Rampage diesel é picape com estilo e luxo para quem anda mais na cidade
Faz menos de seis meses que a Rampage começou a ser vendida no Brasil. Mesmo assim, a picape já faz parte da história da Ram no mercado brasileiro. Primeiro produto inteiramente desenvolvido fora dos Estados Unidos, o modelo está conquistando seu espaço no disputado segmento de picapes médias.
Para entender o motivo de sucesso da nova picape da Stellantis, UOL Carros teve uma breve convivência com a Rampage Laramie, a versão mais vendida da gama movida a diesel. Nossas impressões estão a seguir.
Desvendando a Ram Rampage Laramie
Design: Linhas parrudas foram bem traduzidas em um produto com dimensões mais compactas sem abandonar a imponência tão adorada pelos fãs da marca. Na versão Laramie, sobram cromados na parte externa. A grade frontal com barras horizontais é exclusividade da versão, assim como os para-choques. O capô tem vincos pronunciados que reforçam a impressão de robustez e a caçamba tem as laterais muito altas.
Vida a bordo: a cabine ostenta um acabamento de ótima qualidade. O couro marrom combina bem com a pegada sofisticada desta configuração e os bancos são bem anatômicos. Várias peças do interior são exclusivas da Rampage, mas outras - como os comandos do ar-condicionado e as maçanetas internas - vieram do Jeep Commander.
Dirigibilidade: A posição de dirigir é similar à da Fiat Toro. Ou seja, você se senta alto como em um SUV, mas não em uma posição elevada como a de uma picape média. De toda maneira, o motorista sente a sensação de estar em um veículo grande - algo que todo cliente de Ram gosta. O espaço no banco de trás é apenas razoável para as pernas, sendo mais indicado para levar dois adultos e uma criança. Três adultos viajam apertados.
Desempenho: picape é bastante prazerosa de ser dirigida: além de ser bastante ágil na cidade, ela é muito confortável em viagens mais longas. O câmbio fabricado pela ZF é muito bem escalonado e opera de forma inteligente, fazendo as reduções com rapidez quando preciso. A Rampage diesel tem médias de consumo de combustível de 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
Carga: cabem 980 litros e a capacidade é de 1.015 kg. A tampa traseira tem abertura elétrica, inclusive por meio de dois toques em um botão na chave presencial. O fechamento precisa ser realizado de forma manual, mas a peça é bastante leve.
Itens de série: poucas picapes vendidas no Brasil possuem um pacote de equipamentos tão generoso como a Rampage. Merece destaque o pacote de assistências à condução, que inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento com correção de trajetória, sensor de pontos cegos, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado.
Ram Rampage Laramie
Pontos Positivos
- Segurança
- Design
- Desempenho
Pontos Negativos
- Espaço interno
Veredito
Apenas quem sabe do parentesco diz que a Rampage é baseada na Toro. A Stellantis fez um ótimo trabalho ao criar uma picape completamente diferente no design e dedicou atenção especial ao interior, que possui o requinte típico dos modelos da Ram. O bom motor turbodiesel pode não ser potente como o de outras picapes médias, mas faz bonito. Por ser menor do que as picaponas da marca norte-americana, a Rampage se torna a escolha ideal para quem passa a maior parte do tempo na cidade e eventualmente viaja para o campo.
Motorização
2.0, 4 cil., turbo
Combustível
Diesel
Potência (cv)
170 cv
Torque (kgf.m)
38,8 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,9 s
Velocidade máxima (km/h)
186 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,9 km/l
Consumo estrada (km/l)
12,4 km/l
Câmbio
Automático de 9 marchas
Tração
4x4
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
independente, multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
235/60 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1780 mm
Comprimento (mm)
5028 mm
Entre-eixos (mm)
2994 mm
Largura (mm)
1886 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1942 kg
Porta-malas (L)
980 l
Tanque (L)
60 l
20.000 km
R$ 1.102,00
40.000 km
R$ 1.498,00
60.000 km
R$ 1.864,00
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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