Ranger Raptor: como anda a megapicape feita para encarar qualquer terreno
Recentemente, o mercado brasileiro foi tomado por lançamentos de picapes, incluindo modelos de grande porte importados dos Estados Unidos e México e equipados com motor V8 a gasolina, como Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500.
Dentre os modelos médios, a grande novidade recente foi a nova geração da Ranger, que segue importada da Argentina e elevou o nível da respectiva categoria em termos de segurança, dirigibilidade e tecnologia embarcada.
Se as versões com motor V6 turbodiesel já se destacam em termos de desempenho, a Ford resolveu elevar o nível e, em 2023, começou a vender no Brasil a versão mais radical da sua picape: a Raptor, que traz propulsor V6 a gasolina biturbo e 400 cv de potência. Sem rivais em nosso mercado, a novidade da Ford foi testada durante uma semana pela reportagem de UOL Carros.
Desvendando a Ranger Raptor
Design: detalhes como a dianteira com faróis direcionais full-LED e grade exclusiva, com o nome "Ford" em tamanho gigante, a proteção metálica no para-choque frontal, as caixas de roda alargadas, a traseira com duas ponteiras de escape em cada extremidade da carroceria, são garantia de que a picape não ficará despercebida por onde passar. Vale fazer uma ressalva: a capacidade de carga é de "apenas" 715 kg, inferior à das versões a diesel da própria Ranger.
Espaço interno: medindo 5,38 m de comprimento e 2,21 m de largura (com espelhos), tem espaço interno dentro da média das picapes médias e pode levar até cinco pessoas com bastante conforto. A cabine tem vários porta-objetos e o túnel central não é tão elevado, beneficiando o espaço para passageiros no banco traseiro. Graças à suspensão de alta performance e aos pneus "borrachudos", a posição de dirigir é bastante elevada (a altura do veículo é de 1,92 m).
Vida a bordo: interior traz excelente acabamento, com detalhes vermelhos nas saídas do ar-condicionado. O espaço interno é bom e a lista de amenidades abordo é extensa e digna de carros de luxo, trazendo itens como bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, painel de instrumentos de alta resolução de gigantes 12,4 polegadas, multimídia com o mesmo tamanho, sistema de som premium da B&O e recarga de celular por indução conexão via Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Segurança: vem com alerta de ponto cego e de tráfego cruzado em marcha a ré, frenagem automática de emergência, luz alta automática, sete airbags, assistente de centralização na faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função "stop and go" e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Desempenho: o motor 3.0 V6 a gasolina é elástico e garante fôlego de sobra à Ranger Raptor. Basta pisar fundo no pedal do acelerador que a picape de quase 2,5 toneladas se move com agilidade - o ronco grave do motor, que pode ser ajustado por meio de um botão no volante, também contribui bastante para a experiência ao volante.
E essa experiência vai muito além do propulsor forte e do câmbio automático com dez marchas bem escalonadas: a capacidade para andar rápido longe do asfalto aparenta ser infinita, graças à complexa suspensão ativa com amortecedores de competição e aos pneus todo-terreno que vêm de fábrica.
Tração 4x4 com reduzida e diferenciais blocantes nos dois eixos reforçam a aptidão off-road. Dentre os vários modos de condução, tem até um específico para saltos. Nada nela é simplesmente estético: a proteção metálica no para-choque dianteiro é real e plenamente funcional, por exemplo.
Consumo: as médias oficias, medidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são razoáveis, considerando o peso (2.415 kg em ordem de marcha) e a potência da picape: 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com o pé leve, obtive média de 11 km/l no ciclo rodoviário.
Itens de série: suspensão com amortecedores de competição, pneus especiais todo-terreno, sistema de câmeras "360 graus", diferenciais dianteiro e traseiro blocantes, seletor com sete modos de condução, freio de mão eletrônico, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos.
Mercado: Com preço sugerido na casa dos R$ 450 mil, é consideravelmente mais barata do que Ram 1500 e demais grandalhonas citadas no início deste texto, trazendo muito desempenho, alto nível de tecnologia e visual que chama a atenção em um pacote mais compacto.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Ford Ranger Raptor
Preço
R$ 448.600Pontos Positivos
- Dirigibilidade
- Design
- Capacidade off-road
- Desempenho do motor
Pontos Negativos
- Capacidade de carga
Veredito
A Ford Ranger Raptor é única no mercado, oferecendo alta performance, muita tecnologia e capacidade off-road que nenhuma outra picape com vendas oficiais no Brasil é capaz de oferecer. Por cerca de R$ 450 mil, é consideravelmente mais barata do que a maioria das picapes de grande porte, como a irmã F-150, trazendo mais potência e porte mais compatível com o tamanho das vias brasileiras. Além de tudo isso, é confortável e bonita. Só dispensaria os adesivos na carroceria.
Motorização
3.0 V6 biturbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
397 cv
Torque (kgf.m)
59,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,8 segundos
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,3 km/l
Consumo estrada (km/l)
10,2 km/l
Câmbio
Automático, 10 marchas
Tração
4x4, diferenciais dianteiro e traseiro blocantes
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, do tipo duplo A, com amortecedores adaptativos e ajustáveis
Suspensão Traseira
Eixo rígido com molas helicoidais
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
285/70 R17AT
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.922 mm
Comprimento (mm)
5.381 mm
Entre-eixos (mm)
3.270 mm
Largura (mm)
2.208 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.415 kg
Porta-malas (L)
Caçamba de 1.250 litros e 715 kg de capacidade de carga
Tanque (L)
82 litros
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.