Ram 1500 chega por R$ 399 mil e mira quem adota picapes como estilo de vida
A chegada da Ram 1500 ao mercado nacional, esperada já há alguns anos, vai finalmente acontecer, em abril. As pré-vendas começam nesta quinta-feira, em versão única, Rebel, com dois níveis de equipamentos.
Por enquanto, só está definido o preço do primeiro nível. E, em tempos de dólar em alta, a tabela também ficou nas alturas: R$ 399 mil.
São quase R$ 40 mil a mais do que a Ram 2500, que é maior e tem motor a diesel, mais caro. A diferença é que a 1500 vem dos EUA e recolhe 35% de imposto de importação, enquanto a 2500, mexicana, é livre da taxa alfandegária.
Porém, a FCA, proprietária da Ram, não descarta reajuste na tabela da 2500 quando a 1500 chegar às lojas. A expectativa é de que as duas picapes fiquem com preços semelhantes.
A Ram 1500 chega com motor 5.7 V8 Hemi, que entrega 400 cv de potência. É a picape mais potente à venda no Brasil, e também a mais rápida para acelerar de 0 a 100 km/h, missão que cumpre em 6,7 segundos.
Enquanto para a 2500 a proposta é mais rural, para a 1500 o posicionamento é mais voltado ao estilo de vida urbano com escapadinhas para o campo ou litoral. A Ram pretende, com a nova picape, cativar clientes que vivem no entorno das grandes cidades, ou têm casas de fim de semana nesses locais.
Com capacidade de reboque de 5 toneladas, a 1500 pode puxar uma moto e até uma lancha pequena. Além disso, mesmo com o posicionamento escolhido para o Brasil, a picape tem excelente capacidade off-road. Há tração 4x4 com reduzida.
Outros destaques são os ótimos ângulos de entrada e saída, de 25,1 graus e 22,6 graus, respectivamente. No curto teste off-road, a Ram mostrou muita destreza para vencer subidas e descidas íngremes na terra.
Além disso, a Rebel é 1 polegada, ou 2,5 cm, mais alta que outras versões da 1500 à venda nos EUA. O vão livre do solo é de 24,9 cm.
Será que vale a pena um 'picapeiro' desembolsar um valor tão alto para levar a Ram 1500 para casa? O UOL Carros teve a oportunidade de avaliar a novidade e conta tudo abaixo.
Ram 1500
Preço
R$ 399 milPontos Positivos
- Tecnologia
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
Dois anos atrás, quando começaram especulações sobre a Ram 1500 no Brasil, a expectativa de que brigasse com as versões de topo de picapes médias era consenso. O tempo passou, os preços aumentaram e a picape chega custando R$ 150 mil a mais que as rivais. Culpa do dólar alto demais. Para ser competitiva, a Ram aposta no conceito de "lifestyle", destinada a clientes que são fãs da marca e do estilo que ela representa. Chega ao país muito mais equipada que a destinada aos EUA. O apelo é emocional, e a expectativa é de que a 1500 venda menos que a irmã 2500.
Chama a atenção na 1500 a robusta grade frontal, que forma o desenho do logotipo da montadora. A Ram foi criada em 2009 para ser a marca de picapes do Grupo FCA. Antes, esses modelos eram vendidos pela Dodge.
Curiosidade é que nossa Fiat Strada, no México, é um modelo Ram. Mas, voltando à 1500, ela tem 5,91 metros de comprimento. São cerca de 30 cm a mais que a maioria das picapes médias à venda no Brasil, como Toyota Hilux e Chevrolet S10. A falta de concorrente não é apenas pelo preço, mas também pelas dimensões.
A Ram 1500 tem mais de 2 metros de altura. Falta um estribo lateral para acesso, algo que só está disponível em versões Mopar, a divisão de acessórios do Grupo FCA. Sem eles, entrar na picape é uma missão difícil. É preciso buscar apoio nas alças laterais, e até nos bancos.
Para quem tem mais de 1,80 metro de altura, a missão fica um pouco mais amena. O acabamento é um dos pontos altos da 1500. Há muito couro e plástico emborrachado por todo o painel.
A tela da central multimídia é vertical, a exemplo da de modelos da Volvo. Só que maior: tem 12 polegadas, 3" a mais. Além disso, pode ser dividida em duas partes. O usuário aciona o comando de um sistema na parte de cima e de outro na parte de baixo, se assim desejar.
A caçamba tem capacidade de 1.200 litros. No nível 2 de acabamento, há abertura convencional, para baixo, ou a opção de se abrir a tampa lateralmente, como na Toro.
Um dos destaques da versão de nível 2 da Ram 1500 é o retrovisor digital. Na posição normal, ele reflete a imagem como um espelho. Porém, quando se aciona o modo antiofuscamento, entre em ação a câmera de alta resolução e alcance, mostrando tudo o que está atrás.
De acordo com a Ram, a 1500 vem com mais de 100 itens de segurança. Entre os destaques, há o controlador de velocidade adaptativo, o sistema de manutenção em faixas e a frenagem autônoma. A versão de nível 2 tem sistema de som da Harmon Kardon, de alto desempenho.
A suspensão da Ram 1500 traz eixo rígido atrás, com cinco braços. A picape é bastante confortável ao rodar. Para quem vai atrás, diferentemente do que ocorre com a maioria dos modelos do segmento, há poucos solavancos mesmo em situações bem adversas, como ao percorrer trechos off-road.
E por falar em espaço atrás, a Ram 1500 é um dos poucos modelos do mercado que levam três pessoas com todo o conforto. O túnel central é baixo e a largura, ampla. Há comandos individuais de ar-condicionado para quem viaja atrás, além de entradas USB para recarga de telefones celulares.
O local escolhido para a FCA para o lançamento da Ram 1500 foi incomum: a pista do autódromo Fazenda Capuava, cheio de curvas travadas. Impossível não perceber que fazer curvas com um carro tão alto e pesado gera uma certa insegurança.
Mas não tão evidente quanto em outras picapes. A direção direta e precisa surpreende e, em algumas curvas, passa a impressão é de que o motorista está ao volante de um carro mais baixo e leve - a 1500 tem mais de 2,6 toneladas.
Mas o que a FCA queria mesmo mostrar na pista era a capacidade de acelerar da picape. E ela é brutal. Para os que estão acostumados aos carros de passeio, a 1500 pode até parecer um pouco lenta, partindo da imobilidade.
Já para aqueles que conhecem o desempenho de picapes, a 1500 é um foguete. O 0 a 100 km/h é em 6,7 segundos, de acordo com a montadora. Já a velocidade máxima é limitada a 174 km/h.
O que mais impressiona na Ram são as retomadas. Se o motorista estiver em uma pista simples, e precisar fazer uma ultrapassagem, o peso extremo não será empecilho. O 5.7 V8 Hemi enche rapidamente, e faz a picape ganhar velocidade em um ritmo frenético. Dá para ultrapassar bem rapidinho e com segurança.
Motorização
5.7, V8, 16V, injeção direta
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
400 cv a 5.600 rpm
Torque (kgf.m)
56,7 kgfm a 3.950 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,4 s
Velocidade máxima (km/h)
174 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade (km/l)
5,3 km/l
Consumo estrada (km/l)
6,6 km/l
Câmbio
Automático de 8 marchas
Tração
4x4
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, duplo A
Suspensão Traseira
Eixo rígido com molas pneumáticas
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
275/65 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
2012 mm
Comprimento (mm)
5929 mm
Entre-eixos (mm)
3672 mm
Largura (mm)
2084 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
n/d
Porta-malas (L)
n/d
Tanque (L)
98 l
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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