Por que Fiat Titano não é melhor picape média, mas vale considerar a compra
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
23/07/2024 04h00
Depois de fazer sucesso com a Strada e a Toro, líderes em vendas das suas categorias, a Fiat finalmente se aventura na categoria das picapes médias, onde reina a Toyota Hilux e se destacam outros modelos já consagrados, como Ford Ranger e Chevrolet S10.
Diferentemente da Strada e da Toro, a Titano não é um produto original da marca italiana - na verdade, trata-se de um projeto da chinesa Changan repaginado pela Peugeot.
Os planos iniciais eram de lançar a picape no Brasil com o logotipo do leão e o nome Landtrek, como é comercializada na Argentina e em outros mercados, mas aqui a Stellantis, proprietária de Fiat e Peugeot, preferiu lançar o utilitário com a marca italiana e sua rede com mais de 500 concessionárias.
Confira a seguir a avaliação da Titano Ranch, modelo topo de linha com preço sugerido de R$ 259.990, na faixa de versões intermediárias da concorrência. A picape da Fiat tem versões partindo de R$ 219.990 e esse valor cai para R$ 188.990 para clientes com CNPJ e produtores rurais.
Todas as variantes da Titano trazem o mesmo motor turbodiesel de 180 cv, mais tração 4x4 com reduzida.
Design: na versão Ranch, a Titano abusa dos detalhes cromados na parte superior da grade frontal, nas maçanetas externas, na capa dos retrovisores, nos para-choques e na maçaneta da tampa da caçamba.
Na dianteira, a grade com acabamento preto brilhante dá um toque mais sofisticado, bem como as luzes de condução diurna que formam um apêndice nas laterais inferiores da peça - lembram os dentes incisivos de um felino não por acaso, já que a Titano inicialmente seria lançada no Brasil com a marca Peugeot, cujo símbolo é um leão.
Por dentro, as saídas de ar estreitas e horizontais abaixo da multimídia flutuante ajudam a compor um visual moderno - já o painel com mostradores que lembram os do antigo Chevrolet Agile e a alavanca de câmbio gigante, nem tanto. Em resumo, especialmente na parte externa, a Titano tem a aparência robusta esperada em uma picape.
Espaço interno: medindo 5,33 m de comprimento e 1,96 m de largura, a Titano é um pouco maior do que a média na sua categoria e leva cinco ocupantes confortavelmente - inclusive no banco traseiro, onde o túnel central não é tão alto.
Por sua vez, o volume da caçamba, com seus 1.220 litros úteis, é amplo - de acordo com a Fiat, o maior da categoria. A capacidade de carga de 1.020 kg está dentro do padrão para uma picape de porte médio.
Vida a bordo: a Fiat Titano traz interior quase todo revestido por plásticos rígidos, a exemplo de outras picapes da mesma categoria.
Os bancos são confortáveis e, na versão Ranch, o do motorista traz ajustes elétricos. A configuração de topo também traz ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, apoios de braço nas duas fileiras de assentos,.
Por outro lado, a Titano não tem portas USB-C, padrão no celulares mais recentes - nela, todas são do tipo A, aquelas maiores, enquanto a conexão via Android Auto e Apple CarPlay na central multimídia requer o uso de fio.
Quanto à segurança, a picape da Fiat sai da fábrica com seis airbags e alerta de saída de faixa, mas não conta com assistências como alerta de colisão e frenagem automática, mas vem com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Desempenho: o motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm compartilhado com o furgão Fiat Ducato é apenas adequado para a picape de 2.150 kg - a título de comparação, esse propulsor é mais potente do que a versão de entrada da Nissan Frontier com transmissão manual, que traz uma unidade 2.3, capaz de render 163 cv e 43,3 kgfm.
No asfalto e sem carga, a suspensão independente na dianteira e com eixo rígido e feixe de molas na traseira balança mais do que o desejável e lembra uma picape de mesmo porte fabricada dez anos atrás. Por outro lado, em estrada de terra, essa sensação é bem menos evidente e a Titano vai bem - vale dizer que todas as versões têm seletor de tração 4x4 e reduzida, além de bloqueio do diferencial traseiro.
Consumo: as médias oficiais, medidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são apenas razoáveis: 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. No mundo real, obtive no ciclo rodoviário números um pouco melhores, chegando a 11 km/l.
Itens de série: destacam-se, na versão Ranch, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia de dez polegadas, rodas de liga leve diamantadas com 18 polegadas, alerta de saída de faixa, seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro, chave presencial, câmeras "360 graus", rebatimento automático dos retrovisores, bancos de material sintético semelhante a couro, banco do motorista com ajustes elétricos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, estribos laterais, santantônio cromado e protetor de caçamba.
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Fiat Titano Ranch
Preço
R$ 259.9904,0
3,0
4,0
4,0
5,0
4,0
3,0
Pontos Positivos
- Design
- Traz cabine e caçamba espaçosas
- Preço abaixo da média da categoria
- Mecânica simples e confiável
Pontos Negativos
- Motor ruidoso
- Dirigibilidade. Suspensão "pula" demais
Veredito
A Fiat Titano está abaixo de concorrentes em termos de dirigibilidade, ruído e equipamentos. Por outro lado, traz preço mais baixo, tem boa capacidade de carga e mecânica robusta, confiável e fácil de reparar. Também contam a seu favor a ampla rede de concessionárias Fiat e o design, que chama a atenção. Definitivamente, existem picapes médias melhores, mas consideravelmente mais caras. Tem potencial para vender bem.
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Motorização
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Motor 2.2, 4 cilindros, turbo, injeção direta
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Combustível
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Diesel
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Potência (cv)
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180 cv a 3.750 rpm
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Torque (kgf.m)
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40,8 kgfm a 2.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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12,4 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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175 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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8,5 km/l
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Consumo estrada (km/l)
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9,2 km/l
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Câmbio
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Automático, 6 marchas
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Tração
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4x4 com reduzida
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Direção
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Hidráulica
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Suspensão Dianteira
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Independente, multibraços com barra estabilizadora
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Suspensão Traseira
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Eixo rígido com feixe de molas
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambores
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Pneus
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265/60 R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1.858 mm
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Comprimento (mm)
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5.330 mm
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Entre-eixos (mm)
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3.180 mm
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Largura (mm)
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1.963 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2.150 kg em ordem de marcha
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Porta-malas (L)
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1.220 litros (volume da caçamba)
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Tanque (L)
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80 litros
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10.000 km
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R$ 1.835
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20.000 km
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R$ 1.802
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30.000 km
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R$ 1.529
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40.000 km
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R$ 2.161
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50.000 km
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R$ 2.075
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60.000 km
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R$ 1.802
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Garantia
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5 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Bloqueio do diferencial
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