Topo

Wrangler Rubicon: testamos o Jeep de quase R$ 440 mil e que "odeia" asfalto

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/08/2021 04h00

Em muitos anos trabalhando em avaliações de carros, essa é a primeira vez que guiei um veículo realmente ruim de andar no asfalto e que custa R$ 439.590. Mas, antes de tirar conclusões precipitadas, saiba que esse ponto aparentemente negativo é algo bom.

Isso porque não esperava que o Jeep Wrangler Rubicon fosse de algum modo agradável de andar no asfalto, muito menos na cidade, pois nenhum desses é o ambiente ideal para este herdeiro do MB, criado para a Segunda Guerra Mundial e que depois deu origem ao CJ, primeiro da linhagem civil.

Na versão Rubicon, mais extrema à venda no Brasil, o Jeep Wrangler traz algumas modificações que a deixam mais capaz de encarar o off-road, trilhas e lugares onde o caminho pronto não existe.

Um dos pontos negativos vocês já sabem, mas há muito o que dizer sobre as qualidades do modelo. É o que vamos contar a partir de agora, na avaliação do UOL Carros.

Jeep Wrangler Rubicon

Preço

R$ 439.590
Carros
3,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

2,0

4,0

4,0

4,0

4,0

5,0

3,0

Pontos Positivos

  • Espaço
  • Conforto interno
  • Capacidade off-road

Pontos Negativos

  • Preço
  • Estabilidade no asfalto
  • Ruído interno

Veredito

O Wrangler é ótimo no que se propõe a fazer direito e péssimo naquilo que nunca foi sua vocação. A versão Rubicon só acentua essas questões e outras que não tem como lidar, como a falta de aerodinâmica da carroceria quadrada que faz o vento que passa pela cabine "uivar", especialmente na estrada. Mas ele continua a tirar um sorriso do rosto de quem dirige ou vê, além de ser genial pelos conceitos de praticidade para o fora de estrada.

Versões disponíveis

Jeep Wrangler Sahara

Design e espaço interno

Um dos pontos marcantes do Wrangler é o design. O modelo, que passou por uma profunda mudança para chegar a atual geração, ainda assim, manteve as características que o fazem reconhecível a qualquer distância e em qualquer localidade.

Na dianteira, o modelo apostou em uma grade levemente inclinada, levando em conta novas questões de segurança, mas ainda assim ele manteve o estilo da frente alta com a grade de sete barras que identifica todos os modelos da Jeep, adernada pelos faróis em formato redondo.

O estilo da carroceria quadradona também não saiu de moda para o Wrangler. O modelo mantém isso e tem ainda uma série de funcionalidades que são características do modelo.

Entre elas a capacidade de deitar o vidro sobre o capô, remover as quatro portas e também o teto, transformando-o em um Jeep conversível, por assim dizer. Para garantir a segurança dos ocupantes, o modelo tem um santantônio que corre por dentro do carro, a parte da estrutura.

Por dentro, o modelo tem conforto e espaço para quatro adultos. Apesar de ser um jipe off-road, o túnel central não é tão elevado e permite conforto para o quinto ocupante, que vai com folga sentado no centro.

Os bancos dianteiros são confortáveis e a ergonomia para o motorista fica por conta da quantidade de ajustes de altura e distância no volante e do banco, tudo manual, como pede um legítimo modelo off-road.

A posição de guiar é elevada, mesmo no ajuste mais baixo, e isso não tem como mudar em um carro que naturalmente é alto. O Wrangler Rubicon conta ainda com suspensão 5 cm mais alta que da versão Sahara Overland.

Jeep Wrangler Rubicon Imagem: Divulgação

Consumo e desempenho

Para o Brasil, o Wrangler Rubicon conta apenas com a versão a gasolina de motor 2.0 turbo que rende 272 cv e 40,8 mkgf. Esses números são mais que suficientes para o Jeep dar conta de acelerar no asfalto ou na terra, além de superar todo tipo de obstáculo.

Esse motor é menos potente do que a atual geração do V6 Pentastar oferecido ao Jeep nos EUA, mas tem mais torque: os números do V6 são de 285 cv e 35,9 mkgf.

Contudo, como velocidade final não é o foco de um modelo que pode até "subir paredes", o torque superior e entregue em rotações mais baixas é o que vale a pena. A grande diferença no Wrangler com o motor 2.0 turbo em relação à geração anterior com o V6 é agilidade em sair da imobilidade.

O jipe arranca e acelera mais fácil em qualquer situação com menos pressão no acelerador. Isso na cidade melhora muito o comportamento e a resposta, bem como em ultrapassagens e retomadas em ciclo rodoviário. O câmbio automático tem um bom escalonamento e trabalha com suavidade, mesmo no off-road.

Para manter a aura de um "off-road raiz", a Jeep optou por retomar o acionamento do sistema 4x4 e 4x4 reduzida com uma alavanca que fica ao lado do câmbio em vez de um seletor giratório, que poderia melhorar o uso do espaço, mas não teria uma memória afetiva para os jipeiros.

