Topo

Renault Megane elétrico é estiloso e tecnológico, mas preço assusta

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

15/10/2023 04h00

O Megane E-Tech é um lançamento mais importante do que você imagina para a Renault. Mais do que reforçar a presença da marca no segmento de carros elétricos, ele é o símbolo de uma nova era para a fabricante no país.

A meta é apagar a fama de uma marca de baixo custo com produtos mais conhecidos pela robustez do que pelo refinamento. Em vez disso, a Renault quer transmitir uma imagem de refinamento e tecnologia - características bastante presentes no Megane.

Entretanto, o preço de R$ 279.900 coloca o consumidor em dúvida, uma vez que outros rivais (leiam-se chineses) oferecem produtos interessantes. Será que a novidade da Renault vale o que custa? Descubra na avaliação de UOL Carros a seguir.

Design: As linhas futuristas incluem faróis full LED com prolongamentos que vão até a parte inferior do para-choque e lanternas inteiriças na traseira. Destaque para os detalhes, como as maçanetas dianteiras "embutidas" nas portas que surgem assim que as portas são destravadas por aproximação. Já as maçanetas de trás ficam "camufladas" nas colunas 'C', recurso de estilo bastante comum na indústria automotiva.

Vida a bordo: Saídas de ar-condicionado são verticais e ficam 'camufladas' nas molduras em volta do painel digital de 12,3 polegadas e da tela da central multimídia de 9 polegadas. Todo o painel é revestido com um tecido cinza de bom gosto que também está presente nos bancos, quanto posição de dirigir está mais para um hatch do que um SUV e todos os comandos estão ao alcance das mãos. O volante de diâmetro pequeno lembra o conceito i-Cockpit da rival Peugeot e tem ótima empunhadura.

Desempenho: o motor elétrico síncrono entrega bons 220 cv e 30,6 kgfm de torque instantâneo. Embora seja mais potente do que o BYD Yuan Plus com seus 204 cv, o modelo chinês tem um pouco mais de torque: são 31,6 kgfm. Ambos também se equivalem no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, com 7,3 segundos no caso do Yuan Plus e 7,4 segundos no Megane E-Tech. O peso é praticamente o mesmo: o Renault tem 1.680 kg e o BYD, 1.700 kg. A velocidade máxima dos dois é de 160 km/h.

Renault Megane E-Tech

Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

5,0

5,0

5,0

5,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Design
  • Autonomia
  • Equipamentos de série

Pontos Negativos

  • Preço

Veredito

O estiloso Megane E-Tech não encanta só pela beleza. Além do acabamento de boa qualidade, o crossover tem uma farta lista de itens de série, embora fique devendo equipamentos esperados para um carro desta faixa de preço. O espaço interno é generoso para o seu porte, inclusive no porta-malas. Na hora de dirigir, ele também não decepciona e a autonomia é maior do que alguns rivais. Só existe um importante porém em meio às virtudes: o preço salgado deve impedir que o modelo venda mais no Brasil.

Mecânica
  • Motorização

  • Elétrico síncrono com rotor bobinado

  • Combustível

  • Elétrico

  • Potência (cv)

  • 220 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 30,6 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 7,4 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 160 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • n/d

  • Consumo estrada (km/l)

  • n/d

  • Câmbio

  • Automático, 1 marcha

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 195/60 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1519 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4200 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2685 mm

  • Largura (mm)

  • 1768 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1680 kg

  • Porta-malas (L)

  • 440 l

  • Tanque (L)

  • 337 km (autonomia PBEV)

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • n/d

  • 20.000 km

  • n/d

  • 30.000 km

  • n/d

  • 40.000 km

  • n/d

  • 50.000 km

  • n/d

  • 60.000 km

  • n/d

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 3 anos (carro) / 8 anos (bateria)

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Renault Megane elétrico é estiloso e tecnológico, mas preço assusta - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.