Porsche Cayenne S: último SUV antes de virar 100% elétrico vale a pena?
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
30/09/2023 04h00
Campeão de vendas da Porsche, com mais de 1,25 milhão de unidades comercializadas desde o seu lançamento em 2002, o Cayenne acaba de receber a última grande atualização antes da chegada da quarta geração em 2025, que terá propulsão 100% elétrica. Ou seja, aos que não abrem mão da experiência que só a combustão pode proporcionar, o carro dos nossos testes está em sua melhor forma.
Custa a partir de R$ 810 mil, mas as cifras podem aumentar bastante com as inúmeras possibilidades de customização. Mas o seu preço de base já é o suficiente para reunir a gama mais completa de itens de conforto e conectividade dentro da marca.
Se mesmo assim isso não for o bastante, ainda mais telas, itens esportivos e de segurança podem ser adicionados por mais alguns milhares de reais adicionais. É como dizem: "o céu é o limite".
Mas como se sai o maior Porsche feito para as famílias? Montamos em uma belíssima unidade azul com rodas pintadas de cinza fosco e com alguns adicionais de tecnologia para descobrir a resposta.
Desvendando o Porsche Cayenne S
Design: Nesta última grande atualização do modelo atual, as mudanças representam um refinamento do Cayenne como já conhecemos, ainda que não deixe para trás a identidade visual típica dos modelos da Porsche. Por fora, traz novos faróis full-LED e também entradas de ar redesenhadas no para-choque frontal. Os pára-lamas dianteiros ficaram mais altos e arqueados. Na traseira, as lanternas foram atualizadas e logotipo ganhou design 3D
Vida a bordo: O Cayenne tem o maior patamar de luxo dentro da marca. Tem materiais sensíveis ao toque nos quatro cantos do carro, possibilidade de customização de estofamentos e costuras, além de opcional de duas marcas premium para o sistema de som (Bose, que é o mais em conta, e Burmester, o mais refinado). Além da acomodação ser primorosa para até 5 adultos, tem teto solar panorâmico bipartido que favorece demais a iluminação do interior
Equipamentos: O painel de instrumentos agora é totalmente digital, com tela curva de 12,6 polegadas (e outra de mesmo tamanho para a multimídia). A unidade testada tinha uma terceira tela diante do passageiro. O console agora traz controles de climatização (com quatro zonas de temperatura mais ventilação, duas para cada fileira), além de carregador de indução refrigerado. Ainda tem regulagem do banco traseiro para priorizar espaço dos ocupantes ou capacidade de malas. No mais, tem o pacote completo de assistências eletrônicas
Dirigibilidade: A dirigibilidade é impecável como se espera de qualquer Porsche. A posição de dirigir é mais elevada, mas não prejudica a precisão. Ainda que não tenha a mais alta cavalaria, tem respostas ágeis e elásticas do seu motor que até dá alguns tiros em trocas de marchas e reduções. Os dois únicos pontos negativos são a impossibilidade de manter o câmbio apenas em modo manual (ele fica voltando ao automático com certa frequência), além da dificuldade de ver o head-up display quando ajustamos o banco em posições mais baixas
Porsche Cayenne S
Preço
R$ 810 mil3,0
5,0
5,0
5,0
5,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Design, equipamentos, acabamentos e espaço interno
- Relação entre conforto e desempenho
- Ergonomia, dirigibilidade e ronco
Pontos Negativos
- Utilização do modo de trocas manuais não é tão livre e permissivo
- Head-up display posicionado em ângulo desfavorável a pessoas de baixa e média estatura
- Consumo e autonomia
Veredito
O Porsche Cayenne não faz distinção entre versões para ser um excelente carro. Na realidade, ele vai só melhorando - seja ao longo dos anos, ou pela oferta de diferentes versões, que adequam o SUV de grande porte ao gosto do freguês. Une luxo, conforto e DNA de supercarro, mesmo sem toda a agressividade da linha GTS, Turbo, Turbo S e Turbo GT (todos acima da versão S avaliada). A única falha, ao meu ver, é não permitir um pouco mais de interação homem-máquina no modo de trocas manuais. O restante dispensa comentários e, por isso, vai deixar saudades quando não for mais a combustão.
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Motorização
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4.0 V8 biturbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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474
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Torque (kgf.m)
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61,2
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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5
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Velocidade máxima (km/h)
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273
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Consumo cidade (km/l)
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6,1
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Consumo estrada (km/l)
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7,9
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Câmbio
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Automático de 8 marchas
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Tração
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Integral
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Multilink
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Suspensão Traseira
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Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos
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Freios Traseiros
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Discos
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Pneus
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Dianteira: 275/45 ; Traseira: 305/40
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Rodas
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20 polegadas
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Altura (mm)
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1697
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Comprimento (mm)
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4930
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Entre-eixos (mm)
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2895
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Largura (mm)
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1983
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2160
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Porta-malas (L)
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700
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Tanque (L)
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75
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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Sistema de estacionamento autônomo
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