A pegada ainda mais off-road do Rubicon, que tem a suspensão 5 cm mais alta como citado anteriormente, fica completa com a barra estabilizadora com desconexão eletrônica, bloqueio eletrônico dos dois diferenciais ou apenas do traseiro, sistema de tração com relação final reduzida e pneus lameiros de 33 polegadas.

Tudo isso faz do Wrangler Rubicon imparável no fora de estrada, e há pouco que não seja possível fazer com esse conjunto de fábrica oferecido pela marca. Mas é exatamente essa aptidão sem igual na terra, na lama e sobre pedras que faz dele muito ruim no asfalto.

No ciclo rodoviário, onde andando a velocidades entre 100 km/h e 120 km/h, a sensação é que o carro está flutuando - e não há muito que se possa fazer para lidar com essa falta de estabilidade apresentada pelo Rubicon. Nessa configuração, o asfalto não é a praia dele.

O consumo é parelho tanto no ciclo urbano (7,3 km/l) quanto no ciclo rodoviário (7,7 km/l) e a autonomia estimada com um tanque de 66,2 litros é de 500 km.

Jeep Wrangler Rubicon Imagem: Divulgação

Equipamentos

O Wrangler Rubicon, apesar da sua brutalidade para caminhos não explorados, vem cheio de mimos para justificar sua tabela de mais de R$ 400 mil.

O painel tem uma tela de TFT colorida e cheia de funções do computador de bordo. A central multimídia tem tela de 8,4 polegadas e integração a Android Auto e Apple CarPlay, mas por enquanto apenas por meio de cabo USB. Falando em USB são seis entradas disponíveis, três da convencional e três do tipo USB-C.

Na central foi integrado um navegador GPS off-line para lugares nos quais não há sinal de celular, além dos mostradores de inclinação vertical e lateral, que antes eram analógicos sobre o painel.

Ele traz ainda sistema de som premium da Alpine com subwoofer integrado ao porta-malas, que tem bons 548 litros de capacidade. Para ajudar nas manobras dos quase 5 metros de comprimento, o Wrangler Rubicon traz sensores de estacionamento na frente e atrás, câmera de ré e faróis Full-LEDs

Jeep Wrangler Rubicon Imagem: Divulgação

Manutenção e segurança

O Wrangler Rubicon traz um bom pacote de itens de série associado a segurança. O modelo tem controles de tração e estabilidade, quatro airbags, assistentes de partida em rampa e de controle de velocidade de descida, alertas de ponto cego e frenagem autônoma de emergência com alerta frontal de colisão.

A manutenção do Wrangler passa longe de ser um problema para quem acabou de dispensar mais de R$ 430 mil na compra do modelo. O valor total das seis primeiras revisões é de R$ 5.555, um preço médio de R$ 925,83 por cada revisão. O custo real de cada uma é de R$ 472, R$ 908, R$ 1.003, R$ 1.354, R$ 659, R$ 1.159, respectivamente, da primeira até a última.

Jeep Wrangler Rubicon Imagem: Divulgação

Mercado

O Wrangler por si só já é um modelo de nicho. A falta de praticidade para o uso diário nos grandes centros transforma o jipe em um brinquedo de gente grande. O valor salgado, que só piorou com o aumento do dólar uma vez que ele é importado dos EUA, não melhorou a situação.

Mas ele é um ícone que tem seu próprio clube e séquito de seguidores fieis. Sua briga é com o Land Rover Defender, que custa cerca de R$ 100 mil a mais e também tem defensores fervorosos.

Resta esperar e ver se a Ford se anima em oferecer no Brasil o Bronco "raiz", que retornou à vida usando o Wrangler como inspiração e métrica para saber o que oferecer aos clientes que gostam da vida fora de estrada.

Jeep Wrangler Rubicon Imagem: José Antonio Leme/UOL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0, 4 cil, 16V, turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 272 a 5.250 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 40,8 a 3.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,1

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 180

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,3

  • Consumo estrada (km/l)

  • 7,8

  • Câmbio

  • Automático, 8 marchas

  • Tração

  • 4x2 e 4x4 com reduzida

  • Direção

  • Eletro-hidráulica

  • Suspensão Dianteira

  • Eixo rigído

  • Suspensão Traseira

  • Eixo Rígido

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 17 polegadas

  • Rodas

  • 255/75 R17

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.878

  • Comprimento (mm)

  • 4.785

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.008

  • Largura (mm)

  • 1.894

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.043

  • Porta-malas (L)

  • 548

  • Tanque (L)

  • 66,2

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 472

  • 20.000 km

  • R$ 908

  • 30.000 km

  • R$ 1.003

  • 40.000 km

  • R$ 1.354

  • 50.000 km

  • R$ 659

  • 60.000 km

  • R$ 1.159

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

Concorrentes

Land Rover Defender 110

R$ 572.112,00

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Wrangler Rubicon: testamos o Jeep de quase R$ 440 mil e que "odeia" asfalto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.