Renault Kwid: carro mais barato do País custa R$ 60 mil: vale o que cobram?
José Antonio Leme
do UOL, em São Paulo (SP)
29/03/2022 04h00
A disputa pelo título de carro mais barato do Brasil já foi mais importante e acirrada. Com cada vez menos postulantes ao posto, hoje o trono está com o Renault Kwid, um pouco mais barato do que o Fiat Mobi.
Além disso, atualmente ter o menor preço já não significa ser realmente barato: o veículo mais em conta do País está na casa dos R$ 60 mil, ou R$ 59.080, para ser exato, na versão de entrada Zen.
Nessa configuração, que costumava ser a intermediária até o ano passado, a expressão "pé de boi" não se aplica - afinal, o subcompacto está longe de ser "pelado" e recentemente ganhou itens de segurança.
UOL Carros avaliou o carro mais barato do Brasil para entender se, custando R$ 60 mil o Renault Kwid vale a pena como opção para sua garagem.
Renault Kwid Zen
Preço
R$ 59.0804,0
3,0
2,0
3,0
2,0
3,0
3,0
Pontos Positivos
- Lista de equipamentos
- Economia
Pontos Negativos
- Espaço
- Preço
Veredito
Apesar de em uma conta rápida realmente fazer sentido que o Kwid custe quanto custa já na versão de entrada, é preciso lembrar que o poder de compra do brasileiro médio não acompanhar a evolução do preço de um carro que já custou menos de R$ 30 mil. Mas é preciso dizer que o essencial para um carro ser bom no dia a dia está presente já no Zen.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
Em termos de design é onde o Kwid de entrada mais perde. O modelo tem as antigas calotas com desenho de rodas de liga leve usadas anteriormente, mas agora com um acabamento escurecido.
A frente é a mesma das demais versões com o conjunto principal ficando para as luzes diurnas de LEDs e os faróis halógenos abaixo. A diferença é o acabamento mais simples, sem cromados na grade, por exemplo.
Nas laterais, o carro perde o "borrachão" das portas e fica só aquela moldura, sem proteção na parte inferior. Capa dos espelhos deixam de vir com acabamento preto brilhante e as maçanetas não são na cor da carroceria.
Por dentro, o estilo mais frugal continua firme também. O volante é mais simples e deixa de contar com detalhes cromados, os bancos são os mesmos, mas com uma padronagem diferente.
No que concerne ao espaço interno nada muda. Para o uso urbano, o Kwid leva bem quatro adultos, mas nada que seja muito confortável para encarar longos trechos e viagens distantes, especialmente para quem vai atrás.
Apesar do teto alto, o espaço para os joelhos e os ombros é reduzido e pessoas muito grandes e largas ficam mais próximas do que gostariam dentro do compacto.
Os bancos dianteiros, para serem equivalentes ao tamanho do carro são estreitos no assento e para pessoas grandes cansam rapidamente após trechos mais longos por isso, apesar disso, são firmes.
CONSUMO E DESEMPENHO
O conjunto mecânico da versão Zen é o mesmo das demais opções mais completas. É o motor 1.0 de três cilindros, flex, com 12 válvulas que passou por algumas melhorias e nova calibragem junto da mudança de ano-modelo para a linha 2023.
Agora esse propulsor rende até 71 cv e 10 mkgf com etanol e 68 cv e 9,4 mkgf com gasolina. É uma diferença pequena que na prática não gera muita mudança, mas o carro manteve o que já tinha: agilidade e economia.
Na cidade, o carro se destaca pela agilidade. Como é leve, sai rápido nas arrancadas e tem um escalonamento no câmbio de cinco marchas que o deixa esperto entre as trocas.
Em ciclo rodoviário, o Kwid sofre um pouco. Não tanto para manter a velocidade, mas sim para lidar com o deslocamento de ar que tira o carro da posição. Leve e compacto, é facilmente uma presa dos caminhões que passam na faixa ao lado ou do vento lateral.
Claro, com carro cheio e malas, o comportamento já fica comprometido, mas no uso simples, com até duas pessoas, ele ainda deslancha e também mantém o bom consumo.
Os números divulgados na cidade são de 10,8 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina. Já na estrada é 11 km/l com etanol e 15,7 km/l com gasolina. Esses dados são fornecidos com aval do Inmetro.
Mas na vida real, dependendo do modo de conduzir é possível superar esses dados ou até fazer um consumo muito pior, vale reforçar. Por isso, inclusive, ele tem o indicador de troca de marcha, que ajuda a encontrar o melhor momento de realizar a troca e manter o carro dentro da faixa de rendimento de economia.
Como nas demais versões, na Zen, o Kwid tem antes de tudo um acerto direcionado ao conforto e tentar mitigar o piso ruim encontrado no Brasil, por isso o carro balança consideravelmente nas curvas.
EQUIPAMENTOS E SEGURANÇA
Aqui começa a ficar interessante a proposta do Kwid. Apesar de ser um carro de entrada, o preço dos quase R$ 60 mil começa a ser justificado.
Ele vem com direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas e alarme. Ele também tem o novo painel todo digital que está presente nas demais versões do Kwid e que tem um computador de bordo bem completo.
Já nessa versão, o Kwid tem start&stop que pode ser desligado, ar-condicionado, alerta sonoro de cinto de segurança e assistente de partida em rampa.
Completa o pacote o controle de tração e estabilidade de série e quatro airbags, além do sistema de rádio com entrada USB e auxiliar, além de conexão Bluetooth.
Coisas que já foram opcionais nos carros mais básicos do País, como limpador e desembaçador traseiro se tornaram quase inócuos na lista.
MERCADO
Não há mais espaço para carros pelados de verdade no mercado. Seja por obrigações de lei, seja porque mesmo o consumidor que precisa de um "meio de transporte" sabe que alguns pequenos itens são inegociáveis.
A Renault também se baseou nos primeiros anos do Kwid para entender o mercado e ver o que o cliente queria. Se antes era uma versão mais pelada ainda, a Life, que nem direção com assistência oferecia, ela viu ao fim do ciclo do modelo, antes da reestilização, que ela não representada nem 1% das vendas. E, aparentemente, contra fatos não há argumentos.
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Motorização
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1.0, 3 cil., 12V
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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71 cv @ 5.500 rpm (etanol) / 68 cv @ 5.500 rpm (gasolina)
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Torque (kgf.m)
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10,0 kgfm @ 4.250 (etanol) / 9,4 kgfm @ 4.250 (gasolina)
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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13,2 s (etanol) / 13,5 s (gasolina)
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Velocidade máxima (km/h)
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N/D
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Consumo cidade (km/l)
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10,8 etanol / 15,3 gasolina
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Consumo estrada (km/l)
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11,0 etanol / 15,7 gasolina
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Câmbio
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Manual 5 velocidades
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambores
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Pneus
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165/70 R14
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Rodas
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14 polegadas
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Altura (mm)
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1.479 mm
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Comprimento (mm)
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3.680 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.423 mm
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Largura (mm)
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1.579 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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818 kg
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Porta-malas (L)
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290 litros
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Tanque (L)
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38
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10.000 km
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R$ 451,70
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20.000 km
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R$ 511,21
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30.000 km
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R$ 511,21
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40.000 km
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R$ 862,34
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50.000 km
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R$ 570,72
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60.000 km
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R$ 821,61
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Sensor de pressão dos pneus
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