Por que BMW iX3 é um dos elétricos premium com melhor custo-benefício
Rafaela Borges
Colunista do UOL
27/12/2022 04h00
Segundo SUV elétrico da BMW lançado no Brasil em 2022, o iX3 chega como uma opção mais racional a modelos de mesmo porte disponíveis até então. Enquanto Audi e-tron e Mercedes-Benz EQC partem de cerca de R$ 650 mil, o novato tem preço sugerido de R$ 475.950.
Mais em conta que ele no segmento de SUVs de luxo elétricos é apenas o XC40. Porém, o Volvo é um compacto e o iX3, um médio como o e-tron e o EQC. O segredo do BMW? Ele traz uma solução que passou a ser adotada pelas marcas premium em 2022: apenas um motor elétrico.
Os primeiros elétricos que chegaram no Brasil - nesse grupo estão incluídos o e-tron e o EQC - adotam dois propulsores. A nova solução, do motor único, consegue gerar um preço melhor, mas com a contrapartida de desempenho inferior. Isso significa que o IX3, versão a bateria do X3, anda mal?
Pelo contrário. O desempenho do SUV surpreende. E isso com uma autonomia de 460 km, que também é superior à dos outros elétricos médios premium. Afinal, há apenas um propulsor, mas a capacidade da bateria é semelhante à de e-tron e EQC.
BMW iX3
Preço
R$ 475.9505,0
4,0
5,0
5,0
4,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Custo-benefício
- Dirigibilidade
Pontos Negativos
- Excesso de botões
- Painel pouco personalizável
Veredito
São os modelos de motor único que vão "popularizar" o carro elétrico dentro do segmento premium. E o iX3 veio para mostrar essa nova realidade. Por menos de R$ 500 mil, não está muito distante de automóveis de luxo a combustão. Isso com um desempenho que, apesar da potência não muito chamativa, capricha na agilidade, além de uma boa autonomia para a categoria. O BMW é um dos elétricos premium com melhor custo-benefício do Brasil.
Design e interior
X3 elétrico, o iX3 tem poucas diferenças visuais em relação às versões a combustão. Elas começam pela grade frontal, que é fechada, como na maior parte dos automóveis a bateria. A abertura na entrada de ar é para outros sistemas do carro.
Outro destaque fica por conta do farol a laser, com assinatura na cor azul, que é vista diversas vezes em detalhes do carro. O azul tem sido adotado pela maioria das montadoras para identificar seus modelos elétricos.
As rodas de 19" polegadas são de plástico, não de alumínio, e têm dois tons - preto e cinza. Lateralmente, o carro é um X3, com carroceria bem definida como a de um SUV e dimensões iguais: são 4,73 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,67 m de entre-eixos.
Atrás, as lanternas são escurecidas e há a inscrição iX3. O modelo perdeu as saídas de escape, que não existem em carros a eletricidade. O porta-malas com abertura elétrica é um dos destaques, com bons 510 litros de capacidade.
Por dentro, o azul volta a se destacar. Está no botão de partida, contorno do painel, detalhes do câmbio, volante e costura aparente. O acabamento, além de couro, usa alumínio trabalhado que vem sendo uma assinatura de modelos feitos sobre essa plataforma da BMW - como o Série 3.
Porém, painel e multimídia estão em elementos separados, não integrados e curvos, como no sedã atualizado recentemente. A disposição é a mesma do X3 e também do antigo Série 3. Além disso, o modelo ainda traz muitos botões no painel e console, uma característica dos BMW mais antigos.
Equipamentos
O painel de instrumentos digital do iX3 tem poucas opções de personalização. Dá para mudar, principalmente, as informações vistas no centro - pode ser mapa, ou sistemas de assistência à condução. E por falar nessas tecnologias, no pacote estão controlador de velocidade adaptativo (ACC) e leitor de faixas.
A central multimídia com tela suspensa é sensível ao toque e comanda a maior parte das funções do carro. Dá também para comandá-la por meio de botões e teclas no console central. Entre os destaques estão o sistema de comando de voz com inteligência artificial, o navegador GPS nativo e a câmera 360.
O iX3 também tem sistema de personalização da cabine com diferentes cores para iluminar portas e painéis - em tons únicos ou combinados. O ar-condicionado é digital e tem zonas também para os passageiros de trás.
A cabine tem entradas USB dos tipos A e C, além de carregador de smartphones sem fio. Quanto aos modos de condução, há o confortável, o esportivo e o econômico. Além disso, por meio do multimídia é possível comandar diferentes níveis para regeneração da bateria por meio de desaceleração.
O iX3 traz sistema de som da Harmon Kardon. No pacote, está incluído uma tecnologia de personalização de sons artificiais usados em momentos como o processo de aceleração.
Desempenho
A bateria do iX3 tem 80 kWh e alimenta o motor elétrico traseiro. Para recarregá-la de 10% a 80%, são cerca de 40 minutos em uma estação de carga rápida (DC) de 100 kW, por exemplo. Em corrente lenta (AC), o tempo varia.
Em 11 kW são entre oito e nove horas e em 22 kW, quatro horas, aproximadamente. Quanto à potência do motor traseiro, são 286 cv, com 40,8 kgfm de torque entregues instantaneamente. Não é preciso atingir uma determinada rotação: basta pisar no pedal do acelerador para a força estar plenamente disponível.
Essa é uma característica de carros elétricos em geral, não apenas do iX3. Por isso, a maior parte desses modelos acaba tendo um início de aceleração muito forte. O BMW, no entanto, surpreende. Ele passa a sensação de mais agilidade do que seus números sugerem.
Pressionando forte o pedal do acelerador, o SUV dispara e gruda o corpo de motorista e passageiros no banco. De acordo com informações da BMW, o iX3 leva 6,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Outra característica que chama a atenção no iX3 é a estabilidade em curvas e em alta velocidade. O SUV se comporta como um autêntico BMW, cuja direção tem respostas muito precisas e com uma pitada de esportividade.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.