Porsche Cayenne S: último SUV antes de virar 100% elétrico vale a pena?
Campeão de vendas da Porsche, com mais de 1,25 milhão de unidades comercializadas desde o seu lançamento em 2002, o Cayenne acaba de receber a última grande atualização antes da chegada da quarta geração em 2025, que terá propulsão 100% elétrica. Ou seja, aos que não abrem mão da experiência que só a combustão pode proporcionar, o carro dos nossos testes está em sua melhor forma.
Custa a partir de R$ 810 mil, mas as cifras podem aumentar bastante com as inúmeras possibilidades de customização. Mas o seu preço de base já é o suficiente para reunir a gama mais completa de itens de conforto e conectividade dentro da marca.
Se mesmo assim isso não for o bastante, ainda mais telas, itens esportivos e de segurança podem ser adicionados por mais alguns milhares de reais adicionais. É como dizem: "o céu é o limite".
Mas como se sai o maior Porsche feito para as famílias? Montamos em uma belíssima unidade azul com rodas pintadas de cinza fosco e com alguns adicionais de tecnologia para descobrir a resposta.
Desvendando o Porsche Cayenne S
Design: Nesta última grande atualização do modelo atual, as mudanças representam um refinamento do Cayenne como já conhecemos, ainda que não deixe para trás a identidade visual típica dos modelos da Porsche. Por fora, traz novos faróis full-LED e também entradas de ar redesenhadas no para-choque frontal. Os pára-lamas dianteiros ficaram mais altos e arqueados. Na traseira, as lanternas foram atualizadas e logotipo ganhou design 3D
Vida a bordo: O Cayenne tem o maior patamar de luxo dentro da marca. Tem materiais sensíveis ao toque nos quatro cantos do carro, possibilidade de customização de estofamentos e costuras, além de opcional de duas marcas premium para o sistema de som (Bose, que é o mais em conta, e Burmester, o mais refinado). Além da acomodação ser primorosa para até 5 adultos, tem teto solar panorâmico bipartido que favorece demais a iluminação do interior
Equipamentos: O painel de instrumentos agora é totalmente digital, com tela curva de 12,6 polegadas (e outra de mesmo tamanho para a multimídia). A unidade testada tinha uma terceira tela diante do passageiro. O console agora traz controles de climatização (com quatro zonas de temperatura mais ventilação, duas para cada fileira), além de carregador de indução refrigerado. Ainda tem regulagem do banco traseiro para priorizar espaço dos ocupantes ou capacidade de malas. No mais, tem o pacote completo de assistências eletrônicas
Dirigibilidade: A dirigibilidade é impecável como se espera de qualquer Porsche. A posição de dirigir é mais elevada, mas não prejudica a precisão. Ainda que não tenha a mais alta cavalaria, tem respostas ágeis e elásticas do seu motor que até dá alguns tiros em trocas de marchas e reduções. Os dois únicos pontos negativos são a impossibilidade de manter o câmbio apenas em modo manual (ele fica voltando ao automático com certa frequência), além da dificuldade de ver o head-up display quando ajustamos o banco em posições mais baixas
Porsche Cayenne S
Preço
R$ 810 milPontos Positivos
- Design, equipamentos, acabamentos e espaço interno
- Relação entre conforto e desempenho
- Ergonomia, dirigibilidade e ronco
Pontos Negativos
- Utilização do modo de trocas manuais não é tão livre e permissivo
- Head-up display posicionado em ângulo desfavorável a pessoas de baixa e média estatura
- Consumo e autonomia
Veredito
O Porsche Cayenne não faz distinção entre versões para ser um excelente carro. Na realidade, ele vai só melhorando - seja ao longo dos anos, ou pela oferta de diferentes versões, que adequam o SUV de grande porte ao gosto do freguês. Une luxo, conforto e DNA de supercarro, mesmo sem toda a agressividade da linha GTS, Turbo, Turbo S e Turbo GT (todos acima da versão S avaliada). A única falha, ao meu ver, é não permitir um pouco mais de interação homem-máquina no modo de trocas manuais. O restante dispensa comentários e, por isso, vai deixar saudades quando não for mais a combustão.
Motorização
4.0 V8 biturbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
474
Torque (kgf.m)
61,2
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5
Velocidade máxima (km/h)
273
Consumo cidade (km/l)
6,1
Consumo estrada (km/l)
7,9
Câmbio
Automático de 8 marchas
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Multilink
Suspensão Traseira
Multilink
Freios Dianteiros
Discos
Freios Traseiros
Discos
Pneus
Dianteira: 275/45 ; Traseira: 305/40
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1697
Comprimento (mm)
4930
Entre-eixos (mm)
2895
Largura (mm)
1983
Ocupantes
5
Peso (kg)
2160
Porta-malas (L)
700
Tanque (L)
75
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
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