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Porsche Macan GTS: testamos o SUV com caráter de esportivo de verdade

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

22/07/2022 04h00

O novo Macan chegou ao mercado nacional no segundo trimestre em quatro versões. Após testar a de entrada, chegou a hora de avaliar a topo de linha, GTS. Essa opção é também a que oferece o maior apelo esportivo em todos os aspectos. Entre eles, visual, suspensão e motor. O Macan GTS até convence que um carro pode ser SUV e esportivo ao mesmo tempo.

Com preço sugerido de R$ 669 mil, o Macan GTS traz o 2.9 V6 biturbo (um turbo a mais que no modelo anterior). Além dessa versão, há a de entrada, por R$ 439 mil, a T, por R$ 479 mil, e a S, a R$ 569 mil. As duas mais simples usam motor 2.0, enquanto a S vem com o mesmo propulsor da GTS, mas em versão mais mansa.

Ante o Macan GTS anterior, o novo ficou 60 cv mais potente e ganhou 3,1 mkgf de torque. Agora, são 440 cv de potência 56,1 mkgf. O câmbio é o PDK, nome com que a Porsche batizou seu automatizado de duas embreagens. No caso de seu SUV de entrada, ele traz sete velocidades (em todas as versões).

Porsche Macan GTS

Preço

R$ 669 mil
Carros
4,1 /5
USUÁRIOS
-
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Ajuste esportivo

Pontos Negativos

  • Espaço atrás para três pessoas

Veredito

O Macan GTS é, provavelmente, o mais próximo de um esportivo a que um SUV pode chegar. Não é apenas a aceleração brutal, mas também todos os ajustes de suspensão que fazem a experiência ser mesmo semelhante a de estar ao volante de um carro esportivo de verdade.

Visual e acabamento

Olhando o antigo Macan e o novo, há quem não consiga perceber tantas diferenças no visual. O que mais mudou foi a dianteira, que ficou bem diferente da anterior. Nela, estão integrados radar e câmera frontal.

O componente é escuro, ressaltando a esportividade do desenho do Macan GTS. Já os faróis full-LEDs são antiofuscamento. Outro detalhe que vale ressaltar é a tampa do capô, que ficou mais alta. As rodas de 21" têm desenho fosco e são bem abertas, deixando os discos de freio à mostra.

No configurador da Porsche, o cliente pode escolher outras opções de rodas. No exemplar avaliado, na cor vermelha, as pinças de freio estavam pintadas no mesmo tom. A lateral traz ainda frisos escurecidos na porta.

A coluna C do SUV é levemente rebaixada. Embora não tenha esse aspecto tão ressaltado como no Cayenne Coupé, o Macan oferece um jeito de SUV cupê quando visto de lateral. Atrás, os destaques são o pequeno aerofólio e as duas saídas de escape duplas e esportivas.

Já as lanternas interligadas não são novidade. Elas já estavam disponíveis desde a reestilização de meio de vida do Macan anterior. Na cabine, uma das novidades é o console central, que passa a trazer botões sensíveis ao toque. Os únicos analógicos são para o comando da temperatura do ar-condicionado digital.

Já o acabamento interno traz costura aparente vermelha sobre couro, alumínio, aço escovado e Alcântara. Os bancos têm duas opções de memória e ajuste elétrico em até 18 vias. Além das tradicionais, dá para mudar, por exemplo, o ajuste dos suportes lateral e do assento, deixando bem encaixadas pessoas de diversas proporções.

Diferentemente de outros Porsche que mudaram recentemente, o Macan não ganhou painel virtual. São três elementos, e apenas o do lado direito é configurável - dá para escolher que informação é projetada nessa tela. O conta-giros foi mantido no centro, uma tradição dos carros da montadora. Na versão GTS, tem fundo vermelho.

A central multimídia é o centro de comando do Macan. Nela, dá para comandar quase todas as funções e configurações do SUV. Sensível ao toque, tem apenas dois botões físicos, um deles para o volume (comando que pode ser feito também no volante multifuncional). Entre os destaques, há o navegador GPS nativo, com mapa que oferece ampliação por meio de movimentos dos dedos (como em smartphones).

O Macan GTS vem também com câmeras 360 e assistência às manobras de estacionamento. Há ainda aquecimento dos bancos dianteiros e conexão com smartphones por meio do sistema Apple CarPlay.

Espaço e equipamentos

Apesar de ter 488 litros, número que pode não impressionar, o porta-malas é um dos destaques. Modelo menor, o Audi Q3 Sportback, por exemplo, tem 530 litros. No entanto, o Porsche chama a atenção por não ter caixas de rodas invadindo o compartimento, algo que facilita a acomodação das bagagens.

O Macan tem um bom espaço interno para levar duas pessoas no banco de trás, mas não tão amplo quanto seus 2,80 metros de entre-eixos sugerem. Além disso, o túnel central é alto demais. Isso inviabiliza a acomodação de um terceiro passageiro - mesmo crianças.

Os passageiros do banco de trás contam com controle de temperatura independente, separado do dos ocupantes da frente (o ar-condicionado tem três seções de temperatura). Há ainda duas entradas USB do tipo C e aquecimento para os bancos traseiros.

Já as entradas USB para quem viaja na frente ficam no porta-objetos do console central. Elas também são duas, do tipo C. A lista de equipamentos traz entre os destaques o teto solar panorâmico. O sistema de som é premium, da marca Bose.

A chave presencial tem o mesmo tom da pintura da carroceria. No entanto, há uma chave "simbólica" posicionada do lado esquerdo, apenas para manter a tradição da Porsche da partida nessa parte do carro - tradição que vem da experiência da marca na corrida 24 Horas de Le Mans.

Porsche Macan GTS - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desempenho

O principal diferencial do GTS em relação às demais versões é a suspensão. Ela pode ser rebaixada em 10 mm de sua altura original, para deixar o carro mais grudado no chão. Além disso, ganhou molas mais rígidas e barras anti-rolagem mais largas. Os amortecedores, por sua vez, são diferentes dos usados nos outros Macan.

Isso dá ao GTS uma pegada esportiva não apenas na hora de acelerar, mas também para fazer curvas e mudar de direção. A impressão não é a de estar ao volante de um SUV, e o modelo realmente consegue transmitir uma sensação de esportividade ao motorista.

No modo de condução Sport Plus (há também o normal e o esportivo intermediário, entre outros), o som do motor é alto e instigante, potencializado pelo escape esportivo.

Não é preciso, no entanto, acionar o modo mais esportivo para ter o som. Isso pode ser feito individualmente, por meio de um botão no console central. Aliás, os outros parâmetros também têm ajustes independentes.

Além do som do motor, podem ser alterados os modos de ação da suspensão, direção e do conjunto motor-câmbio. A aceleração do SUV de 1.960 kg é muito forte, a ponto de fazer o corpo grudar contra o banco quando se pisa forte no pedal do acelerador. De acordo com informações da Porsche, o Macan vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A tração é 4x4 por demanda.

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