Topo

Rampage diesel é picape com estilo e luxo para quem anda mais na cidade

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

16/11/2023 04h00

Faz menos de seis meses que a Rampage começou a ser vendida no Brasil. Mesmo assim, a picape já faz parte da história da Ram no mercado brasileiro. Primeiro produto inteiramente desenvolvido fora dos Estados Unidos, o modelo está conquistando seu espaço no disputado segmento de picapes médias.

Para entender o motivo de sucesso da nova picape da Stellantis, UOL Carros teve uma breve convivência com a Rampage Laramie, a versão mais vendida da gama movida a diesel. Nossas impressões estão a seguir.

Desvendando a Ram Rampage Laramie

Design: Linhas parrudas foram bem traduzidas em um produto com dimensões mais compactas sem abandonar a imponência tão adorada pelos fãs da marca. Na versão Laramie, sobram cromados na parte externa. A grade frontal com barras horizontais é exclusividade da versão, assim como os para-choques. O capô tem vincos pronunciados que reforçam a impressão de robustez e a caçamba tem as laterais muito altas.

Vida a bordo: a cabine ostenta um acabamento de ótima qualidade. O couro marrom combina bem com a pegada sofisticada desta configuração e os bancos são bem anatômicos. Várias peças do interior são exclusivas da Rampage, mas outras - como os comandos do ar-condicionado e as maçanetas internas - vieram do Jeep Commander.

Dirigibilidade: A posição de dirigir é similar à da Fiat Toro. Ou seja, você se senta alto como em um SUV, mas não em uma posição elevada como a de uma picape média. De toda maneira, o motorista sente a sensação de estar em um veículo grande - algo que todo cliente de Ram gosta. O espaço no banco de trás é apenas razoável para as pernas, sendo mais indicado para levar dois adultos e uma criança. Três adultos viajam apertados.

Desempenho: picape é bastante prazerosa de ser dirigida: além de ser bastante ágil na cidade, ela é muito confortável em viagens mais longas. O câmbio fabricado pela ZF é muito bem escalonado e opera de forma inteligente, fazendo as reduções com rapidez quando preciso. A Rampage diesel tem médias de consumo de combustível de 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Carga: cabem 980 litros e a capacidade é de 1.015 kg. A tampa traseira tem abertura elétrica, inclusive por meio de dois toques em um botão na chave presencial. O fechamento precisa ser realizado de forma manual, mas a peça é bastante leve.

Itens de série: poucas picapes vendidas no Brasil possuem um pacote de equipamentos tão generoso como a Rampage. Merece destaque o pacote de assistências à condução, que inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento com correção de trajetória, sensor de pontos cegos, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado.

Ram Rampage Laramie

Carros
4,9 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Segurança
  • Design
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Espaço interno

Veredito

Apenas quem sabe do parentesco diz que a Rampage é baseada na Toro. A Stellantis fez um ótimo trabalho ao criar uma picape completamente diferente no design e dedicou atenção especial ao interior, que possui o requinte típico dos modelos da Ram. O bom motor turbodiesel pode não ser potente como o de outras picapes médias, mas faz bonito. Por ser menor do que as picaponas da marca norte-americana, a Rampage se torna a escolha ideal para quem passa a maior parte do tempo na cidade e eventualmente viaja para o campo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0, 4 cil., turbo

  • Combustível

  • Diesel

  • Potência (cv)

  • 170 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 38,8 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,9 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 186 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,4 km/l

  • Câmbio

  • Automático de 9 marchas

  • Tração

  • 4x4

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 235/60 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1780 mm

  • Comprimento (mm)

  • 5028 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2994 mm

  • Largura (mm)

  • 1886 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1942 kg

  • Porta-malas (L)

  • 980 l

  • Tanque (L)

  • 60 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 20.000 km

  • R$ 1.102,00

  • 40.000 km

  • R$ 1.498,00

  • 60.000 km

  • R$ 1.864,00

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.