Por que Volkswagen Tiguan é um bom SUV de sete lugares, mas já foi melhor
O VW Tiguan Allspace é um SUV médio de sete lugares com público cativo e alta valorização no mercado de usados.
Espaçoso, bem equipado, potente e bom de dirigir, o utilitário esportivo importado do México chegou a ficar cerca de dois anos longe do mercado brasileiro e voltou a ser vendido aqui no fim do ano passado.
Neste retorno, veio com visual renovado e uma atualização importante no que se refere a itens de segurança ativa e passiva.
Contudo, também teve suas perdas: para se enquadrar nos limites de emissões estabelecidos pela legislação, seu motor 2.0 turbo a gasolina recebeu nova calibração, que reduziu a potência de 220 cv para 186 cv e o torque de 35,7 kgfm para 30,6 kgfm.
Além disso, houve simplificações, como a retirada da tração integral 4Motion (agora, ela é somente dianteira) e a troca do veloz câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas pela transmissão automática com conversor de torque e oito velocidades - eficiente e suave, porém com trocas mais lentas.
Disponível na versão única R-Line, com aparência mais esportiva, o Tiguan está com preço sugerido de R$ 284.590 - portanto, mais caro do que seu concorrente direto Jeep Commander Overland T270, disponível por R$ 262.990.
Vale destacar que na Europa o Tiguan recebeu nova geração, enquanto o "nosso" é uma atualização da geração anterior. Especula-se que, a partir do ano que vem, o modelo atualmente vendido no Brasil será descontinuado e dará lugar a outro SUV médio, denominado Tayron - com origem chinesa, seria produzido no México, como o Tiguan.
Confira a seguir a avaliação do Tiguan Allspace.
Desvendando o VW Tiguan Allspace 2024
Design: A novidade mais perceptível está na dianteira, que exibe novos faróis full-LED que ganharam prolongamento nas extremidades e um avançado sistema que ajusta automaticamente a luz alta para não ofuscar motoristas no sentido contrário.
Agora com barra iluminada, a grade dianteira também foi redesenhada, bem como o para-choque frontal. Adoção de mais itens cromados no acabamento externo passa uma impressão mais premium do novo Tiguan na comparação com seu antecessor.
Vida a bordo: nessa reestilização, o VW Tiguan Allspace manteve o bom acabamento interno, que inclui painel de instrumentos emborrachado, e recebeu mais equipamentos de série, como o pacote de assistências à condução semiautônoma, que detalhamos logo abaixo, no quesito segurança.
De resto, o utilitário esportivo conta com cabine espaçosa e três fileiras de assentos, além de vir de série com painel de instrumentos configurável com tela de alta resolução de 10,25 polegadas, um dos melhores do segmento. A nova central multimídia é boa, embora a tela de oito polegadas seja pequena para a faixa de preço do Tiguan. Confira abaixo vídeo gravado no lançamento do veiculo, em dezembro de 2023.
Os bancos são bastante confortáveis, enquanto o do motorista tem ajustes elétricos, memória, ventilação e aquecimento.
Com a terceira fileira de bancos rebatida, a capacidade do porta-malas é de bons 686 litros.
Segurança: o SUV de sete lugares da Volkswagen sai da fábrica com seis airbags e um pacote bem completo de assistências à condução, que inclui frenagem automática pós-colisão,alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente ativo de manutenção de faixa e faróis LED matrix com acendimento automático, luz alta adaptativa e capacidade de "recortar" o facho de luz para não ofuscar o motorista no sentido contrário. Portanto, está bem serviço nesse quesito.
Desempenho: o Tiguan Allspace era conhecido como o "Golf GTI dos SUVs" justamente por trazer o mesmo conjunto mecânico do hatch esportivo e devido ao chassi bem equilibrado.
A perda de 34 cv de potência e de 5,7 kgfm de torque do novo modelo é perceptível na hora de acelerar, enquanto retirada da tração integral também deixou a condução menos refinada e eliminou aquela sensação de carro "andando sobre trilhos".
Ainda assim, o Tiguan continua proporcionando uma condução afiada e agradável e responde bem ao pisar no acelerador - mas fica bem atrás do VW Jetta GLI quanto ao prazer de dirigir.
Consumo: as mudanças na calibração do motor, a adoção do câmbio com oito marchas e a retirada da tração integral deixaram o Tiguan Allspace mais econômico. No uso cotidiano, as médias 9,2 km/l na cidade e de 11,3 km/l na estrada informadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são factíveis. No ciclo rodoviário e com moderação no uso do acelerador, obtive consumo médio superior a 12 km/l de gasolina.
Itens de série: traz banco do motorista com ventilação, memória e ajustes elétricos, painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital com três zonas de temperatura, abertura elétrica da tampa do porta-malas, seis airbags, terceira fileira de assentos, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, faróis LED matrix com acendimento automático e luz alta adaptativa, carregamento de celular por indução, sistema de som com oito alto-falantes. assistente de estacionamento semiautônomo, sensor de chave e partida do motor por botão.
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Volkswagen Tiguan Allspace R-Line
Preço
R$ 284.590Pontos Positivos
- Suspensão e direção bem acertados
- Ampla lista de equipamentos de tecnologia e segurança
- Espaço interno
- Design
Pontos Negativos
- Perdeu potência, torque, tração integral e câmbio de dupla embreagem
Veredito
O VW Tiguan teve redução expressiva no desempenho e ficou mais simples no que se refere ao conjunto mecânico. Mesmo assim, continua sendo um dos SUVs mais agradáveis de dirigir, trazendo bom acerto de suspensão e direção. Traz, como anteriormente, muito espaço interno e a versatilidade dos sete lugares. Apesar da perda na performance, ainda é uma das opções mais caras de sua categoria e ganhou mais equipamentos de série.
Motorização
2.0 turbo, 4 cilindros, injeção direta, 16 válvulas
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
186 cv
Torque (kgf.m)
30 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,2 segundos
Velocidade máxima (km/h)
223 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,2 km/l
Consumo estrada (km/l)
11,3 km/l
Câmbio
Automático, 8 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, multi-link
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
255/45 R19
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1.650 mm
Comprimento (mm)
4.700 mm
Entre-eixos (mm)
2.790 mm
Largura (mm)
1.860 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.794 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
686 litros (com terceira fileira recolhida)
Tanque (L)
60 litros
10.000 km
R$ 0
20.000 km
R$ 0
30.000 km
R$ 0
40.000 km
R$ 1073,44
50.000 km
R$ 960,94
60.000 km
R$ 1073,44
Garantia
3 anos sem limite de quilometragem
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Bloqueio do diferencial
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