Sandero manual surpreende e mostra por que é favorito de motoristas da Uber
Resumo da notícia
- Versão de entrada Zen é bastante ágil com motor 1.6 de 118 cv
- Por R$ 58.490, carro traz boa lista de itens de série
- Hatch traz design renovado em 2019
O Renault Sandero é um dos modelos preferidos por quem depende do carro para trabalhar. Espaçoso, econômico e com baixo custo de manutenção, o hatch já virou figurinha carimbada nas ruas, onde normalmente presta serviços para motoristas de aplicativo e locadoras. Segundo levantamento da Uber, o modelo é o mais adotado pelos seus condutores.
Mas não são apenas eles que gostam do Sandero. No ano passado, o hatch teve 50.303 unidades emplacadas e se sagrou o vice-campeão de vendas da Renault, atrás apenas do Kwid.
Boa parte deste volume foi das versões de entrada, como a Zen 1.6 avaliada por UOL Carros. E a partir de agora você descobre se vale a pena investir R$ 61.990 neste hatch.
Renault Sandero Zen 1.6
Preço
R$ 61.990Pontos Positivos
- Espaço interno
- Desempenho
- itens de série
Pontos Negativos
- Câmbio
- Acabamento interno
Veredito
O Sandero Zen é uma grata surpresa na "porta de entrada" dos hatches acima dos populares. Com desempenho empolgante, o motor 1.6 16V é muito mais ágil com câmbio manual. Por dentro, o carro padece de um acabamento mais esmerado, mas compensa com um espaço interno muito generoso e uma boa lista de equipamentos. No geral, o Sandero Zen é uma boa opção tanto para quem usa o carro para trabalhar como para quem procura um veículo para o dia-a-dia sem medo de ladeiras.
Confesso que não me empolguei muito no primeiro contato com o Sandero Zen. Não é porque ele é um carro sem graça (pelo contrário, acho até bonito), e sim pelo visual básico demais. Mas são ossos do ofício, até porque são os raros os dias em que temos o prazer de acelerar um carrão.
Felizmente meu desânimo sumiu logo nos primeiros quilômetros. O desempenho realmente é uma das maiores virtudes do hatch, ao ponto de pensar que não estaria ao volante de um hatch com "apenas" 118 cv. As respostas são muito rápidas e proporcionam agilidade rara de se ver até na concorrência.
Dados divulgados pela Renault indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Este tempo é melhor do que os 10,1 segundos do Chevrolet Onix LT e dos 10,7 segundos do HB20, ambos equipados com motores 1.0 turbo.
A dirigibilidade poderia ser ainda melhor se o câmbio manual de cinco marchas tivesse engates mais suaves e curtos. As relações de marcha também são um pouco longas, o que tira um pouco o prazer de dirigir. A posição de guiar também não é das melhores (poderia ser um pouco mais baixa), mas não chega a ser desconfortável. No máximo você terá algumas dores depois de algumas horas ao volante.
O design do Sandero foi renovado em 2019 e as mudanças fizeram bem no hatch. Se a dianteira pouco mudou em relação ao modelo anterior, a traseira ganhou um pouco mais de sofisticação com o prolongamento das lanternas invadindo a tampa do porta-malas.
Por outro lado, o visual da traseira do compacto ficou bem parecido com o do Fiat Argo, especialmente olhando de longe. Se um dia você encontrar os dois carros no trânsito vai entender o que estou falando.
A cabine praticamente não mudou e merecia um pouco mais de atenção por parte da Renault. O acabamento também está longe de ser um primor de qualidade, já que nota-se o uso de um tipo de plástico mais áspero nos painéis das portas.
Em contrapartida, o espaço interno continua sendo uma de suas maiores virtudes - e forte argumento de compra para alguns clientes. Afinal de contas, não existe compacto mais espaçoso do que o Sandero no mercado nacional.
Dois passageiros altos viajam tranquilamente no banco de trás - e se forem baixinhos cabem até três com um pouco de aperto. Já o porta-malas tem generosos 320 litros, maior do que qualquer rival e compatível com alguns SUVs compactos.
O Sandero pode não ser o projeto mais moderno do mercado, mas traz um importante diferencial em segurança. O hatch é o único modelo da categoria a sair de fábrica com airbags laterais nos bancos da frente. Eles se juntam às bolsas frontais e freios ABS obrigatórios por lei.
De resto, o carro vem também com ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix e encostos de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes do banco de trás. Faltam apenas os controles de estabilidade e de tração.
Mesmo sendo uma versão de entrada, o Sandero Zen tem uma boa lista de itens de série. A direção pesada do modelo anterior finalmente ganhou assistência eletro-hidráulica, acabando com as balizas que valiam por uma sessão de academia. Há encostos de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, atendendo à lei vigente a partir deste ano.
As rodas de aço são protegidas por calotas de desenho bem agradável, e que até se passam por rodas à distância. Maçanetas e capas dos espelhos retrovisores são pintados na cor da carroceria e disfarçam um pouco o visual "peladão".
A central multimídia Media Nav Evolution já não é a última palavra em entretenimento a bordo, mas ainda agrada pela facilidade de operar. Além disso, ela oferece suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Uma boa surpresa é a presença dos comandos de som atrás do volante, facilitando a vida do motorista.
Por fim, o Sandero traz um mimo surpreendente para um veículo de sua categoria: um amortecedor a gás para sustentar o capô, item ausente até em veículos que custam mais de R$ 100 mil.
Não é qualquer carro que vende mais de 50 mil unidades em um ano, resultando em uma média mensal de pouco mais de 4.100 mil unidades. Entretanto, o Sandero pertence ao segmento mais popular do país e precisa competir com nomes como Ford Ka, Hyundai HB20 e o líder absoluto Chevrolet Onix. Assim fica difícil brigar pela liderança.
Mesmo assim, quem compra um Sandero não vai precisar se preocupar com a revenda. Sua aceitação no mercado de usados é muito positiva, a exemplo do que ocorre com seus rivais.
Motorização
1.6, 16V, 4 cilindros em linha
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
118 / 115
Torque (kgf.m)
16
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
9,9
Velocidade máxima (km/h)
185
Consumo cidade (km/l)
8,6 / 12,8
Consumo estrada (km/l)
9,2 / 13,4
Câmbio
manual de cinco marchas
Tração
dianteira
Direção
eletro-hidráulica
Suspensão Dianteira
McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
disco ventilado
Freios Traseiros
tambor
Pneus
185/65 R15
Rodas
aro 15
Altura (mm)
1536
Comprimento (mm)
4070
Entre-eixos (mm)
2590
Largura (mm)
1733
Ocupantes
5
Peso (kg)
1070
Porta-malas (L)
320
Tanque (L)
50
10.000 km
R$ 459,09
20.000 km
R$ 513,34
30.000 km
R$ 513,34
40.000 km
R$ 896,58
50.000 km
R$ 567,59
60.000 km
R$ 567,59
Seguro
R$ 1.700 (média)
Garantia
3 anos ou 100.000 km
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
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