Renault Kwid: como é a versão mais equipada do carro mais barato do Brasil
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
31/07/2023 04h00
A disputa pelo título de carro mais barato do Brasil já foi mais importante e acirrada. Com cada vez menos participantes das posições mais elevadas nos rankings de vendas, fica em uma briga constante com o Fiat Mobi.
Na linha 2024, a Renault decidiu que a versão intermediária Intense merecia chegar mais perto da Outsider (de topo), com a diferença de carregar menos elementos aventureiros. Com isso, criou a configuração Pack Biton, que vem tão equipada quanto a mais cara, mas custando R$ 74.790 (R$ 200 mais em conta por não ter alguns itens como rack de teto, inscrições, entre outros pormenores).
Apesar do fato de que, há pouco mais de 5 anos, ainda era possível comprar um Kwid 0 km por menos de R$ 30 mil, só mais recentemente ele ganhou equipamentos de segurança e modernizações essenciais para não acabar de vez com o apelo dos pequeninos no Brasil. Como é essa nova versão da Renault? Descobrimos a seguir.
Renault Kwid Intense Pack Biton
Preço
R$ 74.7905,0
3,0
4,0
4,0
2,0
5,0
3,0
Pontos Positivos
- Consumo e agilidade
- Equipamentos vs preço
- Praticidade e boa posição ao dirigir
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Carroceria poderia ser um pouco mais rígida
- Não é tão prático em uso rodoviário
Veredito
O Kwid teve boas melhorias ao longo dos anos, sendo que, a principal delas, foi a adição notável dos seus itens de segurança. Por outro lado, para manter o preço mais baixo dentro do que é possível nos dias atuais, manteve algumas lacunas já conhecidas. Quando o objetivo é se manter dentro da modernidade, mas gastando a menor quantia de dinheiro possível, a versão testada é a melhor da gama do Kwid.
Design
O visual externo do Kwid está de acordo com as melhorias que ele passou a ter em termos de equipamentos. O carro adotou a nova linguagem estética da Renault e, com isso, está mais elegante, especialmente com as luzes diurnas de LEDs integrados a continuação da nova grade
A traseira mudou pouco. O charme fica aparente apenas quando as luzes estão acesas e é possível ver o novo contorno em formato de "C" das lanternas
Por dentro, as mudanças são mais funcionais que visuais, mas o novo tecido dos bancos nas versões mais refinadas tem seu brilho em sustentar a proposta de "SUV dos compactos" que a Renault gosta de divulgar
Vida a bordo
No que concerne ao espaço interno, o Kwid nunca foi e não tem como ser um primor. O carro aposta no estilo de teto mais alto para garantir um pouco mais de conforto para as pessoas, mas sua largura reduzida não proporciona um bom espaço interno
Com isso, adultos maiores não tem muito espaço entre si na cabine. Pessoas altas e com ombros largos ficam com cerca de um palmo de distância do passageiro ao lado se for alguém com as mesmas dimensões
Para referência, o Sandero, que tem um bom espaço interno, tem largura do carro, sem os espelhos, de 1.730 mm enquanto o Kwid, também sem os espelhos, tem 1.579 mm
Se o espaço é reduzido na cabine, o restante do carro tem que acompanhar. Por isso, os assentos dos bancos dianteiros são bem estreitos e pouco confortáveis para pessoas maiores
Atrás, com conforto viajam apenas dois adultos. Um quinto ocupante sofrerá bastante para ocupar o que restar de espaço, tanto de ombro quanto para as pernas
O porta-malas tem, para as dimensões do veículo, bons 290 litros de capacidade, o que a Renault diz ser o maior da categoria - formada pelo Kwid e o Mobi como subcompactos
Consumo e desempenho
O motor 1.0 de três cilindros recebeu melhorias no ano passado, como nova central eletrônica, sensor de fase do comando de válvulas e nova calibragem. Com isso, a potência passou de 66 cv/70 cv para 68 cv/71 cv (gasolina/etanol). O ganho de torque também é "ilustrativo": era 9,4 kgfm/9,8 kgfm ((gasolina/etanol)) e foi para 9,4 kgfm/10 kgfm (gasolina/etanol)
Os números de consumo divulgados pela Renault são de 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol na cidade. Na estrada, ele é capaz de fazer 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol, respectivamente
Para isso, além das novidades acima, ele ganhou o start-stop, que desliga o motor em pequenas paradas desde que se coloque o câmbio manual de cinco marchas em neutro e tire o pé do pedal da embreagem
Trata-se do carro a combustão mais leve do país vendido atualmente, pesando apenas 820 kg. Com isso, apesar da baixa potência, o torna um carro bem ágil para as cidades. Apesar disso, quanto maior for a velocidade, menos percebemos essa característica. Por isso que vai até 100 km/h em pouco mais de 13 segundos, segundo a marca
Dirigibilidade
