Rampage R/T: a nova picape mais ágil e esportiva do Brasil vale a pena?
As picapes têm sido um sucesso de vendas nos últimos anos. À medida que foram aderindo à conectividade, aos acabamentos e às demais tecnologias dos carros de passeio, mais versáteis foram se tornando. Até então, dentre os modelos mais equipados e refinados, a Toro era uma das que mais se aproximavam de um carro de passeio com caçamba. Com a Rampage, entretanto, a Stellantis evoluiu novamente.
É construída sobre a mesma plataforma da Toro e dos modelos monobloco da Jeep, traz a identidade da marca RAM e, por isso, tem porte médio e uma lista mais generosa de equipamentos. No caso, a unidade testada é a versão topo de linha R/T, que cobra R$ 269.990 para concorrer, principalmente, com a Ford Maverick. Nessa configuração, une o motor a gasolina do Wrangler com adereços mais esportivos.
Entretanto, como verão na avaliação, a proposta é similar, mas conta com diferenças tanto com relação à sua rival mais direta, quanto ante as demais picapes médias montadas sobre chassi.
Mas o grande ponto é o seguinte: tem qualidades o bastante para fazer jus ao nome "RAM" como as 1500, por exemplo? Além do mais, é uma "R/T" de verdade (como são os Dodge, por exemplo) ou é só adesivo? E vale o que custa também? É o que vamos descobrir a seguir.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/parceiros/38/2023/06/24/ram-rampage-acaba-de-estrear-com-versao-esportiva-de-272-cv-1687637659953_v2_16x9.jpg)
RAM Rampage R/T
Preço
R$ 269.990Pontos Positivos
- Telas e infotenimento bem modernos
- Design e dirigibilidade
- Relação custo-benefício e equilíbrio entre desempenho e economia de combustível
Pontos Negativos
- Não tem todos os materiais sensíveis ao toque da dianteira na fileira de trás (apesar de não deixar de oferecer alguns)
- Motor poderia girar até rotações um pouco mais elevadas
- Mesmo no modo manual, o câmbio troca de marcha sozinho perto do corte
Veredito
A proposta de uso pessoal para as picapes nunca antes esteve tão em alta, e a Rampage é uma das melhores nisso. E a versão R/T, então, é a que mais representa, por conta de toda a sua personalidade, qualidade de materiais, equipamentos tecnológicos, excelente relação entre consumo e desempenho, além da dirigibilidade bem afinada para entregar prazer ao volante. O mais legal é que, apesar de tudo isso, não abandona a aptidão para servir aos ocupantes na hora de carregar objetos na caçamba. Ainda que não seja tão utilitária quanto as demais picapes médias montadas sobre chassi, oferece uma ótima relação custo-benefício por todos os seus atributos.
Design
Como uma boa "RAM", chama muita atenção por onde passa. E não é por acaso, pois seu visual é bem imponente. tem medidas muito próximas da Fiat Toro, é um pouco menor em comprimento, mas tem a mesma distância entre-eixos, de 2,99 metros
Junto a isso, vem com rodas de 19 polegadas, inscrições "R/T" em praticamente todas as partes da carroceria e, como se não bastasse, ainda exibe áreas bem grandes e sempre com pintura - seja em preto brilhante (como na grade, por exemplo) ou na cor do carro. Felizmente não é daqueles se deixam levar pelas molduras plásticas
Seus faróis são de LED com projetor bi-função, e os faróis de neblina contam com função cornering. As lanternas traseiras têm o mesmo tipo de lâmpada, com linhas mais afiladas e elementos ópticos relativamente grandes. Mas isso combina com o tamanho generoso da tampa da caçamba. Tanto na frente quanto atrás, a inscrição "RAM" rouba bastante a cena, junto da dupla saída de escapamento
Na parte de dentro, o console central é alto, em preto brilhante, traz botão giratório cheio de estilo para acionar a transmissão automática. A versão R/T, por sua vez, é mais sofisticada, com muitos detalhes em tecido do tipo suede
Indo adiante, chama a atenção com as quase 23 polegadas de telas digitais: 10,3" para o painel de instrumentos 100% digital configurável, e 12,3" para a tela multimídia posicionada na horizontal (e não na vertical, uma marca característica das picapes RAM)
Vida a bordo
Além dos bons materiais para quem vai na frente, tem carregador por indução com saída de ar para resfriar o smartphone, 6 entradas USB de carregamento rápido, e por aí vai. Para quem valoriza um som de qualidade, oferece, como opcional, sistema da Harman Kardon com 10 alto-falantes
A facilidade de utilização de ambas as telas também agrada. Aliás, o sistema de infotenimento é o mais moderno do grupo Stellantis hoje em dia, pois é bem similar ao da RAM 1500 Rebel (mudando mais o fato de que a picapona tem uma tela maior e na vertical)
Os pontos negativos são a ausência de teto solar (mas, até aí, a rival Maverick também não tem), além do fato de que não há acabamento sensível ao toque nos painéis laterais traseiros
Entretanto, pelo fato de haver, sim, para o apoio dos cotovelos da segunda fileira, bem como o mesmo alcantara da frente nos bancos de couro traseiros, faz certa redenção e, inclusive, a coloca em posição de destaque mesmo ante as picapes médias convencionais (as montadas sobre chassi)
A acomodação para os passageiros traseiros é inferior à Maverick, mas ainda não deixam tanto a desejar, pois é similar à Toro, que é uma boa referência. E apesar da caçamba não impedir a invasão das caixas de rodas para o lado de dentro, ainda pode acomodar as bugigangas com tranquilidade. A Rampage R/T conta com capacidade de carga de 750 kg (ou 1.015 Kg nas demais versões, equipadas com motorização a diesel) e espaço de 980 litros
Dirigibilidade
Como já adiantamos, a Rampage utiliza carroceria do tipo monobloco, o que já é garantia de rodar muito próximo dos carros de passeio ou nos clássicos SUVs. Mas quem pensa que não tem boa rigidez estrutural, está enganado. Em curvas mais fortes e até mesmo em torções ao passar em valetas e ressaltos ela se comporta até mesmo como um veículo esportivo. Isso é algo que acaba explicando, por sua vez, a sua boa capacidade de carga, inclusive
A suspensão é independente nos dois eixos, o que também reforça o conforto para os passageiros, mas é item fundamental para garantir o bom comportamento da picape em todas as situações de rodagem. Na versão R/T ela é um pouco mais baixa, o que aprimora o assentamento da carroceria e faz a alegria de quem gosta de atacar as curvas com mais afinco
E a posição ao dirigir também é muito ergonômica e precisa, com bancos que entregam boa firmeza, o que é necessário para a melhor interação possível entre homem e máquina. E como não é uma picape tão gigantesca quanto as demais RAMs, consegue usufruir de uma boa agilidade também. Nisso, faz todo o sentido o ronco do motor, que é grave ao acelerar e até ligeiramente borbulhante ao tirar o pé do pedal direito
Ainda assim, a sensação de tamanho é maior do que a Maverick, por exemplo (sendo bem parecida com a Toro até). Dessa forma, se aproxima um pouco mais de modelos médios como Hilux, Frontier, L200, Amarok e companhia
Consumo e desempenho
O motor 2.0 turbo de 4 cilindros a gasolina, que rende 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, é o mesmo do Jeep Wrangler - modelo maior e bem mais pesado. É por esse motivo que ela se torna a picape mais ágil de toda a América do Sul
Conta com quatro modos de condução. Um deles é o Sport, que altera a cor do painel de instrumentos e os parâmetros de direção, motor e câmbio. O resultado prático é a aceleração de 0 a 100 Km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima de 220 km/h
Como a entrega de força e aceleração é feita desde as baixas rotações, é capaz de se mover sem grandes esforços. E o ronco do motor é, além de gostoso, bem instigante. Porém, os que procuram a verdadeira sensação de esportividade gostam de girar em rotações mais elevadas. Como as suas trocas de marcha são feitas entre 5 mil e 5.500 RPM (quando se pisa fundo no acelerador), esse acaba sendo um dos únicos poréns da Rampage R/T na parte de sensações ao dirigir
A transmissão é sempre a automática de nove marchas com opção de trocas manuais por aletas no volante. Ela tem um comportamento bem interessante e desejável, que é o de entregar pequenos trancos durante as trocas (algo que está bem alinhado com a tarefa de instigar o motorista). Além disso, tem boa rapidez, para não deixar a "peteca cair"
A tração é 4x4 automática, ou seja, está ativa o tempo inteiro. Ela distribui a força entre os eixos conforme a demanda. Mas um dos destaques da Rampage é a oferta de tração 4x4 com reduzida, o que é bom para cair na terra, na areia e na lama
Segundo o Inmetro, nas melhores condições de rodagem ela faz 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (somente com gasolina) - o que, considerando o seu porte e toda a sua cavalaria, não é tão beberrona assim
Equipamentos e segurança
Além das telas e da conectividade com smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, vem com:
7 airbags, Controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampas, controle de descida de rampas, carregador por indução, chave presencial com partida por botão, freio de estacionamento eletrônico com autohold, piloto automático adaptativo, monitor de ponto-cego, sistema de permanência em faixa, farol e farol-alto automáticos, detector de tráfego cruzado, alerta de colisão frontal com frenagem automática com detecção de pedestres, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisores externos com rebatimento elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor interno fotocrômico e sensor de chuva
Motorização
2.0 turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
272
Torque (kgf.m)
40,8
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,9
Velocidade máxima (km/h)
220
Consumo cidade (km/l)
8
Consumo estrada (km/l)
10
Câmbio
Automático de 9 marchas
Tração
Integral + 4x4 reduzida
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente McPherson
Suspensão Traseira
Independente Multibraço
Freios Dianteiros
Discos
Freios Traseiros
Discos
Pneus
235/55
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1,77
Comprimento (mm)
5,03
Entre-eixos (mm)
2,99
Largura (mm)
1,87
Ocupantes
5
Peso (kg)
1917
Porta-malas (L)
980
Tanque (L)
55
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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