Renault Sandero GT Line 1.0 disfarça desempenho pacato com estilo esportivo
Resumo da notícia
- Sandero GT Line está à venda por R$ 62.990
- Versão traz conteúdo da Zen com estilo 'quase R.S'
- Motor 1.0 12V anda bem, mas destoa do visual esportivo
Houve um tempo em que os populares não escondiam suas origens humildes. Para-choques sem pintura, rodas de aço e até a ausência do espelho retrovisor direito eram claros indícios de que aquele era um carro barato.
Felizmente os tempos são outros e as montadoras passaram a se preocupar com o visual. Prova disso está no Renault Sandero GT Line, que abusa do estilo esportivo para camuflar sua vocação estritamente urbana.
Por R$ 62.990, ele custa R$ 2.600 a mais do que a versão Zen, que traz estilo mais discreto. Vale a pena gastar um pouco a mais pela "perfumaria"? Descubra a seguir na avaliação de UOL Carros.
Renault Sandero GT Line 1.0 Flex
Preço
R$ 62.990Pontos Positivos
- Design
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
O Sandero GT Line é uma opção interessante para quem gosta do visual mais esportivo, mas não pode (ou simplesmente não quer) levar o R.S. para casa. Por R$ 62.990, ele dá uma pitada de estilo ao hatch, que é um 1.0 valente e competente para uso urbano. Mas quem não faz questão de andar com um popular mais estiloso por aí vai fazer uma boa economia levando o Sandero Zen. Ele pode não ter tantos itens de série quanto o GT Line, mas traz o mesmo motor e é um popular tão competente quanto a versão mais cara - só que custa menos.
A equipe de design da Renault América Latina fez um bom trabalho na reestilização do Sandero. As lanternas mais largas casaram bem com o restante do conjunto e ainda deixaram o hatch em sintonia com a identidade visual da marca lá fora.
Fato é que a versão GT Line faz o compacto ser ainda mais atraente aos olhos. Fazem parte da configuração as rodas de liga leve de 15 polegadas e o aerofólio traseiro. Evidentemente não chega a ser um Sandero R.S., mas não dá para menosprezar o poder de atração do GT Line - especialmente numa categoria tão carente de versões mais equipadas (ao menos visualmente) como a dos hatches compactos de entrada.
Por dentro, o carro pode vir com um bonito revestimento nos bancos, que combina tecido exclusivo com detalhes em azul. Este tipo de acabamento faz parte de um pacote opcional de R$ 900, que acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas.
A cor azul também aparece nas molduras das saídas de ar-condicionado. Detalhes à parte, o amplo espaço interno segue sendo uma das maiores virtudes do Sandero, tanto para passageiros quanto para bagagem - vide o generoso porta-malas de 320 litros, o maior da categoria.
O motor 1.0 SCe de três cilindros em linha entrega até 82 cv e 10,5 kgfm quando abastecido com etanol. É dele a missão de impulsionar os 1.035 quilos do Sandero - e ele faz isso com competência.
O hatch consegue arrancar nos semáforos com alguma desenvoltura e não sofre do marasmo nas retomadas que caracterizava o antigo Sandero 1.0. O carro não perde fôlego mesmo com o ar-condicionado ligado - exceto em subidas, situação na qual nenhum concorrente faz milagre.
É claro que nada disso acontece se você não esticar bem as marchas, como é de praxe em alguns carros 1.0. A caixa manual de cinco marchas poderia ter engates mais precisos e justos, mas nada que o motorista não se acostume com a convivência.
Se o Sandero GT Line não empolga tanto quanto o visual faz sugerir, o consumo é uma grata surpresa. Com gasolina no tanque, a Renault informa números acima de 14 km/l na cidade e na estrada. Nada mal.
Por R$ 62.990, a versão GT Line é baseada na Zen. que custa R$ 60.390.
O hatch sai de fábrica com 4 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, travamento central das portas, indicador de trocas de marcha, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com regulagem de altura e central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
Além dos adereços esportivos, a diferença de R$ 2.600 está na oferta de vidros elétricos nas quatro portas (o Sandero Zen tem apenas nas portas dianteiras) e nas rodas de liga leve de 15 polegadas - podendo ser trocadas por um conjunto aro 16 ao preço de R$ 900.
Como mencionamos acima, o Sandero GT Line vem com airbags frontais e laterais de fábrica.
Embora a oferta das bolsas laterais seja um importante diferencial em relação a alguns concorrentes (como Ford Ka e Hyundai HB20), ele sai perdendo em relação ao Chevrolet Onix, que vem com 6 airbags. O compacto da GM ainda sai de fábrica com controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas, itens inexistentes no Sandero.
Já os valores das revisões poderiam ser mais baixos para um veículo de entrada como o Sandero. Mesmo assim, os preços não assustam e estão dentro da média cobrada pela maioria dos concorrentes.
Os principais concorrentes do Sandero GT Line são dois modelos sem visual esportivo, mas com outras semelhanças.
O Ford Ka SE Plus 1.0 custa R$ 56.790 e vem com vidros elétricos nas quatro portas, central multimídia SYNC 2,5 e rodas aro 15. Frente ao Renault, ele traz a mais os sensores de estacionamento traseiros e os espelhos retrovisores com regulagens elétricas. Seu motor entrega 85 cv quando abastecido com etanol.
Já o Hyundai HB20 Evolution Pack 1.0 sai por R$ 58.990. Diferente do Sandero, ele aposta em um visual mais sofisticado e vem com uma lista de itens de série mais generosa do que o rival.
Além dos 4 airbags também presentes no Renault, o compacto vem com controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, acendimento automático dos faróis e câmera de ré. O motor de 1-litro e três cilindros do Hyundai gera até 80 cv com etanol.
Motorização
1.0, 12V, 3 cilindros em linha, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
82 cv / 79 cv a 6.300 rpm
Torque (kgf.m)
10,5 kgfm / 10,2 kgfm a 3.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
13,2 s / 13,2 s
Velocidade máxima (km/h)
163 km/h / 160 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,5 km/l / 14,2 km/l
Consumo estrada (km/l)
9,6 km/l / 14,1 km/l
Câmbio
Manual de 5 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
185/65 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1536 mm
Comprimento (mm)
4070 mm
Entre-eixos (mm)
2590 mm
Largura (mm)
1733 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1035 kg
Porta-malas (L)
320 l
Tanque (L)
50 l
10.000 km
R$ 399,99
20.000 km
R$ 454,24
30.000 km
R$ 454,24
40.000 km
R$ 780,35
50.000 km
R$ 508,49
60.000 km
R$ 508,49
Seguro
R$ 1.900 (média)
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Faróis de neblina
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