Topo

Por que Volkswagen Tiguan é um bom SUV de sete lugares, mas já foi melhor

Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/08/2024 05h30

O VW Tiguan Allspace é um SUV médio de sete lugares com público cativo e alta valorização no mercado de usados.

Espaçoso, bem equipado, potente e bom de dirigir, o utilitário esportivo importado do México chegou a ficar cerca de dois anos longe do mercado brasileiro e voltou a ser vendido aqui no fim do ano passado.

Neste retorno, veio com visual renovado e uma atualização importante no que se refere a itens de segurança ativa e passiva.

Contudo, também teve suas perdas: para se enquadrar nos limites de emissões estabelecidos pela legislação, seu motor 2.0 turbo a gasolina recebeu nova calibração, que reduziu a potência de 220 cv para 186 cv e o torque de 35,7 kgfm para 30,6 kgfm.

Além disso, houve simplificações, como a retirada da tração integral 4Motion (agora, ela é somente dianteira) e a troca do veloz câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas pela transmissão automática com conversor de torque e oito velocidades - eficiente e suave, porém com trocas mais lentas.

Disponível na versão única R-Line, com aparência mais esportiva, o Tiguan está com preço sugerido de R$ 284.590 - portanto, mais caro do que seu concorrente direto Jeep Commander Overland T270, disponível por R$ 262.990.

Vale destacar que na Europa o Tiguan recebeu nova geração, enquanto o "nosso" é uma atualização da geração anterior. Especula-se que, a partir do ano que vem, o modelo atualmente vendido no Brasil será descontinuado e dará lugar a outro SUV médio, denominado Tayron - com origem chinesa, seria produzido no México, como o Tiguan.

Confira a seguir a avaliação do Tiguan Allspace.

Desvendando o VW Tiguan Allspace 2024

Imagem: Divulgação

Design: A novidade mais perceptível está na dianteira, que exibe novos faróis full-LED que ganharam prolongamento nas extremidades e um avançado sistema que ajusta automaticamente a luz alta para não ofuscar motoristas no sentido contrário.

Agora com barra iluminada, a grade dianteira também foi redesenhada, bem como o para-choque frontal. Adoção de mais itens cromados no acabamento externo passa uma impressão mais premium do novo Tiguan na comparação com seu antecessor.

Imagem: Divulgação

Vida a bordo: nessa reestilização, o VW Tiguan Allspace manteve o bom acabamento interno, que inclui painel de instrumentos emborrachado, e recebeu mais equipamentos de série, como o pacote de assistências à condução semiautônoma, que detalhamos logo abaixo, no quesito segurança.

De resto, o utilitário esportivo conta com cabine espaçosa e três fileiras de assentos, além de vir de série com painel de instrumentos configurável com tela de alta resolução de 10,25 polegadas, um dos melhores do segmento. A nova central multimídia é boa, embora a tela de oito polegadas seja pequena para a faixa de preço do Tiguan. Confira abaixo vídeo gravado no lançamento do veiculo, em dezembro de 2023.

Os bancos são bastante confortáveis, enquanto o do motorista tem ajustes elétricos, memória, ventilação e aquecimento.

Com a terceira fileira de bancos rebatida, a capacidade do porta-malas é de bons 686 litros.

Imagem: Divulgação

Segurança: o SUV de sete lugares da Volkswagen sai da fábrica com seis airbags e um pacote bem completo de assistências à condução, que inclui frenagem automática pós-colisão,alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente ativo de manutenção de faixa e faróis LED matrix com acendimento automático, luz alta adaptativa e capacidade de "recortar" o facho de luz para não ofuscar o motorista no sentido contrário. Portanto, está bem serviço nesse quesito.

Imagem: Divulgação

Desempenho: o Tiguan Allspace era conhecido como o "Golf GTI dos SUVs" justamente por trazer o mesmo conjunto mecânico do hatch esportivo e devido ao chassi bem equilibrado.

A perda de 34 cv de potência e de 5,7 kgfm de torque do novo modelo é perceptível na hora de acelerar, enquanto retirada da tração integral também deixou a condução menos refinada e eliminou aquela sensação de carro "andando sobre trilhos".

Ainda assim, o Tiguan continua proporcionando uma condução afiada e agradável e responde bem ao pisar no acelerador - mas fica bem atrás do VW Jetta GLI quanto ao prazer de dirigir.

Imagem: Divulgação

Consumo: as mudanças na calibração do motor, a adoção do câmbio com oito marchas e a retirada da tração integral deixaram o Tiguan Allspace mais econômico. No uso cotidiano, as médias 9,2 km/l na cidade e de 11,3 km/l na estrada informadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são factíveis. No ciclo rodoviário e com moderação no uso do acelerador, obtive consumo médio superior a 12 km/l de gasolina.

Imagem: Divulgação

Itens de série: traz banco do motorista com ventilação, memória e ajustes elétricos, painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital com três zonas de temperatura, abertura elétrica da tampa do porta-malas, seis airbags, terceira fileira de assentos, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, faróis LED matrix com acendimento automático e luz alta adaptativa, carregamento de celular por indução, sistema de som com oito alto-falantes. assistente de estacionamento semiautônomo, sensor de chave e partida do motor por botão.

Imagem: Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line

Preço

R$ 284.590
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

4,0

4,0

4,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Suspensão e direção bem acertados
  • Ampla lista de equipamentos de tecnologia e segurança
  • Espaço interno
  • Design

Pontos Negativos

  • Perdeu potência, torque, tração integral e câmbio de dupla embreagem

Veredito

O VW Tiguan teve redução expressiva no desempenho e ficou mais simples no que se refere ao conjunto mecânico. Mesmo assim, continua sendo um dos SUVs mais agradáveis de dirigir, trazendo bom acerto de suspensão e direção. Traz, como anteriormente, muito espaço interno e a versatilidade dos sete lugares. Apesar da perda na performance, ainda é uma das opções mais caras de sua categoria e ganhou mais equipamentos de série.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0 turbo, 4 cilindros, injeção direta, 16 válvulas

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 186 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 30 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,2 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 223 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,2 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11,3 km/l

  • Câmbio

  • Automático, 8 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multi-link

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 255/45 R19

  • Rodas

  • 19 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.650 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.700 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.790 mm

  • Largura (mm)

  • 1.860 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.794 kg em ordem de marcha

  • Porta-malas (L)

  • 686 litros (com terceira fileira recolhida)

  • Tanque (L)

  • 60 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 0

  • 20.000 km

  • R$ 0

  • 30.000 km

  • R$ 0

  • 40.000 km

  • R$ 1073,44

  • 50.000 km

  • R$ 960,94

  • 60.000 km

  • R$ 1073,44

  • Garantia

  • 3 anos sem limite de quilometragem

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Bloqueio do diferencial

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que Volkswagen Tiguan é um bom SUV de sete lugares, mas já foi melhor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.