Renault Megane elétrico é estiloso e tecnológico, mas preço assusta
O Megane E-Tech é um lançamento mais importante do que você imagina para a Renault. Mais do que reforçar a presença da marca no segmento de carros elétricos, ele é o símbolo de uma nova era para a fabricante no país.
A meta é apagar a fama de uma marca de baixo custo com produtos mais conhecidos pela robustez do que pelo refinamento. Em vez disso, a Renault quer transmitir uma imagem de refinamento e tecnologia - características bastante presentes no Megane.
Entretanto, o preço de R$ 279.900 coloca o consumidor em dúvida, uma vez que outros rivais (leiam-se chineses) oferecem produtos interessantes. Será que a novidade da Renault vale o que custa? Descubra na avaliação de UOL Carros a seguir.
Design: As linhas futuristas incluem faróis full LED com prolongamentos que vão até a parte inferior do para-choque e lanternas inteiriças na traseira. Destaque para os detalhes, como as maçanetas dianteiras "embutidas" nas portas que surgem assim que as portas são destravadas por aproximação. Já as maçanetas de trás ficam "camufladas" nas colunas 'C', recurso de estilo bastante comum na indústria automotiva.
Vida a bordo: Saídas de ar-condicionado são verticais e ficam 'camufladas' nas molduras em volta do painel digital de 12,3 polegadas e da tela da central multimídia de 9 polegadas. Todo o painel é revestido com um tecido cinza de bom gosto que também está presente nos bancos, quanto posição de dirigir está mais para um hatch do que um SUV e todos os comandos estão ao alcance das mãos. O volante de diâmetro pequeno lembra o conceito i-Cockpit da rival Peugeot e tem ótima empunhadura.
Desempenho: o motor elétrico síncrono entrega bons 220 cv e 30,6 kgfm de torque instantâneo. Embora seja mais potente do que o BYD Yuan Plus com seus 204 cv, o modelo chinês tem um pouco mais de torque: são 31,6 kgfm. Ambos também se equivalem no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, com 7,3 segundos no caso do Yuan Plus e 7,4 segundos no Megane E-Tech. O peso é praticamente o mesmo: o Renault tem 1.680 kg e o BYD, 1.700 kg. A velocidade máxima dos dois é de 160 km/h.
Renault Megane E-Tech
Pontos Positivos
- Design
- Autonomia
- Equipamentos de série
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
O estiloso Megane E-Tech não encanta só pela beleza. Além do acabamento de boa qualidade, o crossover tem uma farta lista de itens de série, embora fique devendo equipamentos esperados para um carro desta faixa de preço. O espaço interno é generoso para o seu porte, inclusive no porta-malas. Na hora de dirigir, ele também não decepciona e a autonomia é maior do que alguns rivais. Só existe um importante porém em meio às virtudes: o preço salgado deve impedir que o modelo venda mais no Brasil.
Motorização
Elétrico síncrono com rotor bobinado
Combustível
Elétrico
Potência (cv)
220 cv
Torque (kgf.m)
30,6 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,4 s
Velocidade máxima (km/h)
160 km/h
Consumo cidade (km/l)
n/d
Consumo estrada (km/l)
n/d
Câmbio
Automático, 1 marcha
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
195/60 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1519 mm
Comprimento (mm)
4200 mm
Entre-eixos (mm)
2685 mm
Largura (mm)
1768 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1680 kg
Porta-malas (L)
440 l
Tanque (L)
337 km (autonomia PBEV)
10.000 km
n/d
20.000 km
n/d
30.000 km
n/d
40.000 km
n/d
50.000 km
n/d
60.000 km
n/d
Seguro
n/d
Garantia
3 anos (carro) / 8 anos (bateria)
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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