Ram 1500 chega por R$ 399 mil e mira quem adota picapes como estilo de vida
Rafaela Borges
Colaboração para o UOL
10/12/2020 19h30
A chegada da Ram 1500 ao mercado nacional, esperada já há alguns anos, vai finalmente acontecer, em abril. As pré-vendas começam nesta quinta-feira, em versão única, Rebel, com dois níveis de equipamentos.
Por enquanto, só está definido o preço do primeiro nível. E, em tempos de dólar em alta, a tabela também ficou nas alturas: R$ 399 mil.
São quase R$ 40 mil a mais do que a Ram 2500, que é maior e tem motor a diesel, mais caro. A diferença é que a 1500 vem dos EUA e recolhe 35% de imposto de importação, enquanto a 2500, mexicana, é livre da taxa alfandegária.
Porém, a FCA, proprietária da Ram, não descarta reajuste na tabela da 2500 quando a 1500 chegar às lojas. A expectativa é de que as duas picapes fiquem com preços semelhantes.
A Ram 1500 chega com motor 5.7 V8 Hemi, que entrega 400 cv de potência. É a picape mais potente à venda no Brasil, e também a mais rápida para acelerar de 0 a 100 km/h, missão que cumpre em 6,7 segundos.
Enquanto para a 2500 a proposta é mais rural, para a 1500 o posicionamento é mais voltado ao estilo de vida urbano com escapadinhas para o campo ou litoral. A Ram pretende, com a nova picape, cativar clientes que vivem no entorno das grandes cidades, ou têm casas de fim de semana nesses locais.
Com capacidade de reboque de 5 toneladas, a 1500 pode puxar uma moto e até uma lancha pequena. Além disso, mesmo com o posicionamento escolhido para o Brasil, a picape tem excelente capacidade off-road. Há tração 4x4 com reduzida.
Outros destaques são os ótimos ângulos de entrada e saída, de 25,1 graus e 22,6 graus, respectivamente. No curto teste off-road, a Ram mostrou muita destreza para vencer subidas e descidas íngremes na terra.
Além disso, a Rebel é 1 polegada, ou 2,5 cm, mais alta que outras versões da 1500 à venda nos EUA. O vão livre do solo é de 24,9 cm.
Será que vale a pena um 'picapeiro' desembolsar um valor tão alto para levar a Ram 1500 para casa? O UOL Carros teve a oportunidade de avaliar a novidade e conta tudo abaixo.
Ram 1500
Preço
R$ 399 mil2,0
3,0
5,0
5,0
5,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Tecnologia
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
Dois anos atrás, quando começaram especulações sobre a Ram 1500 no Brasil, a expectativa de que brigasse com as versões de topo de picapes médias era consenso. O tempo passou, os preços aumentaram e a picape chega custando R$ 150 mil a mais que as rivais. Culpa do dólar alto demais. Para ser competitiva, a Ram aposta no conceito de "lifestyle", destinada a clientes que são fãs da marca e do estilo que ela representa. Chega ao país muito mais equipada que a destinada aos EUA. O apelo é emocional, e a expectativa é de que a 1500 venda menos que a irmã 2500.
Chama a atenção na 1500 a robusta grade frontal, que forma o desenho do logotipo da montadora. A Ram foi criada em 2009 para ser a marca de picapes do Grupo FCA. Antes, esses modelos eram vendidos pela Dodge.
Curiosidade é que nossa Fiat Strada, no México, é um modelo Ram. Mas, voltando à 1500, ela tem 5,91 metros de comprimento. São cerca de 30 cm a mais que a maioria das picapes médias à venda no Brasil, como Toyota Hilux e Chevrolet S10. A falta de concorrente não é apenas pelo preço, mas também pelas dimensões.
A Ram 1500 tem mais de 2 metros de altura. Falta um estribo lateral para acesso, algo que só está disponível em versões Mopar, a divisão de acessórios do Grupo FCA. Sem eles, entrar na picape é uma missão difícil. É preciso buscar apoio nas alças laterais, e até nos bancos.
