Dirigibilidade
- Desempenho e diversão
- Design
Pontos Negativos
- Acabamento na fileira traseira
- Para a proposta esportiva, o câmbio poderia ser um poco mais ágil
- Multimídia pode não ser a mais fácil de se acostumar desde os primeiros usos
Veredito
Ao contrário dos anos 80 - quando a sigla GTS surgiu pela primeira vez, no Gol quadrado - O mercado brasileiro de hoje é recheado de opções. Em função do preço, é impossível não tomar os demais modelos como referência. Isso leva o lado racional do comprador acabar prevalecendo com maior facilidade - e isso não é errado, tampouco um problema. Por conta disso, o Polo GTS é perfeito àqueles que procuram atributos esportivos, sem abrir mão da praticidade para o uso cotidiano. Ou seja, é perfeitamente racional, dentro de um critério de compra mais emocional. Para essas pessoas, o alto preço não dói tanto no bolso quando comparamos com o consumidor médio.
Design
Além dos frisos vermelhos super destacados, reúne pontos de black piano para conferir mais sofisticação. É bem difícil de encontrar algum ângulo "feio" do carro
Além dos faróis de LED afilados (cuja assinatura percorre toda a dianteira), vemos uma silhueta que destaca um efeito interessante de luz e sombra na lateral do carro. Além disso, suas rodas de 18 polegadas mesclam cores para explorar um pouco mais a impressão de movimento
Na traseira, a sigla GTS está destacada bem no meio da tampa, enquanto as lanternas de LED demarcam a assinatura luminosa
No interior é onde vemos que, apesar de preservar um pouco as linhas sóbrias, não deixou de investir nas superfícies. Agora, elas são tingidas com diferentes tons e trazem tecidos nas laterais dianteiras
Outro elemento que domina o visual é o aspecto das telas do interior. Com esses itens, se aproximam até de modelos de segmentos mais premium
Mas o principal fica por conta do volante esportivo com base achatada e inscrição "GTS", costuras vermelhas em diversos pontos, molduras no mesmo tom em partes como base da alavanca de câmbio e saídas de ar, bem como o banco com generosas abas laterais
Tudo, mais uma vez, "grita" desempenho apurado. Será que tem? Veremos melhor sobre isso mais adiante
Vida a bordo
O que também ajuda bastante é que tem ótimo isolamento acústico. Entretanto, infelizmente não vem com qualquer revestimento macio nos painéis laterais traseiros - enquanto que, na dianteira, é possível percebê-los nos apoios para os cotovelos e na forração das portas
O espaço para as malas é interessante para a categoria, ainda que a segunda fileira não tenha muito como acomodar três adultos com tanto conforto. Ainda assim, para a categoria, está dentro dos padrões
Aos que curtem tecnologia, a conectividade e as diferentes interfaces esportivas (que podem realizar cronometragens, exibir pressão de turbo e outras funções divertidas) são um prato cheio
O único ponto é que essa nova multimídia da VW, apesar de bem completa e de dispor os recursos de forma bem "setorizada", exige do usuário certa ambientação para que naturalize a utilização. Depois de um tempinho se acostumando, é possível sair usando tranquilamente
Dirigibilidade
Já que a ergonomia é uma das melhores do segmento, é possível encontrar uma ótima posição ao volante, ao mesmo tempo que proporciona uma acomodação confortável - dentro da proposta de esportividade, na qual a postura é um elemento fundamental
Mas o charme do GTS é o banco (os dois dianteiros, na realidade). Eles dão muita firmeza para o corpo, tanto pelas abas, quanto pela rigidez da espuma. Eles brilham nas saídas de curva mais arrojadas
A suspensão também foi recalibrada, tanto para lidar com a potência extra, quanto para entregar o que se espera de um esportivo. O carro é mais firme, mas não é absurdamente duro. Ainda assim, o comprador médio de carros de passeio pode achar um pouco exagerado (e, felizmente, é justamente isso que o diferencia daqueles "esportivos de adesivo" que tanto convencem o público mais despretensioso)
Em mudanças rápidas de dirigibilidade, notamos que a carroceria é bem equilibrada. Tudo isso também tem boa relação com a boa estabilidade em velocidades de cruzeiro mais elevadas
Consumo e desempenho
Além da dirigibilidade afiada que já mencionamos, acelera muito bem também. Por meio do câmbio automático de seis marchas, o motor 1.4 turbo e seus 150 cv e 25,5 kgfm são o suficientes para levar o hatch de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e chegar aos 206 km/h. Apesar de pequeno, os números são de "gente grande"
E para o que esse motor rende, o consumo nem é tão ruim também não. Segundo o Inmetro, na cidade, faz 8 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina). Na estrada, por sua vez, os números passam a ser 10 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina)
Notamos apenas uma característica que poderia melhorar, na parte de desempenho. Mesmo com o câmbio no modo esportivo, notamos que, às vezes, demora um pouco para reagir, logo que afundamos o pé no acelerador
De todo modo, a transmissão passa as marchas com rapidez e suavidade
Equipamentos e segurança
Além de ter recebido 5 estrelas (de 5) no teste de colisão do Latin NCap (que, até a data desta publicação, foi o mais recente divulgado pelo órgão de segurança veicular), vem equipado com seis airbags, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital, piloto automático, volante multifuncional e carregador de celular por indução
Como se não bastasse, adiciona ar-condicionado digital, sistema Start&Stop, auxílio de partida em rampas, frenagem autônoma de emergência (inclusive em manobras de estacionamento), câmera de ré, bancos de couro, rodas de 18 polegadas, acendimento automático dos faróis, central multimídia VW Play de 10,25 polegadas, sensor de chuva e retrovisores elétricos e cluster digital de 8 polegadas
Motorização
1.4, 4 cil., 16V, turbo
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
150 a 5.000 - 5.250 rpm
Torque (kgf.m)
25,5 a 1.500 - 4.000
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,3
Velocidade máxima (km/h)
206
Consumo cidade (km/l)
8 km/l (etanol) / 11,6 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
10 km/l (etanol) / 14,2 km/l (gasolina)
Câmbio
Automático, 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
205/45R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1471
Comprimento (mm)
4074
Entre-eixos (mm)
2566
Largura (mm)
1751
Ocupantes
5
Peso (kg)
1220
Porta-malas (L)
300
Tanque (L)
52
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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