Na prática, o Kwid é o subcompacto a combustão com a melhor ergonomia e posição ao dirigir. É possível facilmente usufruir da sua agilidade e de toda a praticidade que só o seu tamanho bem diminuto é capaz de proporcionar
Na estrada ele também vai bem, mas sofre um pouco nas retomadas, principalmente se estiver com carro cheio, além de ser alvo fácil do deslocamento de ar dos caminhões que passam ou de rajadas de vento mais fortes
A suspensão amortece bem o piso ruim e atende bem o conforto que se espera para a buraqueira da cidade no dia a dia, mas a sua carroceria não é tão rígida ao ponto de manter toda a firmeza na hora de encarar grandes forças durante as curvas, trancos e solavancos
A direção elétrica é bastante leve e ajuda no uso urbano, mas na estrada incomoda pela sensação de "falta de peso", que não ajuda na precisão
Equipamentos
De série traz assistente de partida em rampa (HSA), start-stop, sensor de pressão nos pneus, luzes diurnas de LEDs, painel de instrumentos digital todo de LED - que ficou mais completo e prático com um computador de bordo com várias funções
Há também ar-condicionado que não é automático e nem digital, mas gela bem. Além disso, vem com trio elétrico com vidro elétrico apenas nas portas dianteiras, chave canivete e maçanetas na cor da carroceria
Ele traz central multimídia com integração a Android Auto e Apple CarPlay, mas só pelo cabo USB. De todo modo, em relação ao Kwid anterior à linha 2023, melhorou muito o uso porque a entrada USB do tipo A foi deslocada da própria central para o porta-objetos no console central. Completa o pacote de entretenimento os comandos satélite de áudio na coluna de direção e a câmera de ré
A Intense Pack Biton traz de série rodas de liga leve de 14 polegadas - itens que não estavam disponíveis antes da reestilização no Kwid
Segurança
Em termos de segurança o Kwid, que contava apenas com quatro airbags e ABS, teve adição de equipamentos como o controle de tração e de estabilidade integrados
Além disso, o carro traz também duas posições com fixação Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro e ajuste de altura do cinto de segurança na coluna, além d alerta visual e sonoro de uso de cinto de segurança para todos os ocupantes
Por mais que seja um item que ganhou vezes de adição ao visual, as luzes diurnas de LEDs também são um item de segurança, que ficam sempre ligadas para que o compacto seja visto à distância
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Motorização
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1.0, 3 cil, 12V
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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71 cv @ 5.500 rpm (etanol) / 68 cv @ 5.500 rpm (gasolina)
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Torque (kgf.m)
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10,0 kgfm @ 4.250 (etanol) / 9,4 kgfm @ 4.250 (gasolina)
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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13,2 s (etanol) / 13,5 s (gasolina)
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Velocidade máxima (km/h)
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165
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Consumo cidade (km/l)
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10,8 etanol / 15,3 gasolina
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Consumo estrada (km/l)
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11,0 etanol / 15,7 gasolina
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Câmbio
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Manual, 5 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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165/70 R14
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Rodas
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14 polegadas
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Altura (mm)
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1.479
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Comprimento (mm)
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3.680
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Entre-eixos (mm)
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2.423
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Largura (mm)
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1.579
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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825
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Porta-malas (L)
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290 l
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Tanque (L)
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38
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Sensor de pressão dos pneus
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