Para quem tem mais de 1,80 metro de altura, a missão fica um pouco mais amena. O acabamento é um dos pontos altos da 1500. Há muito couro e plástico emborrachado por todo o painel.
A tela da central multimídia é vertical, a exemplo da de modelos da Volvo. Só que maior: tem 12 polegadas, 3" a mais. Além disso, pode ser dividida em duas partes. O usuário aciona o comando de um sistema na parte de cima e de outro na parte de baixo, se assim desejar.
A caçamba tem capacidade de 1.200 litros. No nível 2 de acabamento, há abertura convencional, para baixo, ou a opção de se abrir a tampa lateralmente, como na Toro.
Um dos destaques da versão de nível 2 da Ram 1500 é o retrovisor digital. Na posição normal, ele reflete a imagem como um espelho. Porém, quando se aciona o modo antiofuscamento, entre em ação a câmera de alta resolução e alcance, mostrando tudo o que está atrás.
De acordo com a Ram, a 1500 vem com mais de 100 itens de segurança. Entre os destaques, há o controlador de velocidade adaptativo, o sistema de manutenção em faixas e a frenagem autônoma. A versão de nível 2 tem sistema de som da Harmon Kardon, de alto desempenho.
A suspensão da Ram 1500 traz eixo rígido atrás, com cinco braços. A picape é bastante confortável ao rodar. Para quem vai atrás, diferentemente do que ocorre com a maioria dos modelos do segmento, há poucos solavancos mesmo em situações bem adversas, como ao percorrer trechos off-road.
E por falar em espaço atrás, a Ram 1500 é um dos poucos modelos do mercado que levam três pessoas com todo o conforto. O túnel central é baixo e a largura, ampla. Há comandos individuais de ar-condicionado para quem viaja atrás, além de entradas USB para recarga de telefones celulares.
O local escolhido para a FCA para o lançamento da Ram 1500 foi incomum: a pista do autódromo Fazenda Capuava, cheio de curvas travadas. Impossível não perceber que fazer curvas com um carro tão alto e pesado gera uma certa insegurança.
Mas não tão evidente quanto em outras picapes. A direção direta e precisa surpreende e, em algumas curvas, passa a impressão é de que o motorista está ao volante de um carro mais baixo e leve - a 1500 tem mais de 2,6 toneladas.
Mas o que a FCA queria mesmo mostrar na pista era a capacidade de acelerar da picape. E ela é brutal. Para os que estão acostumados aos carros de passeio, a 1500 pode até parecer um pouco lenta, partindo da imobilidade.
Já para aqueles que conhecem o desempenho de picapes, a 1500 é um foguete. O 0 a 100 km/h é em 6,7 segundos, de acordo com a montadora. Já a velocidade máxima é limitada a 174 km/h.
O que mais impressiona na Ram são as retomadas. Se o motorista estiver em uma pista simples, e precisar fazer uma ultrapassagem, o peso extremo não será empecilho. O 5.7 V8 Hemi enche rapidamente, e faz a picape ganhar velocidade em um ritmo frenético. Dá para ultrapassar bem rapidinho e com segurança.
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Motorização
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5.7, V8, 16V, injeção direta
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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400 cv a 5.600 rpm
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Torque (kgf.m)
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56,7 kgfm a 3.950 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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6,4 s
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Velocidade máxima (km/h)
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174 km/h (limitada eletronicamente)
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Consumo cidade (km/l)
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5,3 km/l
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Consumo estrada (km/l)
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6,6 km/l
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Câmbio
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Automático de 8 marchas
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Tração
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4x4
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, duplo A
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Suspensão Traseira
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Eixo rígido com molas pneumáticas
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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275/65 R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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2012 mm
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Comprimento (mm)
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5929 mm
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Entre-eixos (mm)
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3672 mm
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Largura (mm)
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2084 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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n/d
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Porta-malas (L)
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n/d
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Tanque (L)
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98 l
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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