Duster Turbo: último SUV da 'velha Renault' ainda consegue surpreender
Na semana passada, a Renault do Brasil apresentou o Kardian, novo SUV subcompacto que marca o começo de uma nova etapa da marca francesa no Brasil, com veículos mais modernos e maior valor agregado na comparação com modelos mais simples provenientes da subsidiária romena Dacia, como Sandero, Logan e Duster - dos quais apenas o último continua em linha aqui.
Lançado em 2011, o Duster continua firme e forte e acaba de passar por uma atualização, precedida pela chegada da segunda e atual geração, em 2020. Literalmente, é o último SUV da "antiga" Renault, mas isso é ruim?
O UOL Carros testou a versão topo de linha Iconic Plus com motor 1.3 turbo CVT (R$ 155.890) e foi surpreendida.
Desvendando o Duster Iconic Plus 1.3 CVT
Design: nesta nova versão Iconic Plus, lançada em janeiro, traz novidades visuais que deram uma boa atualizada na aparência, como grade frontal redesenhada com acabamento preto brilhante, faróis de LED com novo desenho das luzes de condução diurna e detalhes na cor laranja na grade do motor, na capa dos retrovisores externos e nas barras de teto. As lanternas traseiras também receberam novo arranjo de luzes, perdendo a parte central em forma de X que remetia ao Jeep Renegade.
As novas rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e com acabamento escurecido compõem o visual aventureiro e, por dentro, o Duster tem acabamentos simples, mas também traz peças bem encaixadas, plásticos de qualidade e desenho bem resolvido - especialmente os comandos do ar-condicionado, que trazem botões giratórios e metálicos com mostrador embutido.
Espaço interno: este sempre foi um ponto alto do Duster, que traz cabine ampla e espaçosa, considerando outros SUVs compactos com porte semelhante na mesma faixa de preço. Medindo 2,67 m de distância entre-eixos, facilita a acomodação das pernas dos passageiros do banco de trás - duas pessoas de altura média podem viajar confortavelmente ali. Tamanho do porta-malas é outro ponto forte, oferecendo excelentes 475 litros de capacidade.
Vida a bordo: além de ser espaçoso, traz uma cabine bem resolvida, apesar de ser simples e quase não contar com revestimentos macios ao toque. Na sua versão mais completa, traz de série itens como acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, comandos satélite de áudio na coluna de direção e controle de velocidade de cruzeiro. A central multimídia de oito polegadas não é das maiores, mas agora traz conectividade sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay.
Segurança: todas as versões agora são equipadas de série com seis airbags, o que é um importante reforço na parte de segurança, e o Duster Iconic Plus traz, ainda, alerta de ponto cego nos retrovisores externos. Também conta com sensores de estacionamento traseiros e sistema de câmeras com quatro ângulos de visualização. Contudo, não traz assistentes à condução presentes em outros SUVs em sua faixa de preço.
Desempenho: Desenvolvido pela Renault em parceria com a Mercedes-Benz, o motor 1.3 turbo flex com injeção direta de combustível anda muito bem, com seus 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, disponíveis a apenas 1.600 rpm.
O câmbio CVT com oito marchas simuladas administra bem tanto desempenho e não mantém as rotações altas demais a cada aceleração mais forte, como acontece em outras transmissões do tipo. Graças ao torque abundante e disponível em giros baixos, o CVT logo trata de reduzir as rotações, como se fosse uma caixa automática convencional com conversor de torque.
É uma pena que a Renault ofereça esse conjunto mecânico tão moderno apenas na configuração topo de linha - que também pode ser equipada com propulsor 1.6 aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm a 4.000 rpm, mais CVT de seis marchas virtuais, por R$ 141.790.
Consumo: as médias oficias, medidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são apenas razoáveis, para não dizer decepcionantes: 7,7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada com etanol e, respectivamente, 10,8 km/l e 11,5 km/l com gasolina.
Mesmo com o sistema start-stop ativado, que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas, obtive média de apenas 3,5 km/l na cidade (com o ar-condicionado ligado) - acredito que o consumo tão alto se deve, em parte, à baixa quilometragem da unidade testada, inferior a 1.000 km.
Equipamentos: destacam-se ar-condicionado digital e automático, bancos com revestimento sintético semelhante a couro, controle de velocidade de cruzeiro convencional, câmeras de monitoramento externo com quatro ângulos diferentes, alerta de ponto cego, carregador de celular por indução, quatro portas USB, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e de estacionamento traseiros, chave presencial, partida do motor por botão e central multimídia de oito polegadas.
Mercado: Por R$ 155.890 na versão Iconic Plus 1.3 CVT, tem a concorrência de SUVs compactos mais modernos e equipados, porém um pouco mais caros, como VW T-Cross Comfortline (R$ 160.990) e Jeep Renegade Longitude (R$ 162.990). Tem um conjunto acertado e excelente desempenho, que chega a surpreender, mas sua vida no mercado não é fácil, considerando a acirrada concorrência. Ainda assim, consideraria ter um na minha garagem.
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Renault Duster Iconic Plus CVT 1.3
Preço
R$ 155.890Pontos Positivos
- Tem rodar confortável
- Espaço interno
- Traz boa altura em relação ao solo
- Desempenho do motor
Pontos Negativos
- Consumo
- Faltam itens tecnológicos que concorrentes têm
Veredito
Especialmente na versão topo de linha, o Renault Duster é um SUV com vários atributos, como motor potente, visual atraente, bom espaço interno e pacote de itens de série que não podem faltar na sua faixa de preço. Com mais de dez anos de história no mercado brasileiro, é um produto que nunca deixou de evoluir desde a sua estreia, em outubro de 2011. Pesa contra ele a idade do projeto, apesar do conjunto bastante equilibrado.
Motorização
1.3 flex, injeção direta
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
170 cv a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
27,5 kgfm a 1.600 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,2 s
Velocidade máxima (km/h)
190 km/h
Consumo cidade (km/l)
7,7 km/l (etanol) / 10,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
8,4 km/l (etanol) / 11,5 km/l (gasolina)
Câmbio
CVT com simulação de 8 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
215/60 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.693 mm
Comprimento (mm)
4.376 mm
Entre-eixos (mm)
2.673 mm
Largura (mm)
1.832 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.341 kg
Porta-malas (L)
475 l
Tanque (L)
46 l
10.000 km
R$ 698.01
20.000 km
R$ 761.30
30.000 km
R$ 761.30
40.000 km
R$ 1.671.28
50.000 km
R$ 824.59
60.000 km
R$ 824.59
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
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