Ranger Raptor: como anda a megapicape feita para encarar qualquer terreno
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
26/03/2024 04h00
Recentemente, o mercado brasileiro foi tomado por lançamentos de picapes, incluindo modelos de grande porte importados dos Estados Unidos e México e equipados com motor V8 a gasolina, como Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500.
Dentre os modelos médios, a grande novidade recente foi a nova geração da Ranger, que segue importada da Argentina e elevou o nível da respectiva categoria em termos de segurança, dirigibilidade e tecnologia embarcada.
Se as versões com motor V6 turbodiesel já se destacam em termos de desempenho, a Ford resolveu elevar o nível e, em 2023, começou a vender no Brasil a versão mais radical da sua picape: a Raptor, que traz propulsor V6 a gasolina biturbo e 400 cv de potência. Sem rivais em nosso mercado, a novidade da Ford foi testada durante uma semana pela reportagem de UOL Carros.
Desvendando a Ranger Raptor
Design: detalhes como a dianteira com faróis direcionais full-LED e grade exclusiva, com o nome "Ford" em tamanho gigante, a proteção metálica no para-choque frontal, as caixas de roda alargadas, a traseira com duas ponteiras de escape em cada extremidade da carroceria, são garantia de que a picape não ficará despercebida por onde passar. Vale fazer uma ressalva: a capacidade de carga é de "apenas" 715 kg, inferior à das versões a diesel da própria Ranger.
Espaço interno: medindo 5,38 m de comprimento e 2,21 m de largura (com espelhos), tem espaço interno dentro da média das picapes médias e pode levar até cinco pessoas com bastante conforto. A cabine tem vários porta-objetos e o túnel central não é tão elevado, beneficiando o espaço para passageiros no banco traseiro. Graças à suspensão de alta performance e aos pneus "borrachudos", a posição de dirigir é bastante elevada (a altura do veículo é de 1,92 m).
Vida a bordo: interior traz excelente acabamento, com detalhes vermelhos nas saídas do ar-condicionado. O espaço interno é bom e a lista de amenidades abordo é extensa e digna de carros de luxo, trazendo itens como bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, painel de instrumentos de alta resolução de gigantes 12,4 polegadas, multimídia com o mesmo tamanho, sistema de som premium da B&O e recarga de celular por indução conexão via Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Segurança: vem com alerta de ponto cego e de tráfego cruzado em marcha a ré, frenagem automática de emergência, luz alta automática, sete airbags, assistente de centralização na faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função "stop and go" e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Desempenho: o motor 3.0 V6 a gasolina é elástico e garante fôlego de sobra à Ranger Raptor. Basta pisar fundo no pedal do acelerador que a picape de quase 2,5 toneladas se move com agilidade - o ronco grave do motor, que pode ser ajustado por meio de um botão no volante, também contribui bastante para a experiência ao volante.
E essa experiência vai muito além do propulsor forte e do câmbio automático com dez marchas bem escalonadas: a capacidade para andar rápido longe do asfalto aparenta ser infinita, graças à complexa suspensão ativa com amortecedores de competição e aos pneus todo-terreno que vêm de fábrica.
Tração 4x4 com reduzida e diferenciais blocantes nos dois eixos reforçam a aptidão off-road. Dentre os vários modos de condução, tem até um específico para saltos. Nada nela é simplesmente estético: a proteção metálica no para-choque dianteiro é real e plenamente funcional, por exemplo.
Consumo: as médias oficias, medidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são razoáveis, considerando o peso (2.415 kg em ordem de marcha) e a potência da picape: 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com o pé leve, obtive média de 11 km/l no ciclo rodoviário.
Itens de série: suspensão com amortecedores de competição, pneus especiais todo-terreno, sistema de câmeras "360 graus", diferenciais dianteiro e traseiro blocantes, seletor com sete modos de condução, freio de mão eletrônico, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos.
Mercado: Com preço sugerido na casa dos R$ 450 mil, é consideravelmente mais barata do que Ram 1500 e demais grandalhonas citadas no início deste texto, trazendo muito desempenho, alto nível de tecnologia e visual que chama a atenção em um pacote mais compacto.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Ford Ranger Raptor
Preço
R$ 448.6003,0
5,0
4,0
5,0
4,0
3,0
4,0
Pontos Positivos
- Dirigibilidade
- Design
- Capacidade off-road
- Desempenho do motor
Pontos Negativos
- Capacidade de carga
Veredito
A Ford Ranger Raptor é única no mercado, oferecendo alta performance, muita tecnologia e capacidade off-road que nenhuma outra picape com vendas oficiais no Brasil é capaz de oferecer. Por cerca de R$ 450 mil, é consideravelmente mais barata do que a maioria das picapes de grande porte, como a irmã F-150, trazendo mais potência e porte mais compatível com o tamanho das vias brasileiras. Além de tudo isso, é confortável e bonita. Só dispensaria os adesivos na carroceria.
-
Motorização
-
3.0 V6 biturbo
-
Combustível
-
Gasolina
-
Potência (cv)
-
397 cv
-
Torque (kgf.m)
-
59,5 kgfm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
5,8 segundos
-
Velocidade máxima (km/h)
-
180 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
8,3 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
10,2 km/l
-
Câmbio
-
Automático, 10 marchas
-
Tração
-
4x4, diferenciais dianteiro e traseiro blocantes
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente, do tipo duplo A, com amortecedores adaptativos e ajustáveis
-
Suspensão Traseira
-
Eixo rígido com molas helicoidais
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
Discos ventilados
-
Pneus
-
285/70 R17AT
-
Rodas
-
17 polegadas
-
Altura (mm)
-
1.922 mm
-
Comprimento (mm)
-
5.381 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
3.270 mm
-
Largura (mm)
-
2.208 mm
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
2.415 kg
-
Porta-malas (L)
-
Caçamba de 1.250 litros e 715 kg de capacidade de carga
-
Tanque (L)
-
82 litros
-
Garantia
-
5 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Airbags para joelho do motorista
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Faróis com regulagem de altura
-
-
Bloqueio do diferencial
-
-
Sistema de estacionamento autônomo
-