Renault Captur perde força ante irmão Duster e já não justifica preço alto
O Captur estreou no Brasil em meio à enxurrada de novidades no segmento de SUVs compactos. Talvez por isso é que tenha sido ofuscado por lançamentos mais importantes, como Jeep Renegade e Honda HR-V. Mesmo assim, ele conquistou seu espaço no mercado e, se nunca esteve perto de incomodar os líderes, pelo menos garante uma parcela de clientes da categoria para a Renault.
Desde 2017 é que o design é seu principal argumento de vendas, especialmente diante de um envelhecido Duster. Porém, a Renault decidiu repaginar seu SUV de entrada e aproveitou a plástica para recheá-lo de equipamentos. A fabricante até lançou uma nova série especial chamada Bose para tentar manter o apelo do Captur, mas parece que o jogo virou.
Será que o Captur ainda consegue se manter atraente mesmo depois de quase três anos nas ruas? Descubra com UOL Carros nesta avaliação!
Renault Captur Bose
Preço
R$ 97.990,00Pontos Positivos
- Design arrojado
- Espaço interno para cinco adultos
- Qualidade do som Bose
Pontos Negativos
- Consumo
- Desempenho
- Preço elevado
Veredito
O Captur Bose foi feito para os apreciadores de música que não querem apelar para um sistema de som no mercado paralelo. Porém, isso é muito pouco para justificar a compra. Até porque o preço salgado de quase R$ 100 mil afasta muitos compradores, que optam por SUVs mais modernos e bem equipados. Diante de um Duster rejuvenescido e recheado, o modelo que era o bonitão do pedaço perdeu grande parte de seu charme. E a situação não deve mudar pelo menos até a chegada da aguardada reestilização.
Beleza sempre foi um dos atributos ressaltados desde a campanha de lançamento do Captur. Até porque era fácil imaginar que o estilo do SUV conquistaria muitos clientes - e foi exatamente o que aconteceu.
O departamento de design da Renault na América Latina fez um trabalho competente ao aproveitar a base do Captur original, um modelo baseado no Clio europeu cujas dimensões são bem menores do que o "nosso" modelo. Alguns vão dizer que o projeto é muito semelhante ao Captur vendido na Rússia, que lá tem seu nome grafado com "K".
Fato é que o carro incorporou bem a identidade visual da Renault, fazendo com que o Captur oferecesse uma embalagem mais sedutora do que o Duster - o qual herdou plataforma, motorizações e vários outros componentes. O problema é que nenhuma beleza é eterna e os anos fizeram o Captur se tornar figura mais comum nas ruas. Depois de quase quatro anos, o projeto já dá sinais de envelhecimento, mas ainda se mantém dignamente diante da concorrência.
Sem o charme de outrora, a Renault apelou para uma série especial chamada Bose, que quer agradar os ouvidos em vez dos olhos. Isso porque o utilitário esportivo sai de fábrica com um competente sistema de som composto por sete alto-falantes, amplificador de sete canais e um subwoofer especialmente instalado dentro da forração do porta-malas, solução criativa que não rouba espaço do compartimento de bagagens.
O problema está justamente na hora de assinar o cheque. UOL Carros avaliou a versão 1.6 SCe de até 120 cv, que custa salgados R$ 97.990. A conta pode aumentar um pouco mais caso o proprietário escolha a bonita combinação cinza com teto prata (R$ 1.650) como a unidade cedida pela Renault. Aí o preço vai a R$ 99.640.
Existe uma configuração ainda mais cara (R$ 98.990), que traz o veterano 2.0 16V de até 148 cv - e que passa dos R$ 100 mil dependendo do opcional escolhido. Analisando as duas versões básicas, a diferença de apenas R$ 1 mil pode soar tentadora, mas, se eu fosse você, ficaria com a 1.6 mesmo. Além de mais equilibrado, o motor 1.6 é mais econômico do que o "irmão maior".
O Captur Bose é caro, mas vem com uma lista de equipamentos bastante generosa. Além do já citado sistema de som da Bose, o SUV vem com ar-condicionado digital, bancos revestidos parcialmente em couro, câmera de ré, volante revestido em couro com comandos de som na coluna de direção, chave presencial do tipo cartão, sensores crepuscular e de chuva, partida do motor por botão, piloto automático com limitador de velocidade, vidros elétricos nas quatro portas e ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.
Frente ao renovado Duster, o Captur dá algumas mancadas. Uma delas é a oferta da velha central multimídia Media Nav, ao passo que o modelo mais barato é o primeiro a sair de fábrica com a nova geração de sistema de entretenimento da Renault, batizada de EasyLink. Também não há sensor de pontos cegos nem câmera com visão em 360 graus, itens presentes no Duster.
Sobre o Captur, alguns comandos também ficam mal posicionados, como o botão que ativa o piloto automático: estranhamente ele fica muito perto da alavanca do freio de mão. Ao invés de estarem no volante, os comandos de som e telefone celular foram instalados atrás do volante, fixados na coluna de direção. Por fim, o acabamento interno abusa do plástico duro e sem o padrão de qualidade que a gente espera de um carro que beira os R$ 100 mil.
A versão mais "barata" do Captur Bose é oferecida com o motor 1.6 SCe de 120 cv quando abastecido com etanol e 118 cv com gasolina. O câmbio é o mesmo CVT oferecido pela Nissan e que também equipa Sandero e Logan.
O conjunto não prima pela agilidade e também não se comporta de forma regular como no Duster. Falta fôlego para impulsionar os 1.286 quilos do SUV e o motorista precisa de uma dose extra de paciência se o veículo estiver carregado. Mesmo assim, o Captur 1.6 é melhor de dirigir do que a versão com motor 2.0.
FICHA TÉCNICA
Motorização
1.6, 16V
Combustível
Etanol / gasolina
Potência (cv)
120 / 118
Torque (kgf.m)
16,2
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
13,1 / N/D
Velocidade máxima (km/h)
169 / 168
Consumo cidade (km/l)
7,2 / 10,5
Consumo estrada (km/l)
8,1 / 11,7
Câmbio
CVT
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Indepentente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Altura (mm)
1.619
Comprimento (mm)
4.329
Entre-eixos (mm)
2.673
Largura (mm)
1.813
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.286
Porta-malas (L)
437
Tanque (L)
50
10.000 km
R$ 459,09
20.000 km
R$ 513,34
30.000 km
R$ 513,34
40.000 km
R$ 896,58
50.000 km
R$ 567,59
60.000 km
R$ 567,59
